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Com atraso de seis meses, a Dafra apresentou ontem (11/12) o novo scooter da marca, Cityclass 200i. Colocado como um degrau natural para quem sai dos pequenos scooters de 110 e 125 cc, o novo produto chega já em dezembro às lojas ao preço público sugerido de R$9.390,00.

Cityclass 200i: para todas as vias urbanas

Cityclass 200i: para todas as vias urbanas

O Cityclass foi mostrado pela primeira vez no Salão Duas Rodas de 2013 e estava previsto para chegar ao mercado brasileiro até junho deste ano. No entanto, um incêndio na fábrica da Dafra em Manaus (AM) que paralisou a produção por um mês, colaborou para o atraso. “Tivémos um ano bem fraco, apesar do segmento de scooter estar crescendo e isso colaborou também para sermos mais cautelosos e ajustar o lançamento do Cityclass para um momento que julgamos mais conveniente”, explica Creso Franco presidente da Dafra.

Motor desenvolve 13,8 cv e torque de 1,4 kgfm: suficiente para piloto e garupa

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Franco sempre afirmou que a Dafra deseja tornar-se conhecida pelos seus scooters e isso tem se confirmado. Hoje o Citycom 300i eleva o padrão da marca e o irmão maior, MaxSym 400i, confirma o sucesso da Dafra no segmento. Portanto, nada mais natural que a empresa aproveite o sucesso de seus scooters maiores e coloque mais um modelo numa janela que o segmento deixou aberta. “Queremos colocar um scooter em cada categoria”, fala Franco, enquanto anuncia o fim do seu modelo menor, o Smart 125. “O Smart sai de linha agora, mas temos plano de colocar um novo produto nesta categoria este ano e esperamos mostrá-lo no Salão Duas Rodas, em outubro”, prevê.

Desenho mistura o clássico dos scooters com um certo ar esportivo; rodas aro 16 polegadas com faixinhas vermelhas lhe dão ar sofisticado

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Sob o slogan “conforto e segurança em todas as vias urbanas”, o Cityclass 200i entra na esteira do sucesso do Honda PCX e mostra vantagens sobre o concorrente. Começa com o motor de 200 cc, passa pelas rodas grandes aro 16” e chega no piso plano, uma facilidade adicional para levar pequenas cargas. Outro destaque do Cityclass é o freio a disco presente nas duas rodas e na traseira com sistema de acionamento combinado FH-CBS (Full Hidraulic Combined Brake System), que aplica 30% da força da frenagem do manete da mão esquerda (freio traseiro) também na roda dianteira. O manete da mão direita (freio dianteiro) aplica 100% da força no freio dianteiro.

Assoalho plano o diferencia de seus irmãos maiores Citycom 300i e MaxSym 400i

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O desenvolvimento do Cityclass foi todo realizado no Brasil e partiu de um motor Garelli muito popular na Italia que foi ajustado e recebeu os outros componentes – CVT, sistema de freios e suspensões – de diversos países, principalmente Taiwan. Equipado com injeção eletrônica de combustível, a engenharia da Dafra procurou privilegiar o torque do motor para oferecer agilidade ao usuário do Cityclass para enfrentar subidas e ultrapassagens nos grandes centros urbanos. A potência máxima do motor do Cityclass 200i é de 13,8 cv a 7.500 rpm e o torque máximo chega a 1,4 kgfm a 6.000 rpm.

As suspensões trazem garfo telescópico na dianteira e dois amortecedores na traseira com regulagem na pré-carga da mola. O tanque de combustível tem capacidade para 6 litros e os dados da Dafra mostram comsumo médio de 32 km/l, o que oferece autonomia próxima de 200 km. “Nossos testes mostraram um comportamento adequado dentro da categoria e que oferece muita segurança para conduzir no trânsito urbano”, explica Victor Trisotto, diretor de engenharia da Dafra.

Detalhes que fazem toda a diferença: freio traseiro a disco com CBS, entrada USB no porta-luvas e alça frontal para prender sacolas de compras ou mochilas

Detalhes que fazem toda a diferença: freio traseiro a disco com CBS, entrada USB no porta-luvas e alça frontal para prender sacolas de compras ou mochilas

O design do Cityclass é tradicional , mas possui um toque esportivo, com recortes angulados nas carenagens, faixas vermelhas nas rodas e na combinação de cores. O painel destaca-se também pelo design agradável e moderno que combina elementos digitais e analógicos e traz todas as informações necessárias, com contagiros, velocímetro, marcador de combustível, relógio e odômetro digital. Como itens de comodidade, o Cityclass traz um bom espaço sob o assento em dois níveis, que pode ser aberto sem a necessidade de desligar o motor, um espaço com chave embutido na carenagem frontal que traz uma entrada USB para recarga de celulares ou algum outro dispositivo, como GPS, por exemplo, gancho para sacolas que suporta até 2kg e um bagageiro traseiro já preparado para a instalação de bauleto. Veja o vídeo.

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“O mercado brasileiro está aos poucos aprendendo a apreciar os benefícios do scooter e nós procuramos contribuir para isso”, afirma Sérgio Dias, diretor comercial da Dafra. “O preço do Cityclass 200i mostra uma relação custo-benefício muito adequada aos consumidores”, complementa Dias. O novo Cityclass 200i começa a chegar à rede de concessionárias no final deste mês com preço público sugerido de R$ 9.390,00 e nas cores preta/prata e pérola. A meta da empresa é vender 3.300 unidades em 2015.

Ficha técnica Dafra Cityclass 200i

Ficha técnica Dafra Cityclass 200i

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.