A chinesa CFMoto apresentou oficialmente a moto 450SR, de quem já vínhamos falando a algum tempo. Um modelo que promete oferecer o melhor que uma esportiva de média cilindrada pode entrega. Além disso, tem preço muito convidativo, mesmo para o mercado chinês…
CFMoto 450SR – A “Ninja 400” da China
A CFMoto revelou oficialmente a 450SR na China, seu país de origem, com algumas especificações surpreendentemente sofisticadas. Apesar da motocicleta não ser uma máquina do superbike, o modelo oferece números competitivos em sua categoria.
O anúncio oficial da marca mostra uma moto com pico de potência de 50 cv e 3.9 kgf.m de torque, em um conjunto com peso de 168 kg. Números semelhantes (e levemente superiores) aos da conhecida Kawasaki Ninja 400. A japonesa tem 48 cv e 3,9 kgf.m, além dos mesmos 168 kg.
Além disso, o motor de 450 cc parece não ter relação com o gêmeo de 400 cc usado no modelo CFMoto 400NK já existente. Excepcionalmente para essa esportiva, a fabricante preparou um bicilíndrico novo, de capacidade relativamente pequena, mas com bom potencial.
A carroceria do modelo foi projetada na Itália, pela Modena 40 em Rimini. Além disso, o conjunto foi testado em túnel de vento, de modo que os winglets em ambos os lados do nariz são funcionais de fato, não apenas um item estético. Segundo a CFMoto, as asas laterais adicionam 2 kg de downforce a 120 km/h.
Segurando tudo isso, vemos o disco dianteiro de 320 mm e um de 220 mm atrás. O conjunto tem pinça radial da Brembo e ABS Bosch. Ainda não há informações sobre os detalhes da suspensão, invertida. No quesito ergonomia, serão oferecidas três alturas de assento diferentes – 785 mm, 795 mm e 815 mm.
Veja também:
- CFMoto: motos que queremos no Brasil
- 250SR: a esportiva CFMoto que faria sucesso no país
- Nova Hornet 2022: Honda exibe mais do modelo em vídeos
A 450SR foi derivada da moto conceito SR-C21, apresentada no ano passado. O estilo é praticamente intocado, exceto pela adição dos espelhos, faróis maiores sob as faixas de luz de LED e um escapamento único.
Além disso, mecanicamente, o braço oscilante de um lado do conceito foi trocado por um design mais convencional e barato, diga-se de passagem. No entanto, o que o modelo apresentado agora perdeu, pode retornar em uma versão ‘SR-R’ posteriormente.
‘Ninja 400 com preço de Twister’
As vendas da 450SR começaram pela China, onde o preço de pré-venda é 31.980 Yuan, cerca de R$ 23 mil em conversão direta. É consideravelmente mais barata que uma Ninja 400, que custa aproximadamente 40.000 yuan (R$ 29 mil).
Guardadas as devidas proporções, são valores não muito diferentes da nossa conhecida Honda CB 250F Twister. Por aqui, a street tem preço público de R$ 17.880, mas é encontrada nas concessionárias por R$ 21.901 segundo a Tabela Fipe.
Sem dúvidas, são valores convidativos, visto que uma moto semelhante a chinesa, a Ninja 400, parte no Brasil dos R$ 33.690. Mas não se empolgue muito, atualmente não há nenhuma palavra da CFMoto sobre a disponibilidade da 450SR fora da China. No entanto, é provável que a moto seja oferecida na Europa.