A CFMoto no Brasil estreia em duas rodas com fábrica em Manaus, 7 concessionárias e provável chegada de mais modelos além da Ibex 450.

A chegada da CFMoto no Brasil marca um novo capítulo no mercado de motocicletas. Com mais de 35 anos de atuação global, a marca chinesa agora aposta no país com uma operação robusta, que inclui produção nacional, rede de concessionárias e uma estratégia focada em qualidade e experiência do cliente.

CFMoto Ibex 450, sendo "descoberta" no Festival Interlagos 2025 - Divulgação
CFMoto Ibex 450, sendo “descoberta” no Festival Interlagos 2025 – Divulgação

Nessa entrevista exclusiva da Motonline com Urano Carvalho, head de motocicletas da CFMoto Brasil, vamos entender como a marca, que já está no país há mais de uma década de atuação com quadriciclos off-road fabricados em Manaus, a partir do ano que vem, passa a integrar o mercado nacional de duas rodas.

A expansão para o segmento de motocicletas coloca a CFMoto no Brasil como um novo player de peso, mirando uma fatia relevante do mercado nacional. A movimentação já desperta interesse de motociclistas brasileiros, que aguardam a definição dos primeiros modelos de duas rodas que serão oferecidos.

A CFMoto já é referência na China, onde lidera o mercado de motos acima de 200 cilindradas. Presente em mais de 100 países, também vem conquistando espaço em mercados exigentes da Europa. Agora, a missão é repetir esse sucesso no Brasil, trazendo uma operação que une produção local, distribuição eficiente de peças e atendimento qualificado.

CFMoto no Brasil: Urano Carvalho no Festival Interlagos - Divulgação
CFMoto no Brasil: apresentação de Urano Carvalho no Festival Interlagos 2025 – Divulgação

Mercado duas rodas da CFMoto no Brasil

A decisão da empresa de investir no Brasil vem após uma trajetória de crescimento global, com foco na consolidação de sua imagem como fabricante de motos de alta qualidade. A operação brasileira segue um modelo que prioriza a proximidade com os clientes e a excelência no atendimento.

Segundo Urano Carvalho, o plano é garantir que toda a operação, desde a produção até o pós-venda, seja feita com o máximo rigor. “Nosso principal pilar é entender o que o cliente espera. O segundo é oferecer qualidade, tanto no produto quanto nos serviços”, afirma. Assista ao vídeo completo da entrevista no final do artigo.

O compromisso não é apenas importar motos, mas também nacionalizar a produção, gerando empregos e fortalecendo a indústria local. A fábrica da Zona Franca de Manaus será responsável pela montagem dos modelos que rodarão nas ruas brasileiras.

Box da CFMoto no Festival Interlagos - Divulgação
Box da CFMoto no Festival Interlagos – Divulgação

Primeiras cidades com concessionárias

A estratégia de expansão da rede começa de forma seletiva. Segundo o executivo, a CFMoto no Brasil optou por abrir, inicialmente, sete concessionárias em cidades consideradas estratégicas para a operação: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Piracicaba (SP), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Caxias do Sul (RS) e Porto Alegre (RS).

A escolha dessas localidades busca garantir excelência na experiência do consumidor, suporte técnico eficiente e estoque de peças adequado desde o início. Cada concessionária terá estrutura própria de peças, com um índice de disponibilidade estimado em 94% a 95% dos itens mais procurados.

CFMoto no Brasil: a CL450 pode estar entre as próximas a chegar - Divulgação
CFMoto no Brasil: a CL450 pode estar entre as próximas a chegar – Divulgação

Motos confirmadas e próximas escolhas

O primeiro modelo já confirmado para o país é a CFMoto Ibex 450, uma adventure de médio porte que já conquistou mercado em outros países. No entanto, a empresa ainda está realizando pesquisas junto ao público brasileiro para definir os próximos modelos.

Entre os candidatos estão a CL450, a NK250 e outras opções da linha street e naked. A expectativa é que, nos próximos 60 a 90 dias, a marca anuncie oficialmente quais serão as quatro ou cinco primeiras motos que farão parte do portfólio inicial no Brasil.

A partir daí, o plano é realizar lançamentos semestrais, sempre ouvindo o mercado para adaptar o portfólio às preferências dos motociclistas brasileiros.

Quando começam as vendas no Brasil?

A previsão da empresa é iniciar as vendas oficialmente no primeiro semestre de 2026. A expectativa dos executivos é concluir, até lá, todas as etapas de homologação dos modelos, finalização da rede de concessionárias e treinamento das equipes.

Apesar do otimismo, o cronograma é tratado com cautela. A empresa prefere assegurar que todos os processos estejam consolidados antes de colocar as motos nas lojas. A meta interna é, se possível, começar no primeiro trimestre de 2026, mas oficialmente o prazo anunciado é até junho do mesmo ano.

A NK250 é outra forte candidata a estrear no Brasil - Divulgação
CFMoto no Brasil: A NK250 é outra forte candidata – Divulgação

Expectativa da CFMoto para o futuro no país

Os planos para o médio e longo prazo são ambiciosos. A CFMoto no Brasil projeta, em cinco anos, contar com uma rede de 30 a 50 concessionárias, estando entre as cinco maiores marcas do país no segmento de motocicletas de média e alta cilindrada.

Urano Carvalho acredita que, com a qualidade dos produtos, atendimento especializado e produção nacional, a marca tem todos os elementos para se consolidar no Brasil. O crescimento da rede deverá acompanhar o sucesso das operações iniciais, podendo ser escalado rapidamente após os primeiros meses de funcionamento.

Se tudo seguir conforme o planejado, a partir de 2026 veremos as motos da CFMoto no Brasil rodando pelas ruas, oferecendo mais opções, tecnologia e competitividade ao mercado nacional.

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Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
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