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Você já conhece a série ‘Motos que queremos no Brasil‘. Nela apresentamos modelos disponíveis no exterior que nós gostaríamos de ter à venda por aqui também. Se já falamos de scooter, custom pequenatrail ‘raiz’naked de entrada e até minimotos, hoje vamos abordar algo diferente: uma montadora.

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CFMoto tem interessantes projetos e até parceria com a KTM para se livrar da estigma de marca chinesa

CFMoto: marcas que queremos no Brasil

A CFMoto é uma fabricante chinesa presente em vários mercados e nichos, como do street ao big trail. Antes de virar aos olhos enquanto lembra de outras orientais que não emplacaram em solo verde e amarelo, vale lembrar que a fabricante é chancelada pela sua bem-sucedida parceria com a KTM, através do qual desenvolveu projetos com motores austríacos.

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A 300SR é uma esportiva que, lá fora, encara modelos como Yamaha R3 e KTM 390 RC

Assim, sua receita para conquistar espaço com públicos mais exigentes, como o europeu – ou, hipotéticamente, o brasileiro -, aposta em dois pilares. Primeiro, na engenharia consagrada de projetos globais de sucesso e, depois, claro, no preço abaixo do praticado pela maioria das marcas concorrentes mais tradicionais.

Promessa de qualidade e baixo preço

Neste momento, a companhia está fortalecendo sua operação na Europa. Por lá, possui opções de 125 a 700 cilindradas, de minimoto a motocicletas sport touring.

Esta silhueta… este chassi… o formato do tanque, farol e saída de escapamento são familiares, não? E não é à toa. Se a 300NK lembra a KTM 390 Duke é porque existe uma parceria entre as marcas chinesa e austríaca

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Uma de suas apostas é a 300NK. Trata-se de uma naked monocilíndrica de 27,9 cv e que conta com suspensão dianteira invertida, ABS de duas vias, painel TFT colorido, iluminação em LED. Seu preço parte de 4.290 euros, ante os 5.550 da BMW G 310 R, uma das principais rivais.

Outro destaque são as 650, onde o motor de dois cilindros em linha (das KTM 690) é ajustado a três propostas, naked (650NK), bigtrail (650MT) e sport touring (650GT). O propulsor entrega 60 cv e 5,7 kgfm de torque nas NK e GT, em diferentes rotações, enquanto na MT garante 70 cv e 6,2 kgf.m de torque a 8.750 rpm e 7.000 rpm.

Aventureira, a 650MT está mais para crossover do que para bigtrail. De qualquer forma, é uma opção interessante para quem busca uma companheira para viagens

A naked é equipada com suspensão dianteira invertida KYB, injeção eletrônica Bosch, iluminação em LED e pesa 206 kg em ordem de marcha. Já a GT adiciona à receita carenagem integral, painel TFT colorido e parabrisa com regulagem de altura. A MT, quase aventureira, ainda sai de fábrica com protetores de motor e mãos, além de afastador de alforges.

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As CFMoto estão chegando aos poucos à maioria de diferentes mercados europeus. Enquanto as 300NK, 650NK e 650MT são quase unanimidade, muitos ainda aguardam motos como a 700CL-X, uma neo-classica ao melhor estilo das Yamaha XSR. Outra que deve desembarcar em breve é a trail 800MT.

A 650GT é uma das últimas a chegar à família. Com painel TFT, parabrisa ajustável, carenagem integral e motor KTM, é a opção sport touring da CFMoto

Por lá, os preços são convidativos. Enquanto uma Kawasaki Versys 650 custa quase 9.000 euros, a 650MT sai por ‘apenas’ 6.990. Da mesma forma, é possível levar uma 650NK para casa por 5.490, enquanto uma Yamaha MT 07 beira os 7.000 euros. Claro que em reais os preços assustam, afinal a 650MT custaria R$ 45 mil (mais que os R$ 40.990 sugeridos pela verde no Brasil), mas é preciso considerar a atual desvalorização da nossa moeda nesta conversão simplificada.

O motor de dois cilindros paralelos ainda concedeu a 700CL-X, uma interessante neo-classica

CFMoto virá ao Brasil?

Agora, uma surpresa: a CFMoto já está entre nós. A marca não só tem representação oficial por aqui, como possui fábrica em Manaus. Porém, a planta monta apenas veículos de quatro rodas, os CForce (quadriciclos), ZForce (UTVs esportivos) e UForce (UTVs ‘utilitários’).

Aparentemente, produzir motos não faz parte dos planos da empresa. A companhia foi procurada pela reportagem, mas não atendeu nossos contatos.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza