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Com mais de 420 mil unidades vendidas, a CBX 250 Twister foi um case de sucesso no Brasil. Lançado em 2001 e no mercado até 2008, o modelo substituiu a CBX 200 Strada e antecedeu a polêmica CB 300R, todas street com pitadas de esportividade. Veja sua ficha técnica, fotos, testes e mais.

Aliás, esse sucesso também repercutiu em outros países onde a antiga Twister 250 esteve à venda, como na vizinha Argentina. Por trás da fama, pontos ao conceito naked e motor exposto, escapamento volumoso, pneus largos, rodas de liga leve e visual inspirado na Honda CB 600F Hornet.

A CBX 250 Twister foi um sucesso no Brasil e, também, esteve à venda em outros mercados. Na Argentina, por exemplo, houve a famosa versão em branco

Honda CBX 250 Twister

A street com pegada esportiva surgiu no mercado brasileiro em abril de 2001, um ano antes do adeus definitivo da antecessora Strada. Seguindo uma receita já conhecida pela Honda, ela fazia ‘dobradinha’ com uma trail e, assim, compartilhava itens como motor e câmbio com a Honda XR 250 Tornado.

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A CBX 250 Twister adicionava uma pitada de esportividade ao uso urbano

Assim, a CBX 250 era movida pelo motor DOHC (Double Over Head Camshaft) com duplo comando de válvulas no cabeçote, de 249 cm³. O monocilíndrico, quatro tempos, arrefecido a ar e óleo, gerava 24 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 2,48 kgf.m a 6.000 rpm. Números suficientes para versatilidade na pilotagem urbana e desempenho superior satisfatório em estradas.

O conceito da Twister bebia na sua inspiração esportiva, enquanto a sua irmã Tornado era on-off road. O motociclista padrão brasileiro aceitou bem as propostas e adotou os modelos. Apesar de não contar com as suspensões de longo curso da Tornado, a CBX 250 com seu guidão estreito facilitava a rodagem nos corredores da cidade.

Twister 250: depois da Strada, antes da CB 300r

A Twister não recebeu atualizações relevalentes durante sua permanência no mercado nacional e podemos dizer que teve apenas uma geração. Entretanto, em 2006 o modelo recebeu modificações estéticas, com novas cores, grafismos e carenagens.

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A CBX 200 Strada permaneceu no mercado até 2002

Desta forma, seguiu nas lojas até o final de 2008. Também chegou a ser exportada para alguns mercados da Europa, sob o nome de CBF 250, com algumas modificações. Na América Latina, esteve nas lojas de países como Argentina e México.

A Twister esteve à venda de 2001 a 2008, sem sofrer modificações significativas

Com o Promot3, 2009 marcou a aposentadoria da CBX 250 e início das vendas da CB 300R. Com visual renovado (inspirado na nova geração da Hornet) e motor mais potente, com seus 26,5 cv, a sucessora foi um novo sucesso de vendas. Entretanto, problemas mecânicos relatados por inúmeros proprietários (a famosa história do cabeçote) o modelo não é envolta pelo mesmo saudosismo da Twister.

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Sucesso de vendas e polêmicas, a CB 300R chegou às lojas em 2009 e permaneceu até 2015. Foi substituída pela CB 250F Twister

Pontos positivos da CBX 250

O ponto alto da Honda CBX 250 Twister era sua potência e boa velocidade final, na faixa dos 150 km/h. Pode não ser uma performance esportiva, mas satisfatória em seu nicho, representando um ‘sonho possível’ para quem rodava de 125 ou 150cc. A sexta marcha também era outro diferencial, garantindo mais autonomia e conforto na estrada.

Com motor DOHC de 24 cv e seis marchas, a Twister encara viagens rodoviárias com certa tranquilidade

O painel com itens essenciais e design moderno para a sua época, agradou os consumidores. A estabilidade na rodagem da motocicleta também pode ser destacada, com perfil mais baixo em relação à irmã Tornado.

Pontos negativos

Assim como a sua antecessora CBX 200 Strada, o barulho da relação até hoje não passa despercebido. Outro ponto de ressalva da CBX 250 Twister é o seu consumo.  Enquanto ela roda mais de 20 km/litro com facilidade sabendo dosar o acelerador, caso o piloto opte por uma tocada esportiva precisa estar preparado para uma parada no posto, uma vez que o consumo despenca para aproximadamente 15 km/litro.

Sucesso há mais de 10 anos, a tarefa de encontrar uma unidade em bom estado de conservação atualmente pode não ser fácil

Item de época, o velho carburador também marca presença e é um dos responsáveis pelo alto consumo. Outro detalhe já defasado no conjunto era o freio traseiro a tambor.

Honda CBX 250 Twister vale a pena?

Uma moto boa para andar com estilo e potência na cidade e também na estrada, esta é a Honda CBX 250 Twister. Sucesso de vendas, não é difícil encontrar peças de reposição do modelo. Também não é complicado achar uma moto à venda. Mas atenção ao estado de conservação. Alguns exemplares foram usados sem cuidado e a exaustão pelos antigos donos, geralmente se aproveitando da proposta mais esportiva do modelo.

Segundo a FIPE, os preços médios da CBX 250 Twister variam de R$ 4.021 a R$ 5.965

Vamos aos preços. Segundo a FIPE, o modelo 2001 tem preço médio de R$ 4.021. Já o preço médio de uma 2008 é de R$ 5.965. Para saber mais, ver a ficha técnica ou opinar sobre a Honda CBX 250 Twister, acesse o Guia de Motos!

Ficha técnica Honda CBX 250 Twister

Motor
Tipo 4 tempos, 1 cilindro
Cilindrada 249
Arrefecimento Ar
Combustível Gasolina
Potência Máxima: 24 cv a 8.000 rpm
Torque Máximo: 2,48 kgf.m a 6.000 rpm
Alimentação: Carburador
Partida: Elétrica
Transmissão: 6 marchas
Suspensão e rodas
Suspensão dianteira: Garfo telescópico, 130 mm de curso
Suspensão traseira: Monochoque, 100 mm de curso
Chassi: Aço
Pneu Dianteiro: 100/80 – 17 M/C 52S
Pneu Traseiro: 130/70 – 17 M/C 62S
Dimensões e capacidades
Peso a seco: 139 kg
Comprimento: 2031 mm
Largura: 746 mm
Altura do Banco: 782 mm
Distância entre Eixos: 1369 mm
Capacidade do tanque: 16, 5 litros
Preço (FIPE, dezembro de 2020)
2001: R$ 4.021,00
2008: R$ 5.965,00

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza