A marca chinesa Colove, uma das mais novas fabricantes do país, anunciou recentemente seu interesse em produzir uma big trail de 800 cc. O modelo em questão, que deve dar vida às ambições da Colove, é a 800X, um projeto cotado a ter um motor com muitas semelhanças com o propulsor das KTM 790 Adventure e Duke.
- Moto chinesa é ‘igual’ a S 1000 RR, só que mais baratinha
- Harley-Davidson vai fazer motos na China
- Xiaomi exibe ciclomotor elétrico por R$ 3 mil, na China
Nesta semana, em uma apresentação em streaming, foi realizado o anúncio da Colove 800X. O modelo foi lançado diretamente pelo fundador da marca, Zhang Xue. Entretanto, na ocasião surgiram apenas imagens do motor e ilustrações de três versões da moto. O modelo deve chegar às concessionárias ainda neste ano.
Big trail chinesa; motor (quase) KTM
Até agora tudo o que já vimos de concreto foi o motor, que deve mover a nova big trail. O propulsor chamou a atenção por se parecer com o mundialmente conhecido KTM LC8c, montado nas 790 Duke e Adventure da marca austríaca.
Os motores são semelhantes tanto no design quanto na arquitetura. Ambos são bicilíndricos, arrefecidos a líquido e contam com pistões de 88 mm de diâmetro e 65,7 mm de curso. O que muda é a taxa de compressão: 13:1 no chines contra 12,7:1 do austríaco.
O propulsor da KTM entrega 95 cv de potência máxima e 8,7 kgf.m de torque – os números da Colove ainda não foram divulgados, claro. Inclusive a rival CFMoto saiu na frente e já possui a licença KTM para o motor LC8c, a ser utilizado na sua nova big trail!
De fato existem várias semelhanças entre os dois motores. Mas na China essa “inspiração”, que às vezes até chega a ser uma cópia propriamente dita, não é novidade. Vale lembrar o caso da Shanyang 450 S, que tinha visual muito (muito!) próximo ao da BMW S 1000 RR.
Além do motor, a Colove também remete a outras motos em diferentes quesitos. Em uma das versões, o design da traseira remetem muito ao da família DUKE, da KTM, enquanto o formato do conjunto frontal (bico, bolha e farol) lembram a Triumph Tiger 900. Já em outra imagem da 800x, de outra versão, é impossível não se lembrar da Yamaha Ténéré 700.
Como será a Colove 800x
O conjunto da Colove 800X deve contar com quadro tubular de aço, suspensão invertida, rodas raiadas de 21 e 18 polegadas e pneus de uso misto. A marca promete três versões da motocicleta, sendo uma delas no estilo supermoto (motard).
O painel de instrumentos será comum a todas, com navegação por satélite integrada. Também foi anunciada a presença de um sistema ABS, quick shifter para mudanças rápidas, cruise control e diferentes modos de condução. Vamos aguardar para ver se essa moto sai do papel e qual vai ser o resultado final.