Publicidade

Em sua edição 2024, o Sertões contou com uma presença especial: a Tenere 700. Meses antes de chegar às lojas, o modelo da Yamaha acelerou no maior rali do continente através de uma equipe independente, foi pilotado por uma mulher e fez bonito na classificação final. Saiba tudo.

 

Tenere 700 participou do Sertões 2024

Confirmada pela Yamaha em junho, a Tenere 700 virá ao Brasil apenas no primeiro trimestre do ano que vem. Entretanto, a trail já acelerou no país. Isso porque a equipe MSL Motorsports decidiu importar uma unidade da Europa e inscrevê-la no Sertões 2024 – conforme já contamos aqui.

tenere 700 participando de rali

Juntas, Janaína Souza e Tenere 700 fizeram história no Sertões 2024

Publicidade

 

Assim, a T7 foi comandada pela experiente Janaína Souza. Juntas, elas encararam mais de 3.704 km de areia, saltos, trilhas, pedras, rios e desafios, totalizando 2.306 km de trechos cronometrados em pouco menos de 36 horas. O Sertões 2024 encerrou no último sábado, 31 de agosto, após 8 etapas passando pelo Distrito Federal, Goiás e Bahia.

 

Tenere 700: modificações para competir

A Tenere 700 passou por algumas modificações inevitáveis para participar do Sertões 2024. Entre elas, claro, adoção de pneus para off-road severo, retirada de piscas e espelhos e instalação de protetor de carenagens.

Publicidade
tenere 700 participando do rali dos sertões no brasil

T7 usada na competição recebeu ajustes necessários, mas buscou preservar a originalidade da big trail

Além disso, a unidade em questão recebeu upgrades na ciclística. A suspensão dianteira era assinada pela KYB e a traseira foi fornecida pela Ohlins TTX, enquanto os freios (com discos duplos de 282 mm na frente e simples de 245 mm na traseira) usaram pinças Brembo.

Desta forma, a moto buscou manter o maior nível possível de originalidade. Um que não recebeu alterações foi o motor CP2, com 2 cilindros em linha, 689 cc e arrefecimento a líquido. No modelo original, ele entrega 73,4 cv de potência e 6,93 kgf.m de torque.

Publicidade

Resultado da T7 no rali

O resultado obtido pela dupla Tenere 700 e Janaína Souza impressionou muitos fãs de rali. Afinal, elas conquistaram o 23º lugar na classificação geral e o 6º na categoria MT1, onde aceleram as motos mais fortes da competição.

Nas mãos de Janaína Souza, T7 conquistou um honroso 6º lugar na categoria e 23º posto na classificação geral, desafiando mais de 50 competidores

Vale lembrar que a T7 não é uma moto de competição off-road e, entre outras limitações, pesa quase 100 kg a mais que os modelos projetados para a modalidade. A dupla concluiu as 8 etapas com 35h58m50s87. Se quiser saber mais sobre o assunto, confira o resultado completo do Sertões 2024.

Veja também:

 

Janaína Souza, piloto da Tenere 700

Residente em Portugal, a paulista Janaína Souza possui uma longa trajetória em competições off-road. No currículo, leva títulos como a Copa Mundial Feminino de Rally Baja da FIM (2021), o Brasileiro de Enduro FIM na categoria feminina (2x) e Enduro da Independência (4x), apenas para citar as principais vitórias.

Natural de São Paulo, Janaína vive em Portugal e possui uma longa (e vitoriosa) carreira em competições off-road

E claro que ela já conhecia o Sertões. Foi premiada como Piloto Revelação em 2017, conquistou a terceira posição na categoria Rally Brasil e já faturou o vice-campeonato na Self, classe onde os pilotos correm sem qualquer apoio mecânico externo.

“Se hoje estou aqui no final da última especial do Sertões 2024, eu não fiz isso sozinha. Foi com esforço de toda equipe: do pessoal de filmagem, dos mecânicos, da cozinha, do chefe de equipe. Todos fazem parte desse sonho. Agradeço à MSL Motorsports por acreditar em meu trabalho e me trazer para realizar esse grande sonho, aqui no Brasil”, disse a piloto. “Foram diversos obstáculos pelo caminho, superados dia após dia. Este foi um Sertões bem desafiador e procurei dar o meu máximo”.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza