Honda CG Start e Yamaha Factor 150 ganharam novidades em 2025; qual a melhor?

As principais marcas de motocicletas do Brasil renovaram as suas opções street. Isso mesmo, Honda CG Start e Yamaha Factor 150 ganharam novidades em 2025. E agora qual a melhor escolha: comprar a mais potente ou a mais completa?

A mais potente – Honda CG Start 

A Honda CG 160 ganhou uma nova geração, de número 10. Porém, o modelo segue movido pelo monocilíndrico OHC de 162,7 cm³, com 14,4 cavalos a 8.000 rpm e torque de 1,41 kgf.m a 6.750 rpm. Em resumo, é mais potente que a rival Yamaha Factor 150 (12 cv).

CG Start
CG Start tem freio com sistema combinado CBS, com disco na dianteira e tambor na traseira e pneus Pirelli City Dragon ou Vipal Street ST 600, tubeless (sem câmara), nas medidas 80/100-18 (frente) e 90/100-18 (traseira)

Entretanto, a Start é a única versão da linha CG 160 que tem apenas a gasolina como opção de combustível admitido pelo sistema PGM-FI. Ou seja, não tem tecnologia FlexOne para rodar com etanol. Então, caso você precise de uma bicombustível, terá que desembolsar um pouco mais pela CG 160 Fan (R$ 21.108) em comparação com a mais acessível Start (R$ 19.109) segundo valores da Tabela Fipe.

CG Start e Fan
Mais potente, CG Start não tem itens como a rival Factor (farol de LED) e a cobiçada tomada USB é um acessório opcional na versão mais completa, a Fan

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A mais completa – Yamaha Factor 150

A nova Yamaha Factor 150 tem agora duas versões: a standard e a nova DX. Porém, mesmo a versão mais básica tem itens como faróis de LED e tampa do tanque do tipo aviador. Além disso, o modelo calça os pneus Michelin Pilot Street 2 – nas medidas 80/100-18M/C 47S TL (dianteiro) e 100/80-18 M/C 59S (traseiro).

Factor 150
Mais completa e bicombustível, Factor 150 também é menos potente com 11,8 cv de potência a 7.250 rpm com gasolina (12 cv com etanol) e 1,3 kgf.m de torque a 6.000 rpm em ambos os combustíveis

Para quem quer mais estilo, a versão DX se diferencia com a exclusiva luz de posição integrada, rodas coloridas, spoiler de motor, além de para-lama e traseira pintados na cor da moto. Não para por aí: a versão DX também tem um opcional de “Pack de Acessórios” com tomada USB (uma entrada tipo A e outra tipo C) e cavalete central.

FACTOR DX
Versão DX tem mais estilo o tem a opção do pack de acessórios, porém, seu preço supera o cobrado na rival mais acessível CG Start

Enfim, a Yamaha Factor 150 também se apresenta como a mais acessível, frente a rival Start, partindo de R$ 18.425 na Fipe. Porém, sua versão com mais itens de estilo DX tem preço na média de R$ 19.743 no mercado.

Por fim, com preços próximos, a escolha entre Honda CG Start e Yamaha Factor 150 fica a cargo das necessidades de cada motociclista (potencia x acessórios) e claro, da acessibilidade da rede das marcas em cada região do país.

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Jornalista especializado em cultura e esporte sobre rodas. [email protected]
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