Publicidade

Equipe joseense está reforçada com cinco novos ciclistas, entre eles Jean Coloca e Janildes Fernandes

A renovada equipe de ciclismo de São José dos Campos começa a temporada 2011 com cinco novos atletas e tem grande chance de subir ao pódio na Copa América de Ciclismo, que será disputada em São Paulo no próximo domingo. A prova será no Autódromo de Interlagos, com largada às 9h30 e transmissão ao vivo pela TV Globo.

Com 20 voltas no masculino – aproximadamente 86 quilômetros – e sete no feminino, a Copa América de Ciclismo tem como novidade neste ano a mudança no sentido da corrida, que será inverso ao da Fórmula 1. Participam da prova as 14 melhores equipes brasileiras e outras 5 sul-americanas – da Argentina, do Chile, Peru e Paraguai.

Os novos atletas de São José já estão em treinamento com o grupo. Sumaia Ribeiro e Daniel Soeiro deixaram a equipe de Pindamonhangaba para se unir aos joseenses, assim como Jean Coloca – que veio de Sorocaba – e Wanderlei Gonçalves – ex-Suzano. Márcia Fernandes estava na equipe Chirio Forno D’Asolo, da Itália.

Publicidade

“Temos uma das três equipes com melhor preparo para vencer esta disputa”, diz o técnico joseense, Celso Anderson. Ele acredita no potencial dos atletas e destaca as características do mais novo componente do grupo: “O Jean Coloca é preparado para sprints mais prolongados e vários ataques em sequência, vai ser muito importante para a equipe.”

No masculino, Francisco Chamorro, Daniel Rogelin, Armando Camargo, Soelito Gohr, Robson Dias e os irmãos Fabrício e Maurício Morandi estão escalados para a prova e terão a companhia de Jean Coloca, que reestreia entre os joseenses e é considerado um dos favoritos da competição.

Entre as mulheres, Janildes Fernandes – tricampeã da Copa da República – compete ao lado d e duas recém-contratadas: a irmã Márcia e Sumaia Ribeiro. “Treinamos bastante e estou preparada para brigar pelo título”, acentua Márcia Fernandes, a caçula da família de ciclistas. Com a marca de melhor sul-americana no Mundial Júnior, ela é uma das promessas do Brasil para a Olimpíada do Rio, em 2016.

EQUIPES DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
A Prefeitura de São José dos Campos mantém 49 equipes esportivas de 25 modalidades, entre elas o ciclismo, por meio do Fundo de Apoio ao Desporto não Profissional (Fadenp) e de patrocinadores, com a Lei de Incentivo Fiscal (LIF). Elas disputam competições das respectivas federações e confederações e atuam com destaque nos Jogos Abertos da Juventude, Jogos Regionais e Jogos Abertos do Interior, o que faz com que a cidade figure entre as potências esportivas de São Paulo.

Publicidade