Publicidade

City Safety da Volvo recebe prêmio internacional de segurança no trânsito

Projetado para evitar as colisäes de trƒnsito em baixa velocidade, o novo dispositivo de seguran‡a da Volvo Autom¢veis equipar  o XC60, crossover que ser  apresentado no Brasil em outubro, no SalÆo do Autom¢vel.

Desenvolvido pela Volvo Autom¢veis para evitar colisäes em baixa velocidade, o sistema City Safety recebeu o prˆmio “Traffic Safety Achievement Award”, promovido no Simp¢sio Mundial de Seguran‡a no Trƒnsito, em Nova York (EUA). Realizado no SalÆo Internacional de Nova York, o evento contou com a participa‡Æo de especialistas de institui‡äes da  rea de transportes instaladas em diversas partes do mundo. O dispositivo ser  item de s‚rie do novo XC60, modelo lan‡ado em mar‡o no SalÆo de Genebra, na Su¡‡a, e que ser  apresentado no Brasil em outubro deste ano, no SalÆo do Autom¢vel de SÆo Paulo.

“O City Safety ‚ mais um exemplo da preocupa‡Æo da Volvo em desenvolver solu‡äes capazes de prevenir acidentes a partir de situa‡äes reais de trƒnsito”, afirma Jonas Ekmark, gerente do departamento de seguran‡a preventiva do Safety Center da Volvo. “Para n¢s, ‚ extremamente gratificante ver o trabalho da empresa reconhecido por esta prestigiosa premia‡Æo”.

Publicidade

O City Safety da Volvo causou boa impressÆo entre os membros do j£ri da premia‡Æo devido … sua capacidade de evitar ou reduzir o grau de intensidade das colisäes em baixa velocidade. De acordo com os dados apresentados no evento, aproximadamente 75% dos acidentes de trƒnsito urbano referem-se a colisäes em velocidade inferior a 30km/h. Em 50% destes casos, o condutor nem mesmo chega a frear, geralmente em razÆo da falta de concentra‡Æo.

Nas situa‡äes em que o motorista da frente freia repentinamente o carro, o City Safety identifica o risco de colisÆo e aciona o freio de forma autom tica, mesmo que nÆo haja a‡Æo por parte do condutor. Nos casos em que o carro esteja em velocidade at‚ 15 km/h, o sistema evita totalmente o acidente. Para velocidades entre 16 e 30 km/h, o impacto da colisÆo ‚ atenuado, preservando a integridade dos ocupantes e reduzindo os danos nos ve¡culos.

“O potencial de reduzir os danos provocados por essas colisäes e de preservar a integridade f¡sica dos ocupantes do ve¡culo ‚ muito interessante sob o ponto de vista das seguradoras”, explica Ekmark. Segundo ele, a Volvo j  abriu negocia‡Æo com diversas companhias de seguros na Europa, que estÆo considerando a possibilidade de conceder at‚ 30% de desconto para ve¡culos equipados com o City Safety.