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Foto: Divulgação Honda.au

Foto: Divulgação Honda.au

Estava procurando curiosidades sobre a Honda no mundo, e meu primo Australiano me mostrou uma CBR125R, isso mesmo uma CBR 125cc de uma olhada a foto o sonho de todo motoboy, risos! Marcelo, 26, Petrópolis, RJ.

Interessante Marcelo, mas se você reparar o motor é um OHC 125cc que deve ser facilmente superado em performance pelo nosso 150cc. Ainda mais com o álcool como combustível, que como você sabe anda mais. Me parece mais um cordeiro na pele de um lobo, mas é bonita de fato, refrigeração líquida e tal. Abraços.

Bitenca, Tenho uma CB400 ano 80 totalmente original. Gostaria de saber o quanto devo aumentar a giclagem e demais regulagens para adequar a carburação aos 25% de alcool na gasolina de hoje, uma vez que em 1980 o teor de alcool na gasolina era menor ( não lembro quanto ). Obrigado. Eduardo, 45, São Paulo, SP.

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Eduardo, a regulagem é normal. Faz-se como explicado na série carburação 1 e carburação 2. Nessas matérias explico como se regula os carburadores de forma geral. É pouco provável que seja necessário a troca do giclê de alta. Nos demais subsistemas dos carburadores a regulagem pela cor da vela identifica bem a situação, apenas regule a lenta e confira se uma posição nova da agulha do pistonete melhoraria a coloração da vela. Verifique a equalização conforme o artigo carburação 3, com as variações para o seu caso. Não é necessário equalizador, apenas sentindo a pressão dos escapes, que são independentes no seu caso (original) dá para fazer uma ótima regulagem.
Boa sorte.

Foto: Bitenca

Foto: Bitenca

Óla Bitenca, estou com uma dúvida muito grande. Tenho uma CBX 750 F 1988, e de uma hora para outra as trocas de marcha se tornaram difíceis, ficou muito dura e tenho que apertar a marcha umas 3 vezes para conseguir fazer a marcha reduzir, só acontece nas reduções! Sempre troco óleo e faço manutenção na Honda, eles me disseram que uma troca de óleo poderia ajudar, fiz isso e não adiantou nada! Óleo de embreagem está ok, me de uma dica, estou com uma dúvida enorme! Marcelo, 26, Petrópolis, RJ.

R: Marcelo, Seu problema me sugere que se há algum impedimento no movimento da alavanca, houve algum tombo que possa ter entortado o eixo do pedal, ele pode estar duro ao virar no sentido das trocas para baixo. Outro problema, se o pedal se move livremente mas a marcha não muda: Nesse caso o trambulador perde o encaixe para virar o tambor de troca de marchas por quebra ou desgaste da mola que prende o acionador do trambulador. De qualquer forma o seu mecânico deve encontrar o defeito e consertar sem muitos problemas. Não me parece muito dispendioso o serviço se você resolvê-lo logo. Boa sorte,

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Olá pessoal, bom dia. Certa vez me disseram que um pneu de menor largura percorre um menor espaço nas frenagens, ou seja, freia melhor. Gostaria de saber se isso realmente é verdade, e caso seja, qual a razão da grande largura dos pneus adotada das motos maiores. O site é muito bom! Desde já agradeço. Diego, 28, São Paulo, SP.

R: Diego, Isso não é verdade. Para uma mesma massa (mesmo peso da moto) quanto maior a área de contato com o solo melhor a frenagem. A largura maior associada a um diâmetro maior da roda também favorece a tração. Assim, a área de contato fica maior e o atrito da borracha com o chão também, é quando o espaço de frenagem por certo diminui.
Mas a razão da largura grande dos pneus das motos maiores é que para uma moto grande também é necessário mais tração (atrito com o chão), para uma frenagem eficiente, uma aceleração bem controlada e melhor condução nas curvas. Por causa do peso da moto, associado à grande potência do motor as rodas devem ser mais largas para que a tração seja compatível. Uma moto leve pode ter vantagens com pneus mais finos pois a pequena tração disponível já é suficiente para controlar a dirigibilidade e o atrito menor do pneu favorece economia e performance. Para cada moto há um pneu ideal, normalmente o que vem de fábrica é bastante próximo. A não ser em casos especiais, em competição, onde se procura um pneu que favoreça algum outro aspecto da ciclística, necessitando pneus especiais.
Abraços,