Publicidade

É a primeira vez que o projeto é realizado na Baixada Fluminense

Entre os dias 17 a 19 de julho, atletas famosos e educadores especializados realizarão oficinas esportivas com estudantes de idades entre 7 e 14 anos em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. É a Caravana do Esporte, projeto social da ESPN Brasil realizado em parceria com o Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância e o Instituto Esporte e Educação. O projeto tem apoio da NovaDutra (empresa do Grupo CCR).

Esta é a primeira ação da Caravana do Esporte no Estado do Rio desde o seu surgimento, em 2005. Nesse período, o projeto já atendeu a 55 mil crianças e jovens, além de 8.500 educadores.

Ao longo dos três dias, a Caravana do Esporte envolverá cerca de 3.000 crianças e jovens nas oficinas esportivas, além de oferecer workshops a 300 professores da rede pública de ensino. A ação ocorrerá no Campo do Brasileirinho, em Comendador Soares.

Publicidade

A proposta do evento é despertar os jovens para a cidadania, aplicando o esporte para contribuir com a construção de valores como auto-estima, companheirismo e convívio social. Esse processo se dá por meio de jogos e brincadeiras que têm no universo do esporte o eixo condutor e grandes esportistas como incentivadores.

Ao longo dos três dias da Caravana do Esporte em Nova Iguaçu, as crianças e jovens poderão conviver diretamente com grandes ídolos como Ana Moser (liderou uma geração de jogadoras que mudou o rumo do voleibol no Brasil e conquistou vários títulos, como a medalha de bronze na Olimpíada de Atlanta em 96), de Carlos Alberto Torres (capitão da seleção brasileira na conquista do tricampeonato mundial), de Flávio Canto (judoca medalha de ouro no Pan de Santo Domingo em 2003 e bronze na Olimpíada de Atenas em 2004), Afonsinho (primeiro jogador do futebol brasileiro a ter o passe livre), Nunes (tricampeão brasileiro, campeão da Libertadores da América e do Mundial Interclubes pelo Flamengo) e Zezé e Verônica (ex-jogadoras seleção brasileira de handebol).

“Nestes anos de atuação, a Caravana conhece a realidade da infância por todo o país: do interior às grandes cidades, ainda nos deparamos com a pobreza, o trabalho infantil, a violência que se apresenta de tantas formas, enfim, a negação dos direitos básicos de toda a criança. Ao mesmo tempo, encontramos pessoas dispostas a mudar essa situação. Chegamos a Nova Iguaçu com esta bagagem e com o coração aberto às novas experiências e vivências destes dias. E esperamos que este trabalho tenha continuidade com os professores do município que participarão deste primeiro processo”, conta Adriana Saldanha, diretora da Caravana do Esporte.

Além do apoio da NovaDutra, a Caravana do Esporte tem patrocínio da Petrobras e apoio da Gol Linhas Aéreas.

Publicidade

Serviço – Caravana do Esporte de 17 a 19 de julho. Campo do Brasileirinho
E.M. José Ribeiro Guimarães
Rua Felipe Pereira, 351
Jardim Pernambuco / Ouro Preto – Comendador Soares