Publicidade

A MotoGP 2021 ainda não acabou, mas ganhou certo tom de ‘missão cumprida’ no último domingo, quando descobriu seu campeão. E ver um francês no topo da motovelocidade mundial foi mais um – dos vários – acontecimentos inesperados desta temporada.

Por isso nos trazemos aqui nove passagens inéditas e insanas que aconteceram ao longo das 16 etapas já disputadas neste ano. Vale lembrar que ainda temos mais duas corridas pela frente, dias 7 e 14 de novembro, em Portugal e na Espanha. Será que novos episódios curiosos virão aí?

motogp 2021 - pilotos

A MotoGP 2021 ainda não acabou, mas já rolaram muitos acontecimentos inusitados até aqui

 

Publicidade

Coisas insanas que rolaram na MotoGP 2021

1
Um francês foi campeão da categoria principal – algo inédito
2
Rossi declarou aposentadoria após 26 temporadas (e mais de 230 pódios)
3 Valentino Rossi anunciou a própria equipe (e não é Yamaha)
4 Viñales rompeu com a Yamaha no meio da temporada…
5 … e já estreou pela Aprilia
6 Aprilia faturou seu primeiro pódio da era MotoGP
7 Novo recorde de velocidade: 362,4 km/h
8 Andrea Dovizioso retorna
9 O calendário mudou várias vezes ao longo da temporada

Veja também:

 

  • Esta dancinha também merecia ir pra lista, né?

1 – Um francês campeão na MotoGP

O Mundial de Motovelocidade é a competição a motor mais duradoura da história, acontecendo ininterruptamente desde 1949 (não, este posto não pertence à Fórmula 1 – que surgiu um ano depois). E em 73 temporadas um francês nunca havia faturado a categoria principal. Até o título de Fabio Quartararo. Os países com pilotos campeões são:

Publicidade
  • Itália (20 títulos, 5 pilotos)
  • Inglaterra (17 títulos – o último há 44 anos -, 6 pilotos)
  • Estados Unidos (15 conquistas, 7 atletas)
  • Espanha (11 títulos, 4 pilotos)
  • Austrália (8 taças, 3 pilotos)
  • Zimbábue / Rodésia (1 título, com Gary Hocking em 1961)
  • França (1 título, com Fabio Quartararo em 2021)

Fabio Quartararo, primeiro francês campeão na MotoGP

 

2 – Valentino Rossi se aposenta

Uma das – se não a maior das – lendas da motovelocidade anunciou sua aposentadoria como piloto em 2021. Valentino Rossi chegou ao Mundial em 1996, faturou 9 títulos (sendo 7 na categoria principal), subiu ao pódio 235 (duzentas e trinta e cinco!) vezes, venceu 115 corridas, cravou 96 voltas rápidas. Foram 26 temporadas completas acelerando entre os melhores do mundo – para se ter noção, com 22 anos, Quartararo sequer tem ’26 temporadas de vida’.

valentino rossi motogp honda

O irreverente, super competitivo e multicampeão Valentino Rossi anunciou sua aposentadoria

Publicidade

 

3 – Rossi anuncia sua própria equipe na MotoGP

Há um bom tempo Rossi atua nas categorias de base e mantém espaços de treinamento para novos atletas na Itália – que já contaram com a participação de brasileiros, inclusive. Atuais pilotos da MotoGP como Francesco Bagnaia e Luca Marini, já foram seus pupilos.

Felizmente, ainda veremos Rossi nas pistas. Desta vez, como chefe de equipe

A novidade é que o multicampeão irá atuar também na gestão de um time na categoria principal, o que só é possível após sua aposentadoria enquanto piloto. Curiosamente, a Aramco VR 46 não irá competir de Yamaha (com quem Rossi obteve 4 títulos), Honda (3 títulos) ou Aprilia (títulos nas 125cc e 250cc), mas sim de Ducati.

 

4 – Maverick Viñales quebrou os pratos com a Yamaha

O relacionamento entre Yamaha e o piloto numeral 12 começou muito bem em 2021, com direito a vitória na primeira corrida da temporada. Porém, a relação se desgastou rapidamente.

Viñales não conseguiu obter bons resultados nas provas seguintes e chegou ao ponto de pilotar, propositalmente, de modo que danificasse o motor de sua M1 durante o GP da Estíria (em agosto). Então a equipe lhe deixou de molho na etapa seguinte e logo depois as duas partes entenderam que aquela situação não levaria a lugar algum, que era melhor rescindir o contrato imediatamente. E assim foi feito.

 

5 – Viñales estreia pela Aprilia

Duas corridas depois do rompimento com a Yamaha, Viñales se estava de casa nova. Moto no box, contrato assinado, macacão pronto para ser vestido. Assim, ele estreou pela Aprilia no dia 12 de setembro, durante o GP de Aragón. Agora colega de Aleix Espargaró, Maverick soma um P18, P13 e P8.

motogp - vinales na aprilia

A história de Viñales com a Yamaha foi do céu ao inferno e ao rompimento em poucas semanas. Agora piloto está na Aprilia

 

6 – Aprilia fatura primeiro pódio

A MotoGP 2021 gravou seu nome na história por muitos motivos. Entre eles, porque marcou o primeiro pódio da Aprilia. A fabricante italiana chegou ao Mundial de Motovelocidade em 2015 e nunca havia conseguido terminar uma prova entre os três melhores. Quem estabeleceu a marca foi Aleix Espargaró, com o terceiro lugar no GP de Silverstone.

Depois de uma batalha sensacional com Jack Miller, Aleix Espargaró conquista o primeiro pódio da Aprilia na MotoGP

 

7 – Novo top speed da MotoGP é de 362,4 km/h

Em 2021, a MotoGP também estabeleceu um novo recorde de velocidade máxima. Johann Zarco cravou 362,4 km/h na reta de 1.068 metros do circuito de Losail, no Qatar. O número foi atingido durante os treinos livres da primeira etapa da temporada, em março, a bordo de uma Pramac Ducati.

motogp top speed

Uma moto passando dos 360 km/h em pouco mais de mil metros de reta. E este top speed da MotoGP, está bom pra você?

 

8 – Dovi voltou

Muitos nomes conhecidos da torcida ressurgiram nesta temporada. O já aposentado (e pentacampeão Mundial) Jorge Lorenzo foi cotado para vagas, Dani Pedrosa (atual piloto de testes da KTM) correu como wildcard no GP da Estíria… Andrea Dovizioso voltou às pistas.

motogp dovizioso de yamaha

O rosto é familiar, mas de macacão cinza? Dovi trocou as cores da Ducati pelas da SRT Yamaha em 2021

Três vezes vice-campeão, Dovi se retirou da cena em 2020, quando seu contrato com a equipe principal da Ducati expirou. Porém, retornou em setembro, substituindo Franco Morbidelli e acelerando pela SRT Yamaha. Agora já tem contrato acertado com o time e seguirá a bordo da japonesa – ao menos – até o fim de 2022.

 

9 – O calendário foi uma loucura

Encerramos a nossa lista de acontecimentos inusitados da MotoGP 2021 com um dos mais importantes deles: o calendário e suas constantes atualizações durante a temporada.

A FIM e a Dorna Sports receberam agora o relatório oficial final e detalhado da ARPA, entidade reconhecida para investigar a actual situação de Motegi e arredores.

Motegi, no Japão, foi um dos circuitos riscados da temporada 2021. Mas não foi o único

Entra corrida, sai corrida; entra público, tira público; tira Ásia, põe Portugal; engaveta a Argentina, mas mantém os Estados Unidos; risca do mapa Japão, Austrália e Tailândia. Lembra das estreias previstas para este ano? Esqueça.

Foram várias alterações, várias. A maioria – senão todas – tomadas em virtude de desdobramentos da pandemia. Ao final, ficamos felizes por ver o público de volta às arquibancadas. Ah, e a prévia do calendário 2022 já saiu.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza