Publicidade

A Honda CB 500 chegou ao mercado brasileiro em 1997 e permaneceu nas lojas atĂ© 2005. Desta forma, a CB 500 ‘antiga’ sucedeu a CB 450 DX  e antecedeu a CB 600F Hornet, outros dois sucessos de vendas. Relembre a histĂłria, ficha tĂ©cnica e imagens desta naked tem fĂŁs atĂ© hoje, apaixonados pela sua robustez e desempenho.

Mesmo mais de uma década longe nas lojas, a CB 500 antiga ainda chama atenção nas ruas

Honda CB 500 ‘antiga’

Primeiro, uma explicação. Usamos o termo ‘antiga’ aqui para diferenciar a CB 500 da Honda CB 500F. Apesar do nome praticamente idĂȘntico, sĂŁo dois motos completamente diferentes. A primeira esteve Ă  venda do final da dĂ©cada de 1990 ao inĂ­cio dos anos 2000, enquanto a segunda chegou ao Brasil em 2014 e permanece em produção atĂ© hoje. Chassi, motor, suspensĂ”es, eletrĂŽnica, nenhum item Ă© compartilhado entre os dois modelos.

Modelo chegou ao Brasil com a missão de substituir a ultrapassada CB 450 e mostrar ao mercado (que acabara de receber importaçÔes) que a Honda também tinha tecnologia nas motos médias

Publicidade

CB 500 antiga ou nova: potĂȘncia

A CB ‘antiga’ era alimentada por um moderno motor de dois cilindros em linha, arrefecido a lĂ­quido, com 498,8 cmÂł, DOHC, com oito vĂĄvlulas. Alimentado por dois carburadores, o conjunto era responsĂĄvel por gerar 54 cv (9.000 rpm) e 4,50 kfg.m de torque (8.000 rpm).

O desempenho do motor Ă© um dos pontos altos da antiga CB. Por isso nĂŁo Ă© raro ver unidades adaptadas para as pistas

AliĂĄs, nĂșmeros bem similares aos da atual geração. Afinal, a CB 500F gera 50,4 cv e 4,55 kgf.m de torque – ou seja, uma redução de 6,7% na potĂȘncia e acrĂ©scimo de 1,1% no torque. AlĂ©m disso, o motor da nova 500 trabalha em rotaçÔes menores, entregando antes seus nĂșmeros mĂĄximos e apresentando comportamento ao guidĂŁo ligeiramente diferente.

CB 500 Four, da década de 1970

CB 500 Four, da década de 1970

Publicidade
CB 500, Ă  venda entre 1997 e 2005

CB 500, Ă  venda entre 1997 e 2005

Atual CB 500F

Atual CB 500F

Para quem prefere o sabor de nostalgia, a velha CB atingia a marca de 100 km/h em apenas 4,7 segundos. A sua velocidade mĂĄxima, ou top speed, era outro destaque do modelo, afinal a 500 superava os 170 km/h reais, chegando aos 200 km/h no painel.

CB 500 S, com semicarenagem, é uma das versÔes disponíveis na Europa e que não chegou ao Brasil

Publicidade

Consumo

O motor de Ăłtimo desempenho e rotaçÔes altas (comparadas ao ‘padrĂŁo’ atual) e a alimentação por carburadores cobrava seu preço no consumo. A mĂ©dia ficava na casa dos 20 km/litro, mas caia para aproximadamente 13 km/litro em tocada esportiva. A atual CB 500F supera a marca de 28 km/litro em velocidade de cruzeiro.

Design era contemporĂąneo nos anos 1990, mas acusava a idade do projeto na Ă©poca em que saiu de linha, em 2005

Sucesso nacional

A 500 chegou com uma missĂŁo difĂ­cil. Precisava substituir Ă  altura a CB 450, um sucesso de vendas e Ă­cone nacional de esportividade nos anos 1980. AlĂ©m disso, precisava se mostrar atual para os ‘novos’ padrĂ”es da Ă©poca, uma vez que o Brasil tinha aberto para importaçÔes recentemente.

CB 450, uma das melhores motos que se podia comprar num Brasil fechado para importaçÔes

E conseguiu. Ela jĂĄ era oferecida no Europa (onde chegou a ter uma segunda geração e outras versĂ”es) e tambĂ©m agradou por aqui. Sua principal concorrente era a Suzuki GS 500E, que estava um passo atrĂĄs em tecnologia – especialmente pelo motor, com 2 vĂĄlvulas por cilindro.

