Publicidade

A equipe Petrobras Lubrax, que participa do Rally Paris-Dakar, j  confirmou presen‡a na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, o Baja Petr¢leo, que ser  realizada entre os dias 25 e 27 de mar‡o na cidade de Campos dos Goytacazes (RJ).

A equipe ser  a £nica a estar representada nas trˆs categorias: Jean Azevedo nas motos com uma KTM 525, a dupla Klever Kolberg / Lourival Roldan nos carros com o Mitsubishi L200 Evolution e nos caminhäes Andr‚ Azevedo / LuizÆo Azevedo com um Mercedes-Benz 1728 FlexTruck.

Eles estarÆo brigando pelo t¡tulo da competi‡Æo com grandes nomes do off road que tamb‚m j  confirmaram presen‡a: Jos‚ H‚lio nas motos, os pilotos Guilherme Spinelli, Reinaldo Varela e Maur¡cio Neves nos carros e Carlos Salvini, Luciano Braga da Cunha, Alfredo Yahn e Nilo de Paula, entre outros, nos caminhäes.

Estreando no Baja Petr¢leo, Andr‚ Azevedo e seu primo, LuizÆo Azevedo, levarÆo o Mercedes-Benz 1728 FlexTruck, vencedor do Rally dos Sertäes do ano passado, para esta etapa do Brasileiro. “ um grande prazer participar pela primeira vez do campeonato brasileiro. Conhe‡o um pouco a regiÆo por causa das plataformas da Petrobras e aproveitarei para rever os amigos da empresa que sempre me cobram ver o caminhÆo competindo”, disse Andr‚. “Tamb‚m tivemos algumas mudan‡as como a reposicionamento do tanque de combust¡vel e dos estepes, distribuindo melhor o peso entre os dois eixos e, conseqentemente, dando mais equil¡brio nas curvas”, concluiu.

Publicidade

Seguran‡a – A organiza‡Æo da prova informou que a partir deste rali ser  usado um novo sistema chamado “spy”. Por meio dele, os organizadores saberÆo a velocidade de cada ve¡culo e se os competidores estÆo seguindo corretamente o roteiro. “Este sistema tamb‚m ‚ importante para controlar a velocidade dos participantes nos trechos de radar, e, desta forma, garantindo a seguran‡a dos moradores locais”, afirmou o navegador Lourival Roldan.

Percurso
Em 2005, o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country reservou algumas mudan‡as aos participantes. Uma delas ‚ o pr¢logo Super Prime, onde os ve¡culos largarÆo em duplas e percorrerÆo lado a lado o percurso de 2.600 metros. SerÆo realizadas duas voltas neste trajeto, sendo que a primeira contar  para a ordem de largada do dia seguinte e a segunda valer  para o Super Prime.

Veja a programa‡Æo do Baja Petr¢leo 2005:

Dia 25 de mar‡o, sexta-feira:
22:00 horas – largada promocional obrigat¢ria … todos os competidores

Publicidade

Dia 26 de mar‡o, s bado
Das 08:00 horas …s 11:00 horas – Vistoria
11:00 horas – Pr¢logo e Super Prime motos
13:00 horas – Pr¢logo e Super Prime carros e caminhäes

Dia 27 de mar‡o, domingo
Etapa de 210 km, dividida em duas voltas de 105 km, com 80 km de trecho cronometrado (especial) em cada uma delas.
08:00 horas – Largada Motos
12:00 horas – Largada carros e caminhäes