Publicidade

Casca de ovo e hidrogênio

Um problema s‚rio para a ind£stria de processamento de alimentos ‚ como se livrar das milhäes (nos Estados Unidos dezenas de bilhäes) de cascas de ovo. Mas agora pesquisadores descobriram que cascas de ovo sÆo ¢timas para ajudar a fazer hidrogˆnio.

As cascas de ovo consistem principalmente de carbonato de c lcio, que facilmente pode ser convertido em uma esp‚cie de limÆo-doce e cal. O cal aparece tamb‚m numa £ltima etapa da transforma‡Æo de carvÆo em uma mistura de gases, incluindo altos n¡veis de CO2 e de hidrogˆnio. A casca de ovo ‚ um dos mais eficientes absorvedores de CO2 que existem. Quando o g s de carvÆo reage com vapor, as cascas de ovo convertidas filtram o CO2 deixam para tr s apenas hidrogˆnio.

O ser humano ainda tem muito a aprender – e boa parte de seus problemas aparentemente insol£veis, ou quase, podem ser resolvidos com materiais que estÆo a nosso redor.  s¢ aprender e ter a curiosidade de descobrir.

Publicidade

Jos‚ Luis Vieira


Jos‚ Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de ve¡culos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania.  editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de reda‡Æo da revista Carga & Transporte. –