Esta dispensa apresentaçÔes, né? A CB 600F Hornet chegou com a missão de substituir a CB 500 antiga

Assim, a CB 500 ‘antiga’ vendeu mais de 21 mil unidades no paĂ­s. AliĂĄs, o modelo era nacionalizado, integrando a linha de montagem da fĂĄbrica da Honda em solo verde e amarelo, localizada em Manaus. Depois foi substituĂ­da por outro sucesso que dispensa apresentaçÔes, a CB 600F Hornet.

Suzuki GS 500E era a principal (praticamente a Ășnica) concorrente direta da CB 500

Pontos positivos

A Honda CB 500 era uma ótima moto para ser usada tanto no dia a dia das cidades como para passeios de final de semana. Na estrada agradava pelo vigor de seu motor. Some isso a um modelo com baixo índice de manutenção e bom acabamento e pronto, terå um produto top de linha em sua época.

Até hoje a CB 500 serve como base para infinitos projetos de customização

Lembrando mais uma vez que para os que gostam de rodar em rodovia, o bom acerto do conjunto e o cĂąmbio de seis marchas favorecem muito a pilotagem. Outro ponto forte a ser destacado Ă© a boa aceitação na revenda, assim como consquente valorização das usadas. Se um dia vocĂȘ quiser ou precisar se desfazer da querida nĂŁo serĂĄ difĂ­cil encontrar interessados.

Pontos negativos

Mesmo com a fama de resistĂȘncia, o elevado valor das peças de reposição costuma ser criticado por proprietĂĄrios. AtĂ© mesmo itens de manutenção preventiva, como pastilha de freio, filtro de ar, discos e relação, podem ser um tanto salgados. Mas, acostume-se, vocĂȘ nĂŁo estĂĄ mais rodando com uma moto de baixa cilindrada.

O consumo era penalisado pelos carburadores, enquanto a estabilidade perdia pontos pela adoção da ultrapassada suspensão bichoque

Um elemento que faz falta Ă© o marcador de combustĂ­vel no painel, quase raro para a Ă©poca. E por Ășltimo, precisamos criticar a falta de atualizaçÔes que o modelo recebeu ao longo dos anos em que ficou no mercado brasileiro, que mostravam o peso da idade da CB quando ela estava chegando a sua aposentadoria.

CB 500 antiga ainda vale a pena?

Um sonho que agora pode se tornar realidade? Depois da antiga versão da CBzona sair de linha, e preços caírem, pode ter chegado a hora propícia de adquirir uma. Apesar disso, unidades em bom estado de conservação costumam ter preços elevados devido ao sucesso entre os entusiastas.

Se em bom estado de conservação, a CB 500 antiga ainda pode ser uma ótima opção de moto para lazer

Sem luxos ou itens tecnológicos, o modelo é uma boa opção para as motos de maior cilindrada. Garantia de diversão e estilo. Segundo a FIPE, o modelo 1997 tem preço médio de R$ 8.634. Jå o valor médio cobrado em uma 2005 é de R$ 19.364. A atual CB 500F, 0km, costuma sair das concessionårias por R$ 32.179.

Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Honda CB 500, acesse o Guia de Motos!

Ficha técnica Honda CB 500

Motor
Tipo 4 tempos, 2 cilindros em linha, DOHC
Cilindrada 498,5 cc
Arrefecimento Liquido
CombustĂ­vel Gasolina
PotĂȘncia MĂĄxima: 54 cv a 9.500 rpm
Torque MĂĄximo: 4,5 kgf.m a 8.000 rpm
Alimentação: Dois carburadores
Partida: Elétrica
TransmissĂŁo: 6 velocidades
SuspensĂŁo e rodas
SuspensĂŁo dianteira: Garfo telescĂłpico, curso de 115 mm, sem ajustes
SuspensĂŁo traseira:
Bichoque, curso de 117 mm, ajuste de pré-carga da mola
Chassi: Aço
Pneu Dianteiro: 110/70 17 sem cĂąmara
Pneu Traseiro: 150/70 17 sem cĂąmara
DimensÔes e capacidades
Peso a seco: 173 kg
Comprimento: 2090 mm
Largura: 720 mm
Altura do Banco: 775 mm
DistĂąncia entre Eixos: 1430 mm
Capacidade do tanque: 18 litros
Preço (FIPE, janeiro de 2021)
1997: R$ 8.634,00
2005: R$ 19.364,00

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em RelaçÔes PĂșblicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza