Após completar a marca de 2 milhões de motocicletas flex produzidas e na esteira da excelente aceitação dos consumidores brasileiros por essa tecnologia, a Honda amplia sua gama de modelos bicombustíveis produzidos no País. Depois da Biz 125, CG 150 Fan, CG 150 Titan e NXR 150 Bros Flex, chegam agora a CB 300R Flex e a XRE 300 Flex.
Tecnologia de ponta – O sistema Flex possui componentes exclusivos e dispensa qualquer tipo de adaptação, permitindo o uso da gasolina, do etanol ou da mistura dos dois em qualquer proporção. Há apenas a recomendação de que o próprio tanque contenha um mínimo de 20% de gasolina para que se garanta a partido a frio.
A tecnologia Flex é coordenada por um ECM (Engine Control Module) interligado a sensores que monitoram o desempenho do motor e transmitem informações sobre a mistura que está sendo utilizada. De acordo com os dados fornecidos por estes sensores, o ECM escolhe o melhor programa de funcionamento, conforme proporção de gasolina/etanol no tanque.
O sensor de oxigênio, localizado logo na saída do motor é o principal responsável pelo perfeito funcionamento do sistema bicombustível. Ele faz a leitura dos gases queimados e passa a informação ao ECM. Com base no mapa de funcionamento escolhido, o ECM transmite as informações ao bico injetor, que fornecerá a quantidade adequada de combustível para a queima, levando-se em conta a mistura que está sendo utilizada, e assim acertará o ponto de ignição.
Para receber a tecnologia, algumas alterações técnicas foram necessárias. O bocal injetor exclusivo permite maior vazão, enquanto o filtro de combustível secundário possui maior capacidade de retenção de sujeiras e evita o entupimento precoce da bomba. O gerador foi adequado para atender ao maior esforço provocado pela partida a frio. O tratamento interno do tanque e o potenciômetro do marcador de combustível foram alterados para funcionamento com álcool. Por fim, a bomba de combustível ganhou tratamento interno para suportar o uso do álcool.
As novas versões das duas motos já se enquadram nos padrões estabelecidos pelo Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), apresentando níveis de emissões expressivamente mais baixos que os estipulados pela legislação, conforme tabela abaixo, fornecida pela Honda:
CB 300R Flex
As mudanças visuais na CB 300R resumem-se a alguns detalhes de design, incluindo o novo defletor na lateral integrado à carenagem e localizado próximo ao tanque de combustível. Visando orientar o consumidor com relação ao funcionamento da tecnologia Flex, o painel ganhou uma nova luz indicadora, que acenderá sempre que houver uma elevada concentração de etanol (álcool) no tanque e temperatura ambiente abaixo de 15ºC no momento da partida, o que indicará uma possível dificuldade de partida a frio do motor. Após o aquecimento do motor, a luz se apagará. A motocicleta recebeu ainda sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection).
Disponível nas cores preta, vermelha metálica e amarela, a CB 300R 2013 está disponível nas concessionárias Honda desde fevereiro de 2013. O preço público sugerido é de R$ 11.990,00 (versão Standard) e R$ 13.690,00 (versão C-ABS). Os valores têm como base o Estado de São Paulo, e não incluem despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
XRE 300 Flex
Tal qual sua irmã street, a XRE 300 recebeu em seu painel a nova luz indicadora do sistema Flex. Destaque também para o aumento da capacidade do tanque de combustível. Com 13,4 litros, o novo tanque aumentou a autonomia do modelo e recebeu modificações nos defletores laterais integrados à carenagem.
A XRE 300 2013 está disponível nas concessionárias Honda nas cores preta, vermelha metálica e branca, e tem garantia de um ano, sem limite de quilometragem. O modelo tem preço público sugerido de R$ 13.290 (versão Standard) e R$ 14.990,00 (versão C-ABS). Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro.