Publicidade

A marca chinesa Colove, uma das mais novas fabricantes do país, anunciou recentemente seu interesse em produzir uma big trail de 800 cc. O modelo em questão, que deve dar vida às ambições da Colove, é a 800X, um projeto cotado a ter um motor com muitas semelhanças com o propulsor das KTM 790 Adventure e Duke.

Motor 790 DKTM das irmãs Adventure (foto) e e Duke serviu de ‘inspiração’ ao coração da nova big trail chinesa

Nesta semana, em uma apresentação em streaming, foi realizado o anúncio da Colove 800X. O modelo foi lançado diretamente pelo fundador da marca, Zhang Xue. Entretanto, na ocasião surgiram apenas imagens do motor e ilustrações de três versões da moto. O modelo deve chegar às concessionárias ainda neste ano.

Colove 800X deve estar disponível em três versões. Além do motor, visual também lembra outros modelos do mercado – como, dependendo da versão, a Tiger 900 ou Ténéré 700

Publicidade

 

Big trail chinesa; motor (quase) KTM

Até agora tudo o que já vimos de concreto foi o motor, que deve mover a nova big trail. O propulsor chamou a atenção por se parecer com o mundialmente conhecido KTM LC8c, montado nas 790 Duke e Adventure da marca austríaca.

Motor da Colove 800X é (bem) semelhante ao propulsor da KTM em termos de design, números e arquitetura

Os motores são semelhantes tanto no design quanto na arquitetura. Ambos são bicilíndricos, arrefecidos a líquido e contam com pistões de 88 mm de diâmetro e 65,7 mm de curso. O que muda é a taxa de compressão: 13:1 no chines contra 12,7:1 do austríaco.

Publicidade

Concorrência já tem a licença para o motor KTM LC8c

O propulsor da KTM entrega 95 cv de potência máxima e 8,7 kgf.m de torque – os números da Colove ainda não foram divulgados, claro. Inclusive a rival CFMoto saiu na frente e já possui a licença KTM para o motor LC8c, a ser utilizado na sua nova big trail!

De fato existem várias semelhanças entre os dois motores. Mas na China essa “inspiração”, que às vezes até chega a ser uma cópia propriamente dita, não é novidade. Vale lembrar o caso da Shanyang 450 S, que tinha visual muito (muito!) próximo ao da BMW S 1000 RR.

Motos chinesas ‘inspiradas’ em famosos modelos europeus não são novidade. Por exemplo, a S 450 lembra muito a BMW S 1000 RR

Publicidade

Além do motor, a Colove também remete a outras motos em diferentes quesitos. Em uma das versões, o design da traseira remetem muito ao da família DUKE, da KTM, enquanto o formato do conjunto frontal (bico, bolha e farol) lembram a Triumph Tiger 900. Já em outra imagem da 800x, de outra versão, é impossível não se lembrar da Yamaha Ténéré 700.

Como será a Colove 800x

O conjunto da Colove 800X deve contar com quadro tubular de aço, suspensão invertida, rodas raiadas de 21 e 18 polegadas e pneus de uso misto. A marca promete três versões da motocicleta, sendo uma delas no estilo supermoto (motard).

O painel de instrumentos será comum a todas, com navegação por satélite integrada. Também foi anunciada a presença de um sistema ABS, quick shifter para mudanças rápidas, cruise control e diferentes modos de condução. Vamos aguardar para ver se essa moto sai do papel e qual vai ser o resultado final.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza