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Foto: CB 300 vaza óleo - Bitenca

Foto: CB 300 vaza óleo - Bitenca

Gostaria de saber sobre o vazamento da tampa do cabeçote da cb 300r, pois ja vi várias com o mesmo defeito e todas entre 2.000 e 4.000 km. A minha ja vazou duas vezes e estou para levá-la a terceira na garantia com apenas 4.000km. Obrigado. Rogério, 28, São Paulo, SP.

R: Rogério, acione a garantia. Esse problema está ocorrendo com certa freqüência, mas deve ser de fácil resolução. Até uma pequena concentração de poeira sobre o óleo que molha a tampa do cabeçote pode ser tolerada, sem prejuízos ao motor. Mas se o vazamento for maior pode provocar manchas no cilindro e cabeçote. Suja bastante a moto. Boa sorte,


Amigos, fiz o recall da minha Fazer e apos isso percebi que a suspencao traseira ficou muito macia, fui na consecionaria e os mecanicos dizem que é normal, mas a moto tá piorando, nao é mais possivel andar com garupeiro, ao que tudo indica meu amortecedor traseiro está ruim, mas tenho medo de nao ser este o problema, e como tenho certeza que a consecionaria nao vai troca-lo, nao quero gastar dinheiro com outro amortecedor e depois descobrir que ele nao era a fonte do problema. E pensar que minha moto estava excelente antes do recall. Alguma sugestao? Obrigado. Allan, 25, Belo Horizonte, MG

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Foto: Recall Yamaha - Bittenca

Foto: Recall Yamaha - Bittenca

R: Allan. O que ocorre é que sua suspensao estava travada, com pouco movimento e arriscando quebrar. Por isso foi feito o recall. Agora você deve ajustar a pre-carga da mola para o seu peso e condições de uso. Se estiver estragado o amortecedor, o efeito hidráulico vai ser pequeno e a moto fica com a traseira pulando, não me parece que seja esse o seu caso, a oficina teria lhe apresentado o problema.
Há na parte de baixo do amortecedor, um anel com vários ressaltos para você
virar e ajustar a pré-carga da mola. Peça ajuda ao seu mecânico, se precisar.
Boa sorte,


Cara a minha moto tbm sport ta com o motor falhando como se fosse falta de cazoza e como se estivesse dando soquinhos na embreagem sabe tipo pra ela dar uma empinada e ai começa a falhar perder a força!!! vc faz alguma ideia doq pode ser ja troquei vela,filtro ja fiz carburação 3 vezes e nada ela tbm tava com problema no tensor fazia um claq claq direto troquei o tensor ja era esse probleminha mais ela continua falhando!!! se vc souber responder isso e me mandar por email ficarei grato. Jonas, 23, São Paulo, SP

R: Jonas, não conheço essa moto e assim, sem mais informações, fica difícil te ajudar.
Na teoria há três sistemas interligados que podem causar um defeito no motor.
Alimentação (combustível), Ignição e compressão. Se em alguma dessas áreas
houver um problema o motor não funciona direito. Na alimentação verifique se o carburador faz corretamente a mistura ar combustível em todas as faixas de aceleração. Na ignição tenha certeza que a faísca se dá na vela, no momento certo (pulsador e CDI) e na intensidade correta. (teste de centelha). Por último verifique se há compressão no nível (Psi) especificado para o seu motor. Possíveis problemas nessa área são:
Anéis desgastados, válvulas vazando ou tortas ou ainda um funcionamento errático do trem de válvulas, dando tempos de distribuição incorretos.
Mais do que isso, só o mecânico pode lhe ajudar. Boa sorte,

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Tenho uma Twister 2008 com 11000 Km que sempre abasteci com gasolina comum, conforme indicado pelo manual. Apos ler a materia “a revisão de 1000 da Honda Lead” fiquei interessado em passar a utilizar a gasolina PODIUM (PETRO). O uso dessa gasolina a partir de agora e recomendável? Adilson, 38, Nova Friburgo, RJ.

R: Recomenda-se usar a gasolina que está especificada no manual do proprietário, Adilson. O uso da gasolina Premium pode ser conveniente se você quiser um desempenho um pouco superior, ou se você deixa sua moto muito tempo parada, sem uso, pois essa gasolina quase não deposita resíduos ao ficar depositada no carburador por muito tempo. Não há real necessidade e além disso, a diferença do preço, mais caro, em geral é maior do que a economia que ela produz pela sua maior eficiência.
Abraços


Tem uma questão que esta me deixando louco da vida. Conciderando-se que motores de ciclo otto a gasolina mesmo os que utilizam gasolima de maior octanagem como a podium, nao devem ter taxa de compresão maior que 9,6:1 sob pena de ocorrer detonação, como e que se explica motores de motos ciclo otto terem taxas de compressao de 13,3:1 como e o caso da deliciosa e arisca Ninja ZX-6R 2010 sem terem problemas de detonaçao? Vejo muitos motores com taxas de 12,3:1 trabanhamdo com sensores que retardam o ponto de igniçao afim de se minimizar os efeitos da detonaçao mesmo utilizando podium, como nas motos a detonaçao nao ocorre? Leandro, 28, Joinville, SC.

R: Leandro, a resposta está embutida na sua própria pergunta. A administração
do motor, com a integração da injeção e ignição controladas por microprocessador permite controlar as explosões, com variação na mistura, ponto de ignição (retardando) e até a sintonia dos dutos da admissão e escape. O funcionamento do motor, mesmo com taxas tão altas de compressão pode ser controlado, com o processamento de todos esses dados disponíveis hoje em dia. É possível verificar a quantidade de oxigênio no escapamento,
temperatura e pressão nos dutos da admissão, posição do acelerador, etc. e devolver em providências que mantém um funcionamento uniforme e muito linear dos motores. Tecnologia, meu amigo. Abraços.

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Caro amigo, estou com uma dúvida e gostaria que se possível você me ajudasse. O “probrema” é o seguinte: tenho uma Titan 2002, como eu faria para mudar a relação primária de minha moto? A engrenagem do virabrequim e o volante da 150 daria certo? ou se possível qual daria certo, devido a distância entre o centro dos eixos. Desde já agradeço e aguardo resposta. Um abraço! Fernando, 24, Araçatuba, SP.

R: Fernando, não posso imaginar o motivo de você querer mexer nisso. Não é nessa parte que se faz ajustes para mudar a relação da moto. Mesmo que você acerte os centros e diâmetros (número de dentes) das engrenagens, o funcionamento da embreagem e câmbio pode ser prejudicado. Todas as alterações são feitas na relação final. Na prática o efeito é o mesmo, sem tantas complicações. Abraços.