Publicidade

Texto de João Tadeu

Mesmo tendo discutido muitas e muitas vezes com meu falecido pai sobre o futuro da motocicleta no cenário mundial, não esqueço de seus comentários negativos sobre esse “maldito” veiculo. Pena que ele não possa estar aqui para ver os dados da ABRACICLO.

Hoje, partilho de um pequeno, porem sólido, grupo de amigos que, como eu, optaram em trilhar pelo antigomobilismo. Com o advento da Internet, a quantidade de informações se proliferou, mas diga-se de passagem, essa quantidade gerou uma queda na qualidade e na credibilidade da mesma. Nessa linha, e dentro do que se esta querendo estabelecer nessa coluna, ficamos com uma pergunta inicial a responder : “Quem inventou a motocicleta ?”

Tal qual o dilema dos biscoitos da Tostines, essa questão tem sua resposta completamente impossível. Baseando que evidentemente a motocicleta é o avanço natural do cruzamento da bicicleta com o cavalo, chegamos aos seguintes dados …

Publicidade

Gottlieb Daimler em 1885 com um veiculo de quadro de madeira e um motor de um cilindro instalado, foi titulado como o inventor, talvez muito mais por ser o criador do grupo Daimler-Benz.

Sylvester Howard Roper de Roxbury Massachusetts em 1869, também poderia sê-lo se acreditarmos que um motor a vapor entre duas rodas também levasse o rotulo de motocicleta.

Nos anos de 1890 tivemos mais 2 projetos sendo um de Millet, e outro de 2 inventores alemães de Munique, Hildebarnd & Wolfmueller.

Porém, sem ofender a memória de Herr Gottlieb Daimler, e no meu entendimento, associo essa grande invenção à empresa francesa DeDion-Bouton pela criação de um pequeno motor de 138cc em 1895, de fácil produção em escala industrial, o qual foi extremamente copiado, e que fez com que pudéssemos ouvir nomes como Indian e Harley-Davidson; que surgiram em 1901 e 1902 respectivamente.

Publicidade

Vale ressaltar ainda que em 1898, ainda copiando o motor DeDion-Bouton, a empresa Metz Company, lança em produção a primeira motocicleta americana, a Orient-Aster.

Uma longa caminhada sempre começa por um passo; e esse passo foi dado, onde já trilhamos mais de 100 anos utilizando esse tipo de veiculo, tanto em momentos de paz, e infelizmente também em momentos de guerra.

Tudo o que vemos hoje no mundo das duas rodas nasceu naquela época, e desta jornada temos todas as respostas às nossas duvidas atuais. E não se esqueçam : antes de destruir, preserve …

 

Publicidade