A Honda CB 500 chegou ao mercado brasileiro em 1997 e permaneceu nas lojas até 2005. Desta forma, a CB 500 ‘antiga’ sucedeu a CB 450 DX e antecedeu a CB 600F Hornet, outros dois sucessos de vendas. Relembre a história, ficha técnica e imagens desta naked tem fãs até hoje, apaixonados pela sua robustez e desempenho.
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Honda CB 500 ‘antiga’
Primeiro, uma explicação. Usamos o termo ‘antiga’ aqui para diferenciar a CB 500 da Honda CB 500F. Apesar do nome praticamente idêntico, são dois motos completamente diferentes. A primeira esteve à venda do final da década de 1990 ao início dos anos 2000, enquanto a segunda chegou ao Brasil em 2014 e permanece em produção até hoje. Chassi, motor, suspensões, eletrônica, nenhum item é compartilhado entre os dois modelos.
CB 500 antiga ou nova: potência
A CB ‘antiga’ era alimentada por um moderno motor de dois cilindros em linha, arrefecido a líquido, com 498,8 cm³, DOHC, com oito vávlulas. Alimentado por dois carburadores, o conjunto era responsável por gerar 54 cv (9.000 rpm) e 4,50 kfg.m de torque (8.000 rpm).
Aliás, números bem similares aos da atual geração. Afinal, a CB 500F gera 50,4 cv e 4,55 kgf.m de torque – ou seja, uma redução de 6,7% na potência e acréscimo de 1,1% no torque. Além disso, o motor da nova 500 trabalha em rotações menores, entregando antes seus números máximos e apresentando comportamento ao guidão ligeiramente diferente.
Para quem prefere o sabor de nostalgia, a velha CB atingia a marca de 100 km/h em apenas 4,7 segundos. A sua velocidade máxima, ou top speed, era outro destaque do modelo, afinal a 500 superava os 170 km/h reais, chegando aos 200 km/h no painel.
Consumo
O motor de ótimo desempenho e rotações altas (comparadas ao ‘padrão’ atual) e a alimentação por carburadores cobrava seu preço no consumo. A média ficava na casa dos 20 km/litro, mas caia para aproximadamente 13 km/litro em tocada esportiva. A atual CB 500F supera a marca de 28 km/litro em velocidade de cruzeiro.
Sucesso nacional
A 500 chegou com uma missão difícil. Precisava substituir à altura a CB 450, um sucesso de vendas e ícone nacional de esportividade nos anos 1980. Além disso, precisava se mostrar atual para os ‘novos’ padrões da época, uma vez que o Brasil tinha aberto para importações recentemente.
E conseguiu. Ela já era oferecida no Europa (onde chegou a ter uma segunda geração e outras versões) e também agradou por aqui. Sua principal concorrente era a Suzuki GS 500E, que estava um passo atrás em tecnologia – especialmente pelo motor, com 2 válvulas por cilindro.
Assim, a CB 500 ‘antiga’ vendeu mais de 21 mil unidades no país. Aliás, o modelo era nacionalizado, integrando a linha de montagem da fábrica da Honda em solo verde e amarelo, localizada em Manaus. Depois foi substituída por outro sucesso que dispensa apresentações, a CB 600F Hornet.
Pontos positivos
A Honda CB 500 era uma ótima moto para ser usada tanto no dia a dia das cidades como para passeios de final de semana. Na estrada agradava pelo vigor de seu motor. Some isso a um modelo com baixo índice de manutenção e bom acabamento e pronto, terá um produto top de linha em sua época.
Lembrando mais uma vez que para os que gostam de rodar em rodovia, o bom acerto do conjunto e o câmbio de seis marchas favorecem muito a pilotagem. Outro ponto forte a ser destacado é a boa aceitação na revenda, assim como consquente valorização das usadas. Se um dia você quiser ou precisar se desfazer da querida não será difícil encontrar interessados.
Pontos negativos
Mesmo com a fama de resistência, o elevado valor das peças de reposição costuma ser criticado por proprietários. Até mesmo itens de manutenção preventiva, como pastilha de freio, filtro de ar, discos e relação, podem ser um tanto salgados. Mas, acostume-se, você não está mais rodando com uma moto de baixa cilindrada.
Um elemento que faz falta é o marcador de combustível no painel, quase raro para a época. E por último, precisamos criticar a falta de atualizações que o modelo recebeu ao longo dos anos em que ficou no mercado brasileiro, que mostravam o peso da idade da CB quando ela estava chegando a sua aposentadoria.
CB 500 antiga ainda vale a pena?
Um sonho que agora pode se tornar realidade? Depois da antiga versão da CBzona sair de linha, e preços caírem, pode ter chegado a hora propícia de adquirir uma. Apesar disso, unidades em bom estado de conservação costumam ter preços elevados devido ao sucesso entre os entusiastas.
Sem luxos ou itens tecnológicos, o modelo é uma boa opção para as motos de maior cilindrada. Garantia de diversão e estilo. Segundo a FIPE, o modelo 1997 tem preço médio de R$ 8.634. Já o valor médio cobrado em uma 2005 é de R$ 19.364. A atual CB 500F, 0km, costuma sair das concessionárias por R$ 32.179.
Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Honda CB 500, acesse o Guia de Motos!
Ficha técnica Honda CB 500 |
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Motor | |
Tipo | 4 tempos, 2 cilindros em linha, DOHC |
Cilindrada | 498,5 cc |
Arrefecimento | Liquido |
Combustível | Gasolina |
Potência Máxima: | 54 cv a 9.500 rpm |
Torque Máximo: | 4,5 kgf.m a 8.000 rpm |
Alimentação: | Dois carburadores |
Partida: | Elétrica |
Transmissão: | 6 velocidades |
Suspensão e rodas | |
Suspensão dianteira: | Garfo telescópico, curso de 115 mm, sem ajustes |
Suspensão traseira: |
Bichoque, curso de 117 mm, ajuste de pré-carga da mola
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Chassi: | Aço |
Pneu Dianteiro: | 110/70 17 sem câmara |
Pneu Traseiro: | 150/70 17 sem câmara |
Dimensões e capacidades | |
Peso a seco: | 173 kg |
Comprimento: | 2090 mm |
Largura: | 720 mm |
Altura do Banco: | 775 mm |
Distância entre Eixos: | 1430 mm |
Capacidade do tanque: | 18 litros |
Preço (FIPE, janeiro de 2021) | |
1997: | R$ 8.634,00 |
2005: | R$ 19.364,00 |