Publicidade

O rali Dakar é a maior competição off road do mundo. E agora a A.S.O, organizadora do evento, traz diversas novidades prometendo ser o rali mais longo e ainda mais desafiador da história. Ficou curioso? Então vou te contar alguns detalhes do Dakar 2023!

Depois de passar por Europa, África e América do Sul, as corridas acontecem na Arábia Saudita desde 2020. Saiba o que há de novo no evento que existe há 44 anos e que reúne os melhores pilotos e as principais marcas de motos, carros, caminhões, UTVs e quadriciclos do mundo. 

 

 

Publicidade

 

Como será o Dakar 2023

Antes mesmo da largada oficial do rali, a organizadora realizará uma primeira etapa mais curta e um pouco menos desafiadora, onde os competidores brigarão pelo primeiro lugar. O percurso desse prólogo se concentrará das margens do mar vermelho, até o leste da Arábia Saudita, em Dammam. Já o rali oficial, de 1 de janeiro a 15 de janeiro de 2023, terá 3 etapas no Bairro Vazio, que é um dos lugares ‘menos habitáveis’ do mundo todo. 

roteiro rali dakar 2023

Mais uma vez o Dakar vai acontecer apenas no território da Arábia Saudita, mas agora promete passar por regiões mais inóspitas. Também, programa especiais maiores, com médias de 450 km

A corrida toda contará com 14 etapas + 1 prólogo. Então, no total serão 15 dias de competição. A A.S.O realizará o Dakar 2023 entre os dias 31 de dezembro de 2022 e 15 de janeiro de 2023. Além disso, 70% do percurso será inédito e a prova será pelo o território da Arábia Saudita de forma diagonal, sendo a largada na Sea Camp e a chegada em Dammam.

Publicidade

A grande novidade, porém, é que a divisão das especiais será em dois roteