Publicidade

Infelizmente, o transporte público brasileiro é deficitário, especialmente fora das grandes capitais. E por isso vemos cada vez mais pessoas adquirindo um carro ou moto para poder ir e vir por aí com tranquilidade.

Mas qual é melhor, automóvel ou motocicleta? A escolha precisa estar alinhada a alguns fatores, como: preferência pessoal, estabilidade financeira, necessidade familiar, dentre outros.

Iremos apresentar para você algumas opções que te ajudarão a realizar a escolha ideal para iniciar 2022 acelerando, seja sobre duas ou quatro rodas.

carro ou moto

Na dúvida entre escolher entre um carro ou moto? Ambos têm suas vantagens

Publicidade

 

Carro ou moto: vantagens das duas rodas

Uma das principais vantagens das motocicletas está na economia. Menores e mais leves, as motos costumam rodar mais e gastar menos combustível – aproveite para ver motos que fazem mais de 50 km/litro.

E não é apenas no combustível que as motocicletas gastam menos. O custo da manutenção de uma moto é muito inferior, dado a menor quantia de componentes e o preço mais acessível das peças de reposição. Para se ter uma ideia, algumas motos sequer têm filtro de óleo.

carro ou moto - moto é mais econômica

As motos costumam ser (muito) mais econômicas que os carros. Modelos como a Haojue DK 150 S chegam a fazer mais de 50 km com um litro de gasolina

Publicidade

Como custam menos, os impostos (sobretudo o IPVA) também pesam menos no bolso dos proprietários. Outra importante economia é a de tempo, pois sobre duas rodas é mais fácil encontrar rotas alternativas para fugir do trânsito, além de poder circular nos corredores.

Por fim, é possível usar a moto para trabalhar. Se você deseja prestar serviço para aplicativos de celular, por exemplo, as motocicleta possuem a vantagem de não precisarem passar por avaliação de modelo e ano, diferente da seleção criteriosa pela qual passam os carros.

moto honda africa twin

Motos também significam liberdade, seja no prazer de pegar uma estrada ou em chegar uma hora mais cedo em casa todos os dias por escapar dos engarrafamentos

 

Publicidade

Desvantagens da moto

Mas nem tudo são flores nesta dúvida entre comprar um carro ou moto. Como sempre existe um outro lado da moeda, as motos também possuem suas desvantagens.

carro ou moto - na chuva

Entre as desvantagens da moto está a falta de proteção do piloto. Assim, fica mais exposto ao frio, chuva ou acidentes. É, portanto, mais perigosa

Uma das mais lembradas é a dificuldade de levar volumes grandes, compras, encomendas, caixas. Claro que um bauleto ou compartimento sob o banco irá lhe ajudar, mas a capacidade de transporte jamais irá se comparar com a de um carro.

Levar pequenos objetos de moto é tarefa simples, como pastas, sacolas ou o próprio capacete. Mas para grandes volumes não tem jeito, vai precisar de quatro rodas

Outro porém está na chuva ou frio, uma vez que a moto deixa o piloto totalmente exposto às adversidades climáticas. Diferente do carro, não há teto ou ar condicionado. A exposição física também deixa o motociclista mais vulnerável em caso de acidentes.

 

Carro ou moto: qual é melhor?

Não necessariamente o carro é superior. A resposta vai depender bastante do seu cotidiano e estilo de vida. Tudo na verdade pode ser uma simples questão de organização.

Os carros possuem a vantagem de comportar mais bagagens e até cinco pessoas. Com ele, é possível realizar viagens em família e também servem de utilização para transportes de emergência.

Desvantagens de possuir um carro

As desvantagens são várias. Podemos começar pelo alto custo de manutenção, complexidade da mecânica e valor salgado do IPVA. Via de regra, ele costuma cobrar 2% do valor do bem.

Outra vantagem da moto está no preço, menor. Com o valor de um Mobi intermediário 0km (quase R$ 60 mil), você pode levar uma big trail zerinho como a Triumph Tiger 900 para casa

O gasto com combustível pode ser outro problema. Existem muitos carros ‘’bebedores de gasolina’’, que são verdadeiros vilões quando o assunto é economia. Contando com o atual preço do combustível, é possível que você deixe o carro mais na garagem do que em movimento.

O trânsito não fica fora dessa. Todos os dias, milhares de pessoas demoram horas para chegar em casa, devido à alta quantidade de carros engarrafados nas vias urbanas. Enquanto isso, motos, metrôs e até os ônibus chegam mais cedo ao destino.

Ter um carro talvez remeta à ideia de comodidade e segurança. Porém, você estará exposto a inúmeros problemas que não te contam nos comerciais de televisão.

 

Seja criterioso ao analisar qual dos dois é melhor

É imprescindível pensar duas vezes antes da tomada de decisão. Considere seu estilo de vida e seu contexto atual. Eles são tão importantes quanto o aspecto financeiro.

Se você é aventureiro, gosta de viajar, é pontual e não precisa se deslocar com mais de um passageiro, uma motocicleta pode ser o mais recomendado. Já se você possui família, dá preferência à comodidade de carregar bagagens e não vê problema em comprometer uma fatia maior da renda, a conveniência do carro pode falar mais alto.