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Hรก quase 100 anos, uma moto da Harley foi transformada em um ‘mini tanque de guerra’! Isso mesmo, a criatividade em campo de batalha rendeu um veรญculo muito curioso. Confira mais detalhes dessa mรกquina que foi esquecida pelo tempo.

Moto da Harley foi transformada em ‘mini tanque de guerra’

Imagine uma Harley-Davidson equipada com uma metralhadora 8×58 Madsen operada por sidecar. Parece coisa de filme! Porรฉm, na dรฉcada de 1930 uma moto da Harley foi transformada, de fato, em ‘mini tanque de guerra’.

Essa curiosa ideia nasceu com a โ€œAB Landsverkโ€, uma empresa sueca, que construiu uma sรฉrie de diferentes veรญculos militares, durante o perรญodo entre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial.

Moto da Harleyd de guerra

L-190 tinha uma torre para a metralhadora, que podia girar para o cรฉu, provavelmente indicando que era de combate antiaรฉreo – apenas duas foram construรญdas

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E como vocรช imagina, ร  medida que as motocicletas se tornaram mais comuns no campo de batalha, a empresa procurou oferecer mais proteรงรฃo para elas no front. Assim foi criada a primeira motocicleta blindada: L-190. O modelo apresentava placas de blindagem mรณveis e uma metralhadora KSP de 6,5 mm.

Mas em 1932, a Landsverk produziu um novo tipo de motocicleta blindada. O modelo foi criado com base nas especificaรงรตes fornecidas pelos novos clientes, autoridades dinamarquesas. Assim nasceu a L-210.

Moto da Harleyd de guerra

Modelo nasceu quando militares dinamarqueses estavam investigando uma alternativa mais barata para aos veรญculos blindados convencionais

A L-210 foi baseada em torno de uma Harley-Davidson V2 de 1.200cc. Isso foi feito porque os militares dinamarqueses jรก haviam adotado a motocicleta em toda a sua frota. Desta forma, seria possรญvel compartilhar peรงas e reduzir custos.

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Veja tambรฉm:

Landsverk L-210

Para a L-210, o 6.5mm da pioneira L-190 foi trocado por um Madsen de 8 mm. Alรฉm disso, a moto ganhou uma armadura soldada, em vez de rebitada como era na L-190. Em resumo, o novo modelo usava placas de 4,5 mm de espessura.

Apesar da moto Harley parecer um ‘mini tanque de guerra’, sua armadura nรฃo era o suficiente para parar os calibres de um rifle. Entretanto, suas chapas com รขngulos dispersos poderiam, com sorte, desviar alguns tiros.

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Moto da Harleyd de guerra

Landsverk, criadora da L-210, tambรฉm operou mais tarde como uma empresa de fachada para os alemรฃes, isso porque na รฉpoca eles foram proibidos de fazer armas de guerra pelo Tratado de Versalhes

Outro porรฉm da moto รฉ que, por causa de toda essa armadura, ela pesava muito: quase 725 kg. Isso significava que, apesar do tamanho do motor, a velocidade mรกxima nรฃo chegava aos 50 km/h.

Enfim, como vocรช pode imaginar, a mรกquina nรฃo era exatamente um recurso muito รบtil no campo de batalha. Por fim, os militares dinamarqueses abandonaram o projeto e o modelo nunca foi produzido em massa.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. รvido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]