Publicidade

Nós já falamos algumas vezes sobre as motos voadoras (algumas já disponíveis para compra, inclusive) e agora outra novidade vem do céu. Desta vez é a Suzuki quem apresenta um produto com ar inovador, o seu primeiro ‘carro voador’.

O desenvolvimento aconteceu em parceria com a startup japonesa SkyDrive e se encaixa no que está sendo chamado de eVTOL (aeronave elétrica de decolagem e aterrissagem vertical). A previsão de lançamento é só para 2025.

O carro voador da Suzuki

O primeiro carro voador da Suzuki ainda está longe de sua versão final, que deve ter espaço para dois ocupantes. O projeto está sendo acompanhado de perto pela SkyDrive, fundada em 2018 e uma das mais ativas empresas do segmento de veículos voadores no Japão. Ela inclusive criou um protótipo de apenas um lugar, chamado de airbourne, que fez voo teste tripulado em agosto de 2020. Confira o vídeo abaixo:

É aquela negociação chamada de “win-win”, ou seja, boa para os dois lados. A Suzuki recebe acesso a tecnologia para adentrar no universo dos veículos voadores e a SkyDrive utiliza da estrutura de ponta e da fama da Suzuki para se expandir.

Publicidade

No acordo, as empresas irão colaborar em áreas de negócios e tecnologia que incluem pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, planejamento de sistemas de fabricação e produção em massa, desenvolvimento de mercados no exterior com foco inicial na Índia e promoção de esforços para atingir a neutralidade de carbono.

Projeto da nova fábrica da Suzuki, na Índia. Empresa quer expandir seus negócios, apostando na eletrificação e em novos mercados

 

Como será o carro voador de Suzuki

O modelo terá a habilidade de aterrissar e levantar voo verticalmente para percorrer pequenas distâncias em áreas urbanas. Ele deve ser compacto e leve, além de não emitir gases poluentes. Por enquanto, os testes de protótipo em escala reduzida têm apresentado resultados satisfatórios, com drones transportando até 30 kg.

Publicidade

carro voador em teste

Alguns dados baseados nas especificações do Modelo de Conceito SD-XX, protótipo que deve basear o produto:

Tamanho: 4.0 m(L) x 3.5 m(W) x 1.5 m(H)
Passageiros: 2
Motor: elétrico
Hélices: 8
Peso máximo de decolagem: 500 kg
Velocidade Máxima no ar: 100 km/h
Duração de voo: 20-30 minutos.
Altitude máxima: 500 metros
Velocidade máxima em terra: 60 km/h
Quilometragem: 20-30 km

carro voador japones

Este protótipo foi apresentado pela Skydrive em 2020, mas o carro voador feito com a Suzuki será ainda mais interessante. Ele deve atingir 100 km/h e acelerar tanto na terra quanto no ar

Publicidade

Veja também:

Carro que voa: lançamento e preço

O lançamento do veículo está programado para 2025, na Exposição Mundial em Osaka. Até lá, a ideia da Suzuki é ter o produto pronto para produção em grande escala. Ainda não há indícios de quanto o carro voador irá custar.

carro voador em osaka

Aos visitantes da Exposição Mundial de Osaka (2025) serão oferecidas até 8 rotas de táxi voador

Tudo começou num tear

A japonesa Suzuki Motors Corporation possui mais de 100 anos de existência. Uma história que começou em uma pequena fábrica de teares em uma vila japonesa e evoluiu para uma marca mundial. Para saber mais do legado da empresa fundada por Michio Suzuki confira matéria especial de 100 anos da montadora.