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A Comissão de Grandes Prémios aprovou várias alterações das regras com efeito a partir da época de 2012.

A Comissão de Grandes Prémios aprovou várias alterações das regras com efeito a partir da época de 2012.

A Comissão de Grandes Prémios, composta por Carmelo Ezpeleta (Chairman da Dorna), Ignacio Verneda (Director Executivo da FIM, Desporto), Herve Poncharal (IRTA) e Takanao Tsubouchi (MSMA), na presença de Javier Alonso (Dorna), Mike Trimby (IRTA) e Paul Butler (Secretário da reunião), num encontro tido a 14 de Dezembro em Madrid decidiu o seguinte:

Regulamento Desportivo
Foi aprovada novo texto do regulamento de testes. Este passou a incorporar várias decisões tomadas no início de 2011 em relação ao assunto.

Adicionalmente foi também decidido que pilotos contratados na classe de MotoGP podem também testar motos usando a distribuição de 240 pneus disponíveis para cada equipa de cada construtor. Anteriormente este tipo de testes estava apenas reservado aos pilotos de testes. No interesse de uma competição justa foi também acordado que outros pilotos da classe de MotoGP podem testar as suas máquinas em exclusivo com um limite de 120 pneus por piloto.

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Foi acordado que pilotos que não se qualifiquem para a corrida devido ao tempo registado no treino de qualificação podem ser qualificados se ficarem, no máximo, a 107% do melhor registo do warm up. Isto é um acréscimo aos anteriores regulamentos que consideravam apenas as sessões de treinos livres.

No que toca à regra da classe de MotoGP que impões aos pilotos a partida do pit lane devido a sanção por durabilidade do motor foi acordado que, de futuro, partirão dez segundos após o acendimento da luz verde à saída do pit lane.

Os pilotos de todas as classes podem agora usar motor de arranque na grelha. Para todas as classes os aquecedores dos pneus podem ser mantidos no lugar até à apresentação da placa de um minuto. Os geradores continuam a ter de ser retirados aquando da apresentação da placa de três minutos.

Regulamento Técnico
Com efeito a partir de 2012, para todas as classes, será obrigatório a activação de uma luz vermelha na traseira das motos em condições de chuva.

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Os limites mínimo de peso mínimo das máquinas de 1000cc na classe de MotoGP será aumentados dos actuais 153 quilos para:
– A partir de 2012: 157 quilos
– A partir de 2013: 160 quilos

O tamanho das jantes permitido na classe de Moto3 foi confirmado como:
Frontal: apenas 2.50” x 17”
Traseiro: apenas 3.50” x 17”

Foram também aprovadas todas as várias alterações de detalhe apresentadas pelo Director Técnico.

Foi considerada pela Comissão uma lista de inscritos para a classe de MotoGP para 2012. A lista continha nove entradas mais uma de reserva com máquinas CRT de vários topos. A participação de todas as inscrições CRT foi aprovada pela Comissão sob a aceitação de que o Estatuto CRT pode ser revisto pela Comissão de Grandes Prémios a qualquer momento.

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