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A BMW preparou a moto para continuar liderando o segmento das maxi trail aventureiras

A BMW preparou a moto para continuar liderando o segmento das maxi trail aventureiras

A BMW Motorrad apresentou hoje (2/10) no Intermot 2012 – Salão de Colônia, a nova BMW R 1200 GS, a moto que se confunde com a marca pelas suas características únicas. O desafio da BMW era aperfeiçoar uma moto que lidera mundialmente o segmento das maxi trail aventureiras. E neste novo modelo muitas coisas mudaram.

Uma primeira olhada parece que mudou pouco: engano

Uma primeira olhada parece que mudou pouco: engano

A BMW procurou melhorar itens que pudessem colocar a moto no futuro. Assim, o motor recebeu várias mudanças, sobretudo para adequar-se às futuras normas mais rígidas de emissões de poluentes. O motor da R 1200 GS tem um novo sistema de refrigeração por ar e água que foi aperfeiçoado para conseguir dissipar o calor de forma mais eficiente. A BMW chama o novo sistema de “refrigeração de precisão”, similar ao que se utiliza na Fórmula 1, onde só são refrigerados por líquido os componentes do motor que estão submetidos aos maiores esforços térmicos. Ou seja o motor boxer continua sendo refrigerado principalmente a ar,  mas há dois pequenos radiadores integrados para melhorar a refrigeração das partes mais críticas.

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A caixa de marchas de seis velocidades está integrada ao corpo do motor e nesta nova versão se optou por uma embreagem em banho de óleo em lugar da embreagem a seco do modelo anterior. A transmissão secundária por eixo cardã passou para o lado esquerdo da moto e o escapamento para a direita. O motor mantém os 125 cv de potência a 7.700 rpm com torque de 12,7 kgfm a 6.500 rpm e o peso em ordem de marcha (DIN) é 238 kg, incluido o sistema Integral ABS de série.

Outra grande novidade é o acelerador eletrônico, inédito em motocicletas. Com este equipamento, os movimentos do piloto são transmitidas diretamente à unidade de controle do motor através de um sensor que está no punho, que ajusta a aceleração com mais precisão. Adicionalmente, o piloto pode escolher entre cinco modos de condução (equipamento opcional), que modifica o comportamento e as respostas do motor de acordo com as circunstâncias da pilotagem ou do local onde se está passando: Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro.

Muita eletrônica embarcada; mas o piloto escolhe como conduzir

Muita eletrônica embarcada; mas o piloto escolhe como conduzir

Além do módulo opcional com cinco modos de pilotagem podem ser combinados com três diferentes regulagens de aceleração e isso acaba oferecendo ao piloto várias combinações com diversas formas de funcionamento do motor. Este opcional é montado na fábrica e vem junto com o controle automático de estabilidade – ASC (Automatic Stability Control).

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Novo painel com computador de bordo

Novo painel com computador de bordo

A parte ciclística também recebeu aperfeiçoamentos. A chassi principal é de dupla viga com tubos de aço contínuos. Há um sub-chassi preso ao chassi principal e com esta configuração, combinada com a nova configuração do sistema Telelever na dianteira e EVO Paralever na traseira, a moto ganhou mais rigidez para evitar torções e oferecer um comportamento dinâmico mais estável. A mudança também procurou dar mais capacidade de manobra para a moto e melhor capacidade de absorção de irregularidades do piso e de tração. Nesta nova BMW R 1200 GS os pneus são 120/70 R19 na dianteira e 170/60 R17 na traseira.

Novo escapamento: eixo cardã passou para o lado esquerdo

Novo escapamento: eixo cardã passou para o lado esquerdo

O farol dianteiro da nova R 1200 GS ganhou maior capacidade de iluminação, com diodos luminosos e luz diurna integrada. Com este grupo óptico, aumenta a segurança, com maior visibilidade durante o dia e maior iluminação à noite. Outras novidades adotadas na R 1200 GS são o sistema de rede a bordo, com a tecnologia CAN-Bus (Controller Area Network) e LIN-Bus (Local Interconnected Network), que diminui os chicotes elétricos e aumentam a eficiência das conexões.

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Assento com mais ajustes de altura

Assento com mais ajustes de altura

Resumo das novas características da BMW R 1200 GS:

Motor de 1.170 cc, potência 125 CV a 7.700 rpm e torque máximo de 12,7 Kgfm a 6.500 rpm; Novo sistema de refrigeração do motor; Caixa de marchas seis velocidade integrada ao corpo do motor; Embragem em banho de óleo; Acelerador eletrônico; Escapamento com válvula reguladora; Módulo opcional de condução: Rain, Road, Dynamic, Enduro e Enduro Pro; Novo chassi para maior rigidez; Novo eixo cardã do lado esquerdo; Novo sistema Telelever na dianteira e EVO Paralever na traseira; Bancos com mais opções de regulagem de altura; Novos pneus 120/70 R19 na dianteira e 170/60 R17 na traseira; ABS Integral de serie; Farol principal com LED para sinalização diurna e iluminação noturna; Novo painel com computador de bordo; Quatro cores: Branca, Vermelha, Azul e Grafite

 

Se você tem uma BMW R 1200 GS, opine sobre ela!
Acesse agora mesmo: Guia de Motos – Motonline

 

Azul

Azul

Vermelha

Vermelha

Branca

Branca

Grafite

Grafite

Ficha Técnica

Ficha Técnica