Maior fabricante de motos do mundo, a Honda possui uma série de modelos curiosos no exterior. E alguns deles nos parecem… familiares. Já imaginou uma espécie de ‘CG 160 versão 2.0’, com o motor brasileiro mas visual recortado, alto nível de eletrônica e ar esportivo? Ou seja, o conjunto mecânico da CG com visual, equipamentos e ciclística completamente diferentes. Esta é a nova XBlade 160 2026.

O coração conhecido em corpo novo
Sob o tanque de combustível com design esportivo, a XBlade 160 esconde um velho conhecido dos brasileiros: o motor monocilíndrico de 162,71 cc, 4 tempos, refrigerado a ar, equipado com a renomada tecnologia HET (Honda Eco Technology). A unidade propulsora entrega 14,13 cv a 8.500 rpm e 1,4 kgf.m de torque a 6.000 rpm — números idênticos aos da CG 160 comercializada no Brasil.
A transmissão de 5 velocidades trabalha em conjunto com um chassi que registra apenas 140 kg de peso seco, proporcionando uma relação peso-potência favorável para o trânsito urbano.

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Suspensão e freios
A Honda optou por uma configuração de suspensão que equilibra conforto e esportividade. Na dianteira, uma forquilha telescópica convencional; na traseira, um monoamortecedor, dando um visual mais naked do que a CG 160 e por característica, é mais confortável também.
A XBlade 160 possui freios a disco nas duas rodas, porém não conta com sistema ABS na versão colombiana, porém na Índia essa tecnologia é encontrada na moto em dois canais.
Design que não passa despercebido
Se a mecânica mantém a filosofia conservadora da Honda, o design da XBlade 160 vai na contramão. As linhas marcantes e os ângulos fortes conferem ao modelo uma personalidade agressiva, bem distante da imagem tradicional da família CG.
O destaque fica por conta do farol de LED em estilo “Robo Face“, exclusivo do modelo, que empresta uma aparência futurista à dianteira e muito diferente da CG 160. Defletores laterais aerodinâmicos, escapamento duplo e acabamento em preto fosco completam o pacote visual, disponível em três opções de cor: cinza metálico, vermelho metálico e cinza escuro perolizado.
Tecnologia embarcada
O painel é do tipo digital e inclui velocímetro, tacômetro, indicador de marcha engrenada, relógio, hodômetro, medidor de combustível e até indicador de revisão programada.

A iluminação full LED — que abrange faróis, piscas e lanternas traseiras — melhora significativamente a visibilidade noturna e contribui para a economia de energia do sistema elétrico. O pacote de conveniência ainda traz partida elétrica, sensor de ponto morto e chave codificada antirroubo.
Uma ‘CG 160 esportiva’ que não deve vir ao Brasil
A XBlade é um modelo importante para a Honda, oferecido em diversos mercados – especialmente, em ‘emergentes’. Assim, está à venda na Colômbia, na Índia e em muitos outros locais. Porém, sua vida ao Brasil é improvável, uma vez que seria difícil de encaixar esta ‘street premium’ numa realidade onde a marca já domina com a Titan 160 e oferece a CB 300F Twister como opção de upgrade.

