Totalmente diferente! Essa é a definição sobre o motor da nova Hornet 2023 em comparação às antigas gerações da icônica naked. Aos que ainda alimentavam a esperança de ver um novo 4 cilindros em linha, lamentamos informar mas a moto que virá em breve realmente será equipada por um bicilíndrico. Muda o tamanho, a arquitetura, a potência… tudo!
Nova Hornet terá motor de 2 cilindros
A Honda vem revelando detalhes sobre a nova Hornet à conta-gotas… Primeiro foram reveladas as imagens de rascunhos do conceito da futura moto. Depois, foi a vez de ouvir o som do novo motor revelado pela fabricante. Agora, a Honda revelou em vídeo imagens do propulsor.
O motor revelado é uma unidade Unicam totalmente nova, de dois cilindros em linha, DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote) e 8 válvulas. Agora, são 755 cc de cilindrada. Será o suficiente para entregar potência máxima de 90,5 cv a 9.500 rpm e torque máximo de 7.5 kgf.m a 7.250 rpm.
Segundo a fabricante, o motor será capaz de fornecer um binário forte em média rotação. Ou seja, a moto vai prezar pela praticidade de uso em todas as situações, mas ainda manter o prazer de condução.
Estamos falando de um motor de dois cilindros de curso curto, totalmente novo, com um virabrequim a 270°, com intervalos irregulares de ignição. Com um escape requintado, pode ser o suficiente para uma sonoridade condizente com o peso que o nome Hornet carrega.
Veja também:
- Finalmente! Vazam fotos da nova Transalp pronta para lançamento
- Flagra! Ducati usa motor V4 em outra moto clássica da marca
- Suzuki cria novo motor ‘da moda’ (e de 700cc) para rival da Tenere
Motor ‘afinado’ pelo técnico da Fireblade
O líder do projeto de teste do novo motor é Fuyuki Hosokawa, o mesmo técnico que foi responsável pelo desenvolvimento da mais recente CBR 1000RR-R Fireblade. Ou seja, a nova Hornet teve uma atenção especial em seu desenvolvimento.
Segundo Hosokawa, a Hornet sempre foi uma moto muito especial para a Honda. Um modelo com desempenho emocionante e viciante, sempre combinado condução leve e ágil. Com isso, o time da Honda sabia que era essencial manter o clássico “soco” de potência do modelo.
No entanto, a nova geração da Hornet – para os tempos modernos – precisava ter uma entrega satisfatória, que fosse perceptível em baixas e médias rotações. Criando assim, uma moto excelente para cada passeio – mesmo na cidade – sendo extremamente divertida e satisfatória. Além disso, precisava atender aos exigentes programas de emissões atuais.
Vale ressaltar que a novidade será um modelo destinado ao concorrido mercado das médias cilindradas na Europa. Por lá, a cena é quente com modelos como a Triumph Trident 660, Yamaha MT 07, KTM Duke 790 e em breve a nova Suzuki 750cc flagrada em teste.
A nova Hornet é cotada para ser lançada juntamente com a nova Transalp – ambas equipadas com o mesmo motor e que podem vir durante o Salão de Milão EICMA, em novembro. A data de chegada nas lojas, uma possível vinda ao Brasil e o preço a ser praticado pelas lojas ainda são mistérios.