Publicidade

Aprender noções básicas de Trânsito e Segurança Viária de forma lúdica, em sala de aula, conversando e trocando experiências com quem mais vivencia o dinâmico tráfego paulistano no seu dia-a-dia profissional, ou seja, o agente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Essa é a essência do projeto-piloto “Marronzinho na Escola”, que a CET começa a pôr em prática a partir desta quarta-feira, 29/02.

De início, as atividades educativas, planejadas pela área de Educação no Trânsito da Companhia e realizadas por seus operadores- educadores, começarão em quatro escolas públicas na Zona Oeste da cidade: nesses locais, ao longo da semana, agentes de trânsito mais experientes e preparados irão estar mais próximos do público infanto-juvenil, proferindo palestras para alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental.

A atividade já inicia fora da sala de aula, pois o mesmo agente que irá proferir a palestra vai operar o trânsito em frente das escolas.

Gradativamente, o projeto do bate-papo interativo sobre o Trânsito deverá ser expandido para toda a rede pública de ensino. A escolha dos estudantes do 5º. Ano como público-alvo se deve ao fato de as crianças dessa série, cuja faixa etária gira em torno dos 10 anos, começar a ganhar mais autonomia em relação  à sua própria circulação, necessitando de mais informações sobre comportamento adequado no trânsito.

Publicidade

A atividade “Bate papo sobre o Trânsito” consiste numa apresentação lúdica e informativa feita pelo agente-educador, com duração estimada de 50 minutos. Em sua fala, o agente abordará diversos conteúdos correlatos ao tema, como o papel da CET, do agente de trânsito, da importância da Educação para o Trânsito, além de passar dicas úteis de circulação segura (ao tratar de calçada, acostamentos, gradil, obstáculos no passeio, entrada e saída de veículos, uso do celular e fones de ouvido em trânsito), de travessia segura (explicando as faixas de pedestre com e sem semáforo, passarelas, curvas) e de funcionamento dos diferentes tipos de semáforos (diferenciando controladores veiculares, de pedestres, de botoeira). Por fim, a exposição terminará com as escolhas sustentáveis de transportes.

Veja o cronograma das palestras já agendadas:
Dia 29/02/12 (quarta-feira): Escola Estadual Edmundo de Carvalho. Endereço: Rua Tibério, nº 145, Lapa. Horários: das 8h30 às 9h30 e das 14h30 às 15h30
Dia 1º/03/12 (quinta-feira): Escola Estadual Alfredo Paulino. Endereço: Rua Caativa, nº 15, Lapa. Horários: das 8h30 às 9h30 e das 10 às 11 horas
Dia 02/03/12 (sexta-feira): Escola Estadual Professora Marina Cerqueira César. Endereço: Rua Acuruá, nº 251, Lapa. Horários: das 10 às 11 horas e das 14 às 15 horas;
Dia 02/03/12 (sexta-feira): Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Pezzotti. Endereço: Rua Fradique Coutinho, nº 2.200. Horários: das 13h30 às 14h30 e das 14h30 às 15h30.