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CBR 1000RR Fireblade ganha freios ABS e novas cores

Modelo 2009 da superesportiva agrega ainda mais segurança e estilo à já bem sucedida combinação entre força, desempenho e dirigibilidade

Referência entre as motocicletas superesportivas, a CBR 1000RR Fireblade alia modernidade e esportividade, sem deixar de lado o estilo consagrado que fez dela um sucesso mundial. Além desses atributos que permitiram a conquista de uma legião de adeptos, seu modelo 2009 oferece ainda mais segurança, uma vez que é oferecido também em versão com freios ABS. Disponível nas cores branca e azul metálica, o modelo também será comercializado na versão laranja Repsol – com cores e grafismos idênticos aos aplicados na RC211V, que disputa a MotoGP.

Segurança em alta velocidade – O freio ABS (Anti-Lock Brake System) da nova CBR 1000RR Fireblade foi desenvolvido para oferecer o máximo de eficiência e segurança. Inédito em motocicletas superesportivas, o sistema eletrônico minimiza a possibilidade de travamento das rodas, oferecendo total segurança mesmo em situações de frenagens mais bruscas, tanto em retas quanto em curvas.

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Disponível apenas para a cor azul do modelo 2009, a tecnologia possibilita manter a estabilidade e o controle da motocicleta, evitando o mergulho da suspensão dianteira, com consequente perda da estabilidade, e o levantamento da roda traseira em frenagens mais fortes.

Dentre seus principais benefícios está o novo ajuste, agora mais linear, gerando melhor balanceamento entre o poder de frenagem das rodas dianteira e traseira. Além disso, o sistema ABS combinado, com gerenciamento eletrônico, faz toda a diferença no uso superesportivo.

Controlado por módulo eletrônico, o sistema ABS da CBR 1000RR Fireblade equilibra de maneira muito mais precisa a pressão de atuação dos fluidos nas pastilhas de freio. Dessa maneira, garante-se uma maior estabilidade e a manutenção de uma pilotagem altamente esportiva, com a mesma adrenalina e feeling nas curvas.

Completando o conjunto, a CBR 1000RR Fireblade é equipada com disco duplo com acionamento hidráulico de quatro pistões na dianteira, cáliper de encaixe radial e diâmetro de 320 mm. Já o freio traseiro é a disco com acionamento por pistão simples, com 220 mm de diâmetro.

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Design moderno, com formas compactas – O estilo marcante e esportivo da CBR 1000RR Fireblade é baseado no conceito “Ultra Light Strong Form” – uma combinação entre formas mais compactas, aliada à redução de peso nas extremidades. Toda a sua estrutura foi projetada para oferecer alta performance e estabilidade.

Na dianteira, a carenagem possui linhas em harmonia com o farol e com as entradas de ar. Já o tanque de combustível, com capacidade de 17,7 litros, é robusto e oferece excelente encaixe para as pernas do piloto.

O painel de instrumentos é completo: apresenta hodômetros total e parcial, tacômetro, indicador de temperatura do motor, indicadores de reserva e direção, relógio e H.I.S.S. (Honda Ignition Security System). Destaque para o “Shift Light” – indicador que mostra quando é necessário trocar de marcha – e para o computador de bordo, que aponta quantos quilômetros o motociclista pode percorrer com o combustível na reserva.

O assento e a rabeta têm visual agressivo e compacto, o que melhora o posicionamento do piloto e deixa a motocicleta muito mais esportiva, aumentando a sensação de agilidade.

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Outra característica marcante é seu escapamento, que privilegia a centralização das massas. Seguindo uma tendência derivada da MotoGP, o componente tem desenho curto e está fixado na lateral do modelo. Sua configuração é do tipo 4 x 2 x 1, em aço inox.

O conjunto óptico dianteiro possui faróis alto e baixo, com refletores multifocais e lente de policarbonato. As lâmpadas são de 55/55W. Compondo o conjunto, as luzes espias e os indicadores de direção em LEDs (Light Emitter Diode) estão integrados ao espelho retrovisor, garantindo melhor aerodinâmica, além de visibilidade e segurança ao motociclista.

Já a lanterna traseira é compacta e possui dupla fileira de luzes em LED, que permite uma distribuição adequada do brilho da luz emitida, resultando em perfeita sinalização e visualização em diferentes situações, tais como neblina e direção noturna dia.

As dimensões da CBR 1000RR Fireblade também colaboram com a maior estabilidade e dirigibilidade da motocicleta. Com peso seco de 177 kg para a versão Standard e 188 kg para a ABS, apresenta relação entre comprimento, largura e altura de 2.080 mm x 685 mm x 1130 mm. Além disso, a distância entre eixos é de 1.410 mm e a altura do assento, de 820 mm.

Inspirada na MotoGP – Toda a potência da nova CBR 1000RR Fireblade está em seu motor de 999,8 cm3, com 4 cilindros em linha, DOHC (Double Over Head Camshaft), 16 válvulas, alimentado por injeção eletrônica PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System) e arrefecido a líquido. O conjunto gera potência máxima de 178,1 cv a 12.000 rpm e torque de 11,4 kgf.m a 8.500 rpm.

O sistema de injeção de combustível PGM-DSFI desenvolvido pela Honda processa com precisão a quantidade de combustível que compõe a mistura. Dessa maneira, a CBR 1000RR Fireblade, assim como todo o line up Honda, atende plenamente ao Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares).

Do tipo Diamond Frame, o chassi tem forma de U, funcionando como elemento de ancoragem da balança traseira.

Transmitindo segurança e eficiência, o conjunto de suspensões traz as mais altas tecnologias Honda das pistas de competições. A parte dianteira é do tipo telescópica invertida (Upside Down). A unidade conta com seis regulagens de velocidade de compressão e retorno, garantindo maior estabilidade na pilotagem.

Baseada na RC 212V da MotoGP, a suspensão traseira é UNIT PRO-LINK com sistema HMAS (Honda Multi Action System) e reservatório de gás, que permite múltiplas regulagens na velocidade de compreensão e retorno do amortecedor e da tensão da mola.

Outro destaque é o amortecedor HESD (Honda Eletronic Steering Damper), que utiliza sensores de velocidade e aceleração, anulando eventuais oscilações do guidão percebidas nas rápidas acelerações. Essa tecnologia também proporciona fácil maneabilidade em baixa velocidade.

A motocicleta dispõe de rodas de alumínio de 17’’ e pneus radiais de perfil superesportivo, assegurando excelente aderência e dirigibilidade. Apresenta ainda sistema de embreagem deslizante, que otimiza a transferência de potência às rodas em qualquer situação de uso, garantindo altíssima performance.

O modelo oferece o H.I.S.S. (Honda Ignition Security System), um sistema de proteção contra furto. A tecnologia é considerada um diferencial Honda e proporciona maior segurança ao estacionar o veículo em locais públicos. Somente a chave original tem capacidade para acionar o motor, devido à identificação por chip eletrônico.

A CBR 1000RR Fireblade estará disponível nas 72 concessionárias Honda habilitadas para a comercialização de motocicletas importadas a partir da primeira semana de julho. A garantia do modelo é de um ano, sem limite de quilometragem.

Tabela de preços:
Versão – Cor – Preço público sugerido

CBR 1000RR Fireblade Branca US$ 33.079,00
Azul – US$ 34.079,00
Laranja CBR 1000RR Fireblade ABS
Azul US$ 36.190,00

Estes valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com óleo, frete e seguro.