Totalmente diferente! Essa é a definição sobre o motor da nova Hornet 2023 em comparação às antigas gerações da icônica naked. Aos que ainda alimentavam a esperança de ver um novo 4 cilindros em linha, lamentamos informar mas a moto que virá em breve realmente será equipada por um bicilíndrico. Muda o tamanho, a arquitetura, a potência… tudo!

Nova Hornet terá motor de 2 cilindros

A Honda vem revelando detalhes sobre a nova Hornet à conta-gotas… Primeiro foram reveladas as imagens de rascunhos do conceito da futura moto. Depois, foi a vez de ouvir o som do novo motor revelado pela fabricante. Agora, a Honda revelou em vídeo imagens do propulsor.

O motor revelado é uma unidade Unicam totalmente nova, de dois cilindros em linha, DOHC (duplo comando de válvulas no cabeçote) e 8 válvulas. Agora, são 755 cc de cilindrada. Será o suficiente para entregar potência máxima de 90,5 cv a 9.500 rpm e torque máximo de 7.5 kgf.m a 7.250 rpm.

Segundo a fabricante, o motor será capaz de fornecer um binário forte em média rotação. Ou seja, a moto vai prezar pela praticidade de uso em todas as situações, mas ainda manter o prazer de condução.

projeto da nova hornet
Nova Hornet pode ser revelada em novembro, no Salão de Milão 2022

Estamos falando de um motor de dois cilindros de curso curto, totalmente novo, com um virabrequim a 270°, com intervalos irregulares de ignição. Com um escape requintado, pode ser o suficiente para uma sonoridade condizente com o peso que o nome Hornet carrega.

Veja também:

Motor ‘afinado’ pelo técnico da Fireblade

O líder do projeto de teste do novo motor é Fuyuki Hosokawa, o mesmo técnico que foi responsável pelo desenvolvimento da mais recente CBR 1000RR-R Fireblade. Ou seja, a nova Hornet teve uma atenção especial em seu desenvolvimento.

nova hornet foi projetada pelo mesmo responsável pela CBR 1000RR-R Fireblade
Motor da nova Hornet teve toque do mesmo técnico responsável pela CBR 1000RR-R

Segundo Hosokawa, a Hornet sempre foi uma moto muito especial para a Honda. Um modelo  com desempenho emocionante e viciante, sempre combinado condução leve e ágil. Com isso, o time da Honda sabia que era essencial manter o clássico “soco” de potência do modelo.

No entanto, a nova geração da Hornet – para os tempos modernos – precisava ter uma entrega satisfatória, que fosse perceptível em baixas e médias rotações. Criando assim, uma moto excelente para cada passeio – mesmo na cidade – sendo extremamente divertida e satisfatória. Além disso, precisava atender aos exigentes programas de emissões atuais.

CB 600F Hornet 2008
Nova geração da Hornet vai carregar o peso do nome que foi alimentado pelo antigo modelo de 4 cilindros

Vale ressaltar que a novidade será um modelo destinado ao concorrido mercado das médias cilindradas na Europa. Por lá, a cena é quente com modelos como a Triumph Trident 660, Yamaha MT 07, KTM Duke 790 e em breve a nova Suzuki 750cc flagrada em teste.

A nova Hornet é cotada para ser lançada juntamente com a nova Transalp – ambas equipadas com o mesmo motor e que podem vir durante o Salão de Milão EICMA, em novembro. A data de chegada nas lojas, uma possível vinda ao Brasil e o preço a ser praticado pelas lojas ainda são mistérios.

Vinheta Instagram 7

Postado por
Jornalista especializado em cultura e esporte sobre rodas. [email protected]
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio