Publicidade

A despeito de tudo o que digam os profissionais da compra e venda, fazer neg¢cio com particulares pode ser uma boa op‡Æo: comprando mais barato e vendendo mais caro do que se o neg¢cio fosse realizado em lojas. Se vocˆ nÆo for capaz de avaliar sozinho as condi‡äes gerais da moto, recorra ao seu mecƒnico de confian‡a: ele lhe dir  se ela est , ou nÆo, em boas condi‡äes. Um outro cuidado ‚ checar a documenta‡Æo, ver se est  tudo em ordem. Afinal, sempre se corre o risco de comprar uma moto roubada.

No entanto, se vocˆ nÆo conhece absolutamente nada sobre motos e nÆo tem nenhum amigo que queira vender aquela m quina que ele comprou zero e sempre tratou com muito carinho, ou nÆo tem paciˆncia para percorrer os an£ncios de jornais e feiräes de usadas, a melhor solu‡Æo ‚ recorrer …s lojas especializadas.

H  quem diga que o mercado sofre flutua‡äes de acordo com o clima, ou, mais precisamente, com as esta‡äes do ano. Ou seja, no verÆo ‚ mais f cil vender motos, enquanto o inverno ‚ melhor para comprar. Mas isso nada tem a ver com calor ou frio, e sim com a situa‡Æo econ“mica geral: de setembro at‚ janeiro, as vendas sobem sensivelmente, nÆo s¢ em fun‡Æo do calor, mas tamb‚m por causa do 13§ sal rio e dos investimentos acumulados durante o ano.

Aproveitar as promo‡äes ‚ outro conselho refor‡ado por lojistas de motos. A principal sugestÆo ‚ comprar a moto o mais cedo poss¡vel. Segundo alguns deles, nÆo existe ‚poca boa ou ruim para comprar ou vender motos, ou seja, nÆo existe este neg¢cio de que no calor se vende mais moto que no frio e quem estiver pensando em comprar ou vender motos, ‚ bom fazˆ-lo o quanto antes, porque, como diz o prov‚rbio, “dinheiro na mÆo ‚ vendaval”. Al‚m disso, algumas motos usadas sÆo uma boa op‡Æo de investimento, melhor do que caderneta de poupan‡a, porque a valoriza‡Æo das motos mais vendidas ‚ maior e vocˆ ainda a utiliza como meio de transporte.

Publicidade

A maioria das pessoas acredita que as vendas sÆo “sazonais”, sobretudo no mˆs de julho, que tradicionalmente faz muito frio no sudeste e chove muito no centro-oeste. S¢ que as vendas nÆo caem, muito pelo contr rio, at‚ aumentam: porque todo mundo pensa que o pre‡o cai e vai correndo comprar uma moto.

Mesmo assim, nÆo se pode deixar de lado os chamados neg¢cios de ocasiÆo. Quando aparecer um bom neg¢cio, nÆo pense duas vezes, tanto para comprar quanto para vender. As vezes aparece um amigo cheio de dinheiro querendo comprar sua moto e vocˆ fica naquela d£vida: moto conservada, bem cuidada. Mas boas oportunidades nÆo podem ser desperdi‡adas, depois pode-se encontrar uma moto tÆo boa quanto a sua por um pre‡o menor.

Onde comprar e vender
Esta ‚ outra discussÆo polˆmica. Os funcion rios ou propriet rios de lojas aconselham a compra e venda sempre em lojas conhecidas, evitando os particulares. As vantagens da compra e venda na loja sÆo: A venda se realiza rapidamente, sem despesas com an£ncios em jornal e sem pechinchas. Al‚m disso, nÆo existe risco de vender a moto para algu‚m que nÆo tem cr‚dito, o que pode lesar o vendedor. Vendendo em loja, a moto ‚ paga … vista.

J  as concession rias admitem que sempre avaliam a moto cerca de 20% abaixo do pre‡o real. o motivo ‚ a estrutura maior e a garantia oferecida por uma marca de moto. Quando algu‚m vai … revenda para comprar uma moto usada, sabe que esta moto est  revisada, com garantia de trˆs meses (ou mais, dependendo da revenda) e com a documenta‡Æo totalmente regularizada, sem perigo de ter de enfrentar calotes. A revenda avalia a moto usada um pouco abaixo da tabela justamente para pagar estas despesas de revisÆo, lubrifica‡Æo completa, troca de ¢leo, eventuais reparos e conferˆncia da documenta‡Æo, fora os 16% de Imposto de Circula‡Æo de Mercadoria (ICM).

Publicidade

Outras revendas preferem nÆo trabalhar com motos usadas em estoque, ou seja, somente aceitam motos usadas na troca por uma nova. Neste caso, siga esta dica: as concesssion rias sempre avaliam a moto usada da marca que trabalha um pouco acima da tabela, mas na verdade a diferen‡a ‚ convertida em desconto na moto zero. O cliente pensa que a concession ria est  pagando a mais pela moto usada dele, mas o que acontece ‚ que estÆo vendendo a moto nova mais barato. Assim.os dois (cliente e loja) ficam contentes.

Para saber quanto vale uma moto, ‚ preciso consultar uma tabela de pre‡os. A maioria das lojas opta pela tabela de ¢rgÆos de pesquisa, publicadas em sites especializados. Mas isto nÆo elimina a possibilidade de uma pesquisa por conta pr¢pria, consultando os an£ncios em jornal, participando de um “feirÆo” de motos usadas ou aqui mesmo no Motonline.com.br. As promo‡äes sÆo realizadas periodicamente por revendas de todo o Pa¡s. .

Para quem nÆo conhece nada de moto e vai fazer a primeira compra ‚ recomend vel procurar a uma loja especializada. Quem nÆo conhece o velho truque de dar uma garibada na moto, para esconder defeitos graves, que podem at‚ colocar a seguran‡a do comprador em
risco? As boas lojas que trabalham com motos usadas dÆo garantia e o cliente nÆo corre o risco de ter o motor estourado ao virar a esquina. Em alguns casos pode at‚ nÆo haver m  f‚ do propriet rio da moto, mas sim desconhecimento de que o motor est  para quebrar, ou que o quadro entortou numa queda. Neste caso, recomenda-se analisar bem a moto na hora da compra, usando at‚ os servi‡os de um mecƒnico conhecido para avaliar as suas condi‡äes gerais.