Essa CG Elétrica parece vir de um filme futurista dos anos 70, mas a chinesa Yongle Risheng está tentando fazer isso virar realidade com seu projeto mais ousado: a CG, uma motocicleta movida a energia solar e eólica.

Essa CG Elétrica parece vir de um filme futurista dos anos 70, mas a chinesa Yongle Risheng está tentando fazer isso virar realidade com seu projeto mais ousado: a CG, uma motocicleta movida a energia solar e eólica. Sim, você leu certo – ela usa tanto o sol quanto o vento para se manter em movimento.

A moto que, parece ter sido baseada em uma Honda CG 125, largou seu motor à combustão e apostou nessa curiosa forma de gerar energia. No lugar do antigo propulsor está uma bateria de 72v e 30 ah que gera 1500w de potência.

 

CG Elétrica com hélice e painel solar
Uma CG Elétrica com hélice e painel solar?

Uma CG Elétrica com hélice

O que torna a Yongle Risheng CG elétrica tão diferente? Ela não é só mais uma elétrica comum. O projeto inclui:

  • Painéis solares embutidos no “teto”: estrutura metálica integrada à própria motocicleta por meio de ancoragens laterais no eixo traseiro e na parte dianteira do chassi.
  • Um gerador eólico (nada) discreto, que aproveita o vento da sua própria velocidade em eletricidade extra.

Ou seja, enquanto você pilota, a moto tenta “produzir” parte da energia que consome. Maluco, não é?

 

Veja também: 

Bimota lança superesportiva de 1000cc: uma Kawasaki com outra roupa?

Melhor scooter elétrica? Porque este lançamento roubou a cena no exterior

Mais caras do que você pensava: motos elétricas vs motos à combustão

 

 

cg eletrica
Parece mentira, mas esse projeto realmente existe – Foto: divulgação

 

Outras coisas da CG Elétrica

Além da “inovação”, a Yongle Risheng CG apresenta uma tela LCD, transmissão de 3 velocidades por correia dentada e alcança até 60 km/h, com autonomia de 120 km (reduzida para 50 km usando apenas energias renováveis). Com peso de 133 kg, roda em aros 17″, suspensão convencional (garfo tele-hidráulico dianteiro e amortecedores traseiros) e freios a disco em ambas as rodas, mantendo as características básicas do modelo convencional no qual é baseada (vulgo CG 125).

 

WhatsApp Image 2025 04 03 at 15.08.36
Como se não bastasse a CG, há uma “moto” de três rodas – Foto: divulgação

 

O projeto parece especialmente direcionado a mercados asiáticos, onde fatores econômicos muitas vezes limitam o acesso e a manutenção de motocicletas convencionais. Mas é de fato um projeto muito curioso e foge bastante do gosto tradicional dos motociclistas. E aí, teria uma “moto” dessas?

 

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio