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Promessa é dívida. Poucas semanas depois de confirmar a vinda da nova Monster ao Brasil, a Ducati apresentou a novidade ao nosso mercado. Apesar do visual inédito (e já conhecido no exterior desde 2020), a naked italiana segue apostando na receita que lhe garantiu sucesso desde os anos 1990: pouco peso, muita potência e estilo de sobra.

 

Nova Monster, apresentação jovem e despojada

O palco escolhido para o lançamento foi um casarão antigo na Vila Mariana, em São Paulo. Pegada moderna, churrasco de chão, arte de rua e muitos grafites para apresentar um pouco do universo da moto.

Nova Monster

O palco escolhido foi uma casa no centro de São Paulo com mistura de antigo com o moderno

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Toda essa atmosfera foi criada para passar a mensagem que a nova Monster é para todos os motociclistas. Entretanto a marca tem como público alvo os pilotos que estão saindo das esportivas e buscam mais conforto, assim como motociclistas com ou sem experiência ou que querem dar os primeiros passos dentro do mundo vermelho da italiana.

 

 

Como é a nova Monster 937

A Monster vendida no Brasil é idêntica à disponível no exterior. Assim, a nova Ducati traz elementos clássicos da linha Monster, como o farol redondo e o motor exposto. Falando nele, o Testastretta de 2 cilindros com 937 cc entrega 111 cv a 9.250 rpm e 9,5 kgf.m de torque a 6.500 rpm. Conta também com acionamento de válvulas desmodrônico (que dispensa o uso das molas em seu acionamento). Em comparação com a geração passada, está mais potente, com maior torque e 2,4 kg mais leve.

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Como uma boa Ducati, o design da nova Monster é muito bonito e mostra acabamento é impecável. Podemos observar que todas  peças se encaixam com perfeição, como manda a receita da italiana.

Nova Monster

Rabeta minimalista e elegante

Seu design mudou muito se comparado com a geração anterior. Inclusive, perdeu o tradicional quadro de treliça e o monobraço, dando lugar ao quadro frontal de alumínio, muito mais leve. Certamente tudo nela foi pensado para a tornar mais leve, compacta e, consequentemente, ágil.

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A primeira impressão é que não se trata de uma moto de quase mil cilindradas. É compacta e passa a sensação de leveza. O assento está somente 820 mm de altura podendo chegar a impressionantes 775 mm (kit de suspensão e banco baixo) sendo acessível para pilotos de qualquer estatura.

A posição de pilotagem aparentemente é relaxada, o que proporciona maior conforto. Tudo nela foi pensando em redução de peso. Trabalho esse realizado com sucesso, pesando somente 166 kg a seco. Com uma relação peso potencia muito interessante e excelente ciclística ela promete ser muito divertida. As suspensões possuem curso de 130mm (invertida) na dianteira e 140 mm na traseira. Freios da grife Brembo duplo na dianteira com 320 mm e um disco na traseira com 245 mm completam o conjunto.

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Tecnologia embarcada

A nova Monster possui um interessante pacote eletrônico. Faróis full led e indicadores de direção com desligamento automático, anti wheelie (tecnologia que evita a roda traseira levante em frenagens mais bruscas), controle de tração, ABS adaptado para curvas, quick shift bidirecional. Um recurso interessante e não muito comum, é o controle de largada, um modo onde você precisa se preocupar somente quando soltar a embreagem e girar o acelerador com vontade. O motor se ajusta entregando o maior torque possível.

Ela conta também com três modos de pilotagem, painel TFT de 4,3 polegadas que pode ser adicionado conectividade com celular e que possui gráficos inspirados Panigale V4. Gostei.

Preço da nova Monster 937

A nova Monster já está disponível para pré-venda. Seu preço sugerido é de R$ 86.990 e tem previsão para chegar as concessionárias já no inicio de setembro. Está disponível somente na cor vermelha (Ducati Red), com rodas pretas.

A Ducati pretende vender 150 unidades até o final do ano. Frente as suas principais concorrentes, que possuem cilindrada e potencia parecidas, porem são bem mais pesadas, esse é um número um tanto ambicioso. Uma motocicleta que preza por performance, leveza e maneabilidade, a Monster 2022, promete conquistar um lugar na garagem de muitos motociclistas.

Ricardo Kadota (Rock)
@rock_sp_motociclista -> Amante das duas rodas desde muito cedo! Mototurista que curte uma boa estrada e as amizades que ela traz. Apaixonado por aventuras e sem noção de kilometragem.