A Honda CB 500 chegou ao mercado brasileiro em 1997 e permaneceu nas lojas atĂ© 2005. Desta forma, a CB 500 ‘antiga’ sucedeu a CB 450 DX e antecedeu a CB 600F Hornet, outros dois sucessos de vendas. Relembre a histĂłria, ficha tĂ©cnica e imagens desta naked tem fĂŁs atĂ© hoje, apaixonados pela sua robustez e desempenho.
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Honda CB 500 ‘antiga’
Primeiro, uma explicação. Usamos o termo ‘antiga’ aqui para diferenciar a CB 500 da Honda CB 500F. Apesar do nome praticamente idĂȘntico, sĂŁo dois motos completamente diferentes. A primeira esteve Ă venda do final da dĂ©cada de 1990 ao inĂcio dos anos 2000, enquanto a segunda chegou ao Brasil em 2014 e permanece em produção atĂ© hoje. Chassi, motor, suspensĂ”es, eletrĂŽnica, nenhum item Ă© compartilhado entre os dois modelos.
CB 500 antiga ou nova: potĂȘncia
A CB ‘antiga’ era alimentada por um moderno motor de dois cilindros em linha, arrefecido a lĂquido, com 498,8 cmÂł, DOHC, com oito vĂĄvlulas. Alimentado por dois carburadores, o conjunto era responsĂĄvel por gerar 54 cv (9.000 rpm) e 4,50 kfg.m de torque (8.000 rpm).
AliĂĄs, nĂșmeros bem similares aos da atual geração. Afinal, a CB 500F gera 50,4 cv e 4,55 kgf.m de torque – ou seja, uma redução de 6,7% na potĂȘncia e acrĂ©scimo de 1,1% no torque. AlĂ©m disso, o motor da nova 500 trabalha em rotaçÔes menores, entregando antes seus nĂșmeros mĂĄximos e apresentando comportamento ao guidĂŁo ligeiramente diferente.
Para quem prefere o sabor de nostalgia, a velha CB atingia a marca de 100 km/h em apenas 4,7 segundos. A sua velocidade mĂĄxima, ou top speed, era outro destaque do modelo, afinal a 500 superava os 170 km/h reais, chegando aos 200 km/h no painel.
Consumo
O motor de Ăłtimo desempenho e rotaçÔes altas (comparadas ao ‘padrĂŁo’ atual) e a alimentação por carburadores cobrava seu preço no consumo. A mĂ©dia ficava na casa dos 20 km/litro, mas caia para aproximadamente 13 km/litro em tocada esportiva. A atual CB 500F supera a marca de 28 km/litro em velocidade de cruzeiro.
Sucesso nacional
A 500 chegou com uma missĂŁo difĂcil. Precisava substituir Ă altura a CB 450, um sucesso de vendas e Ăcone nacional de esportividade nos anos 1980. AlĂ©m disso, precisava se mostrar atual para os ‘novos’ padrĂ”es da Ă©poca, uma vez que o Brasil tinha aberto para importaçÔes recentemente.
E conseguiu. Ela jĂĄ era oferecida no Europa (onde chegou a ter uma segunda geração e outras versĂ”es) e tambĂ©m agradou por aqui. Sua principal concorrente era a Suzuki GS 500E, que estava um passo atrĂĄs em tecnologia – especialmente pelo motor, com 2 vĂĄlvulas por cilindro.
Assim, a CB 500 ‘antiga’ vendeu mais de 21 mil unidades no paĂs. AliĂĄs, o modelo era nacionalizado, integrando a linha de montagem da fĂĄbrica da Honda em solo verde e amarelo, localizada em Manaus. Depois foi substituĂda por outro sucesso que dispensa apresentaçÔes, a CB 600F Hornet.
Pontos positivos
A Honda CB 500 era uma Ăłtima moto para ser usada tanto no dia a dia das cidades como para passeios de final de semana. Na estrada agradava pelo vigor de seu motor. Some isso a um modelo com baixo Ăndice de manutenção e bom acabamento e pronto, terĂĄ um produto top de linha em sua Ă©poca.
Lembrando mais uma vez que para os que gostam de rodar em rodovia, o bom acerto do conjunto e o cĂąmbio de seis marchas favorecem muito a pilotagem. Outro ponto forte a ser destacado Ă© a boa aceitação na revenda, assim como consquente valorização das usadas. Se um dia vocĂȘ quiser ou precisar se desfazer da querida nĂŁo serĂĄ difĂcil encontrar interessados.
Pontos negativos
Mesmo com a fama de resistĂȘncia, o elevado valor das peças de reposição costuma ser criticado por proprietĂĄrios. AtĂ© mesmo itens de manutenção preventiva, como pastilha de freio, filtro de ar, discos e relação, podem ser um tanto salgados. Mas, acostume-se, vocĂȘ nĂŁo estĂĄ mais rodando com uma moto de baixa cilindrada.
Um elemento que faz falta Ă© o marcador de combustĂvel no painel, quase raro para a Ă©poca. E por Ășltimo, precisamos criticar a falta de atualizaçÔes que o modelo recebeu ao longo dos anos em que ficou no mercado brasileiro, que mostravam o peso da idade da CB quando ela estava chegando a sua aposentadoria.
CB 500 antiga ainda vale a pena?
Um sonho que agora pode se tornar realidade? Depois da antiga versĂŁo da CBzona sair de linha, e preços caĂrem, pode ter chegado a hora propĂcia de adquirir uma. Apesar disso, unidades em bom estado de conservação costumam ter preços elevados devido ao sucesso entre os entusiastas.
Sem luxos ou itens tecnológicos, o modelo é uma boa opção para as motos de maior cilindrada. Garantia de diversão e estilo. Segundo a FIPE, o modelo 1997 tem preço médio de R$ 8.634. Jå o valor médio cobrado em uma 2005 é de R$ 19.364. A atual CB 500F, 0km, costuma sair das concessionårias por R$ 32.179.
Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Honda CB 500, acesse o Guia de Motos!
Ficha técnica Honda CB 500 |
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Motor | |
Tipo | 4 tempos, 2 cilindros em linha, DOHC |
Cilindrada | 498,5 cc |
Arrefecimento | Liquido |
CombustĂvel | Gasolina |
PotĂȘncia MĂĄxima: | 54 cv a 9.500 rpm |
Torque MĂĄximo: | 4,5 kgf.m a 8.000 rpm |
Alimentação: | Dois carburadores |
Partida: | Elétrica |
TransmissĂŁo: | 6 velocidades |
SuspensĂŁo e rodas | |
SuspensĂŁo dianteira: | Garfo telescĂłpico, curso de 115 mm, sem ajustes |
SuspensĂŁo traseira: |
Bichoque, curso de 117 mm, ajuste de pré-carga da mola
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Chassi: | Aço |
Pneu Dianteiro: | 110/70 17 sem cĂąmara |
Pneu Traseiro: | 150/70 17 sem cĂąmara |
DimensÔes e capacidades | |
Peso a seco: | 173 kg |
Comprimento: | 2090 mm |
Largura: | 720 mm |
Altura do Banco: | 775 mm |
DistĂąncia entre Eixos: | 1430 mm |
Capacidade do tanque: | 18 litros |
Preço (FIPE, janeiro de 2021) | |
1997: | R$ 8.634,00 |
2005: | R$ 19.364,00 |