Publicidade

O Enduro da Independência, considerado a mais tradicional prova de regularidade do Brasil, começou nesta quarta-feira (4), com largada pela primeira vez em Vitória (ES) e mais de 400 pilotos inscritos nas 12 categorias das motos. De 4 a 7 de setembro, a 31ª edição da competição vai reproduzir a Rota Imperial, caminho utilizado por Dom Pedro II em viagens ao interior do país, saindo da capital capixaba até Ouro Preto (MG).

Começou o Enduro da Independência 2013

Começou o Enduro da Independência 2013

“A expectativa para essa edição é das melhores possíveis. Foi tudo pensado para agradar ao público e aos pilotos, esse ano deve ser histórico para o Enduro da Independência. Agora é aproveitar e ver quem se destaca em cada uma das categorias”, afirma Gustavo Jacob, presidente do TCMG.

As largadas para o primeiro dia começaram às 7h com os pilotos largando em ordem definida por sorteio dentro de suas categorias, que seguem a programação estabelecida pela organização (Master, Sênior, Over 40, Over 45, Over 50, Junior, Dupla Graduado, Over 55, Feminino, Novato e Dupla Estreante). Os pilotos da categoria Vintage participam apenas do último dia da competição. O percurso total do dia prevê a distância de 217 quilômetros.

Publicidade

No segundo dia, o trajeto sairá de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo e entrará em Minas Gerais, passando por neutros em Conceição do Castelo (ES), Ibatiba (ES) e Pequiá, na divisa dos dois estados, até chegar a Manhuaçu (MG), depois de 204 quilômetros percorridos.

O terceiro dia será o mais longo da competição, com 231 quilômetros, e vai de Manhuaçu até Viçosa (MG), passando pelos neutros em Divino (MG) e Ervália (MG).

Já no sábado (7), quarto e último dia do Enduro da Independência 2013, são mais de 168 quilômetros a serem percorridos, passando por neutros em Ponte Firme (MG) e Piranga (MG), até chegar em Ouro Preto (MG), para uma grande confraternização de encerramento e premiação dos vencedores de cada categoria.

Roteiro do Enduro da Independência 2013

Roteiro do Enduro da Independência 2013

Publicidade

De acordo com a previsão de chegada do primeiro piloto deverá estar em Ouro Preto às 13h30. Às 14h inicia-se a confraternização entre os envolvidos no evento, na Praça Prefeito Amadeu Barbosa, nº 45, bairro Barra, onde haverá apresentação e show de freestyle com Fred Kyrillos, Jeff Campaci e Marcelo Simões. A premiação dos campeões acontecerá às 19h.