Vocรช jรก conhece a sรฉrie ‘Motos que queremos no Brasil‘. Nela apresentamos modelos disponรญveis no exterior que nรณs gostarรญamos de ter ร venda por aqui tambรฉm. Se jรก falamos de scooter, custom pequena,ย trail โraizโ,ย naked de entradaย e atรฉย minimotos, hoje vamos abordar algo diferente: uma montadora.
Veja tambรฉm:
- Conheรงa a โAfrica Twin chinesaโ de R$ 23 mil
- Moto chinesa รฉ โigualโ a S 1000 RR, sรณ que mais baratinha
- Mais uma big trail (chinesa) estรก chegando ร Europa
CFMoto: marcas que queremos no Brasil
A CFMoto รฉ uma fabricante chinesa presente em vรกrios mercados e nichos, como do street ao big trail. Antes de virar aos olhos enquanto lembra de outras orientais que nรฃo emplacaram em solo verde e amarelo, vale lembrar que a fabricante รฉ chancelada pela sua bem-sucedida parceria com a KTM, atravรฉs do qual desenvolveu projetos com motores austrรญacos.
Assim, sua receita para conquistar espaรงo com pรบblicos mais exigentes, como o europeu – ou, hipotรฉticamente, o brasileiro -, aposta em dois pilares. Primeiro, na engenharia consagrada de projetos globais de sucesso e, depois, claro, no preรงo abaixo do praticado pela maioria das marcas concorrentes mais tradicionais.
Promessa de qualidade e baixo preรงo
Neste momento, a companhia estรก fortalecendo sua operaรงรฃo na Europa. Por lรก, possui opรงรตes de 125 a 700 cilindradas, de minimoto a motocicletas sport touring.
Uma de suas apostas รฉ a 300NK. Trata-se de uma naked monocilรญndrica de 27,9 cv e que conta com suspensรฃo dianteira invertida, ABS de duas vias, painel TFT colorido, iluminaรงรฃo em LED. Seu preรงo parte de 4.290 euros, ante os 5.550 da BMW G 310 R, uma das principais rivais.
Outro destaque sรฃo as 650, onde o motor de dois cilindros em linha (das KTM 690) รฉ ajustado a trรชs propostas, naked (650NK), bigtrail (650MT) e sport touring (650GT). O propulsor entrega 60 cv e 5,7 kgfm de torque nas NK e GT, em diferentes rotaรงรตes, enquanto na MT garante 70 cv e 6,2 kgf.m de torque a 8.750 rpm e 7.000 rpm.
A naked รฉ equipada com suspensรฃo dianteira invertida KYB, injeรงรฃo eletrรดnica Bosch, iluminaรงรฃo em LED e pesa 206 kg em ordem de marcha. Jรก a GT adiciona ร receita carenagem integral, painel TFT colorido e parabrisa com regulagem de altura. A MT, quase aventureira, ainda sai de fรกbrica com protetores de motor e mรฃos, alรฉm de afastador de alforges.
As CFMoto estรฃo chegando aos poucos ร maioria de diferentes mercados europeus. Enquanto as 300NK, 650NK e 650MT sรฃo quase unanimidade, muitos ainda aguardam motos como a 700CL-X, uma neo-classica ao melhor estilo das Yamaha XSR. Outra que deve desembarcar em breve รฉ a trail 800MT.
Por lรก, os preรงos sรฃo convidativos. Enquanto uma Kawasaki Versys 650 custa quase 9.000 euros, a 650MT sai por ‘apenas’ 6.990. Da mesma forma, รฉ possรญvel levar uma 650NK para casa por 5.490, enquanto uma Yamaha MT 07 beira os 7.000 euros. Claro que em reais os preรงos assustam, afinal a 650MT custaria R$ 45 mil (mais que os R$ 40.990 sugeridos pela verde no Brasil), mas รฉ preciso considerar a atual desvalorizaรงรฃo da nossa moeda nesta conversรฃo simplificada.
CFMoto virรก ao Brasil?
Agora, uma surpresa: a CFMoto jรก estรก entre nรณs. A marca nรฃo sรณ tem representaรงรฃo oficial por aqui, como possui fรกbrica em Manaus. Porรฉm, a planta monta apenas veรญculos de quatro rodas, os CForce (quadriciclos), ZForce (UTVs esportivos) e UForce (UTVs ‘utilitรกrios’).
Aparentemente, produzir motos nรฃo faz parte dos planos da empresa. A companhia foi procurada pela reportagem, mas nรฃo atendeu nossos contatos.