Publicidade

Centro Educacional de Trânsito Honda: 10 anos investindo em pilotagem com segurança

Centro Educacional de Trƒnsito Honda: 10 anos investindo em pilotagem com seguran‡a

A Honda sempre investiu na difusÆo dos conceitos de pilotagem, colaborando para a forma‡Æo de um trƒnsito seguro e pessoas mais conscientes. Programas educativos e atividades itinerantes estavam nesse contexto desde a d‚cada de 70. Aos poucos, nÆo s¢ cativou o p£blico como aumentou a inten‡Æo da empresa de ampliar ainda mais as a‡äes. O resultado disso foi a constru‡Æo do Centro Educacional de Trƒnsito Honda – CETH -, na cidade de Indaiatuba, interior de SÆo Paulo (SP).

A inaugura‡Æo ocorreu em 2 de mar‡o de 1998 e, ao completar uma d‚cada de existˆncia, o CETH ‚ referˆncia na realiza‡Æo de cursos nas  reas de pilotagem com seguran‡a e educa‡Æo no trƒnsito.

Publicidade

Com um investimento da ordem de US$ 3,5 milhäes na implanta‡Æo, a unidade apostou em aulas te¢ricas e pr ticas, visando … forma‡Æo de instrutores para a Rede de Concession rias Honda, al‚m de frotistas e ¢rgÆos p£blicos. O espa‡o tamb‚m ‚ utilizado para a realiza‡Æo de competi‡äes esportivas nacionais e internacionais.

No ano de 2007, o CETH de Indaiatuba realizou mais de 140 treinamentos. A previsÆo ‚ encerrar este ano formando mais de 150 instrutores na Rede de Concession rias, totalizando mais de 1.400 profissionais em concession rias e 2.000 em entidades e empresas.

Essas atividades retratam uma empresa que nÆo se limita apenas … produ‡Æo e … comercializa‡Æo de produtos. A Honda assumiu um compromisso social de contribuir com a educa‡Æo no trƒnsito, por meio de um trabalho efetivo de conscientiza‡Æo. O reflexo disso ‚ que desde a sua inaugura‡Æo mais de 70.300 pessoas receberam treinamento na unidade de Indaiatuba.

Estrutura exclusiva

Publicidade

 cada vez maior o n£mero de usu rios que descobrem na motocicleta a op‡Æo ideal para o lazer e as necessidades do dia-a-dia. Assim, para atender essa demanda, uma  rea de 30 mil m2 ‚ destinada ao Centro de Pilotagem. O local abrange o pr‚dio administrativo, duas salas de aula com recursos  udio visuais, escrit¢rio, biblioteca, salas de reuniÆo e  rea de treinamento pr tico, permitindo atender diversos grupos simultaneamente.

O CETH possui tamb‚m simuladores de pilotagem compactos. Virtualmente, os participantes podem vivenciar as mais variadas situa‡äes do trƒnsito e se condicionar a reagir de forma segura. Sua utiliza‡Æo vai desde o primeiro contato com a moto at‚ a assimila‡Æo dos exerc¡cios e avalia‡Æo de comportamento p¢s-treinamento.

J  na parte externa, a pista de instru‡Æo de pilotagem ‚ totalmente asfaltada e ocupa um espa‡o de aproximadamente 20 mil m2. Inclui, ainda, sala de treinamento t‚cnico de motores, oficina de manuten‡Æo, dep¢sito de equipamento, al‚m de um ambulat¢rio. O espa‡o ‚ destinado para atividades de pilotagem, parceria com o Centro de Forma‡Æo de Condutores (CFC) da cidade para treinamento de candidatos … habilita‡Æo e apoio em eventos e competi‡äes.

Compondo essa estrutura, o Centro Motocicl¡stico abrange mais de 90 mil m2 e conta com uma pista de motocross de 1.750 metros, que ‚ homologada pela FIM (Federa‡Æo Internacional de Motociclismo), al‚m de uma trilha natural. O local ‚ destinado para importantes competi‡äes nacionais e internacionais, como a etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross e a mais importante delas, o Motocross das Na‡äes, em 1999.

Publicidade

A unidade recebe ainda motopasseios e encontros motocicl¡sticos com a participa‡Æo da Rede de Concession rias e p£blico em geral.