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O Tech-air, colete airbag da Alpinestars que é utilizado pelos pilotos da MotoGP e das outras categorias também, estará disponível aos consumidores brasileiros a partir de junho deste ano, por aproximado de R$5.700,00. A empresa anunciou oficialmente a chegada do produto nesta semana e colocou o piloto Eric Granado, da Honda Racing para a demonstração do sistema. Não, ele não sofreu uma queda, mas apenas usou o colete dentro de uma jaqueta da marca e o sistema foi disparado pelo computador para mostrar sua eficiência no funcionamento e no nível de proteção que oferece.

A estrutura básica do Tech-air

A estrutura básica do Tech-air

Os executivos da Star Racer, empresa que representa os produtos da marca Alpinestars no Brasil enfatizaram a rapidez com que a evolução da tecnologia para proteção de motociclistas acontece para sair das pistas e alcançar os consumidores comuns. O piloto de testes e jornalista Leandro Mello destacou a evolução da segurança ativa que as motos trazem e aquela usada também em capacetes, roupas, botas, luvas, e demais acessórios. “A chegada do Tech-air é um enorme avanço”, falou Melo.

O Tech-Air é o primeiro sistema de airbag integrado que é completamente independente da motocicleta. Há vários sensores eletrônicos incorporados ao colete e algoritmos capazes de detectar situações de perda de controle com alta precisão, inflando instantaneamente o airbag e oferecendo proteção abrangente para todo o torso (costas, ombros, clavículas, peitoral, abdômen superior e rins) antes mesmo do primeiro impacto em uma colisão.

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Frente e verso do colete airbag Tech-air

Frente e verso do colete airbag Tech-air

Sensores eletrônicos de alta performance são incorporados de forma segura e discreta dentro da estrutura do sistema (na área dos ombros), fazendo com que o colete seja completamente autônomo e permita o uso intercambiável entre equipamentos compatíveis de maneira fácil e rápida. Não há necessidade de conexão com GPS, sensor ou cabo acoplado a moto, pois atua de forma totalmente independente, sem limitar a liberdade de movimento do piloto e possibilitando o uso em qualquer moto de todas as marcas.

A Unidade de Controle do Tech-Air (ACU) é selada e resistente à água e os componentes são certificados para funcionar em temperaturas entre -10⁰C e 50⁰C. O sistema utiliza bateria de íons de lítio integrada e certificada, com uma autonomia de 25 horas de duração e é recarregável através de Micro USB. O visor de LED localizado na manga do equipamento indica se o sistema está ativo e o nível de carga da bateria. Veja o vídeo do crash test feito com o Tech-air.

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Tech-Air em duas versões

  • Versão Race – O colete possui dois cartuchos de argônio que são disparados separadamente, utilizando apenas uma de suas duas cargas. Assim que recebe o comando da unidade de controle (ACU), o airbag infla totalmente e volta à sua forma inicial em apenas 60 segundos, possibilitando que o piloto continue a corrida mesmo após o primeiro disparo, sem a necessidade de recarregar o sistema. O tempo entre a detecção do acidente e o preenchimento total da bolsa de ar é de 45 milésimos de segundos. Além disso, com uma simples atualização do firmware, o sistema Race pode ser configurado para uso Street, oferecendo máxima versatilidade. O Tech-Air Race é um colete compatível com macacão GP Pro, jaqueta T-Missile, entre outros produtos que serão lançados posteriormente.
  • Versão Street – O colete possui dois cartuchos de argônio que são disparados simultaneamente quando comandados pela unidade de controle (ACU), fazendo com que o airbag infle uma única vez, proporcionando proteção abrangente para a parte superior do corpo que está mais exposta em um acidente. Também oferece proteção enquanto a moto está parada, caso o piloto seja atingido por outro veículo em um semáforo, por exemplo. O tempo entre a detecção do acidente e o preenchimento total da bolsa de ar é de 25 milésimos de segundos. O Tech-Air Street foi projetado para ser usado em conjunto com a jaqueta Yaguara, entre outros produtos que serão lançados posteriormente.

Se você se interessou pelo Tech-air, ele estará disponível a partir de junho de 2018 e mais informações podem ser obtidas no site da Star Racer.

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Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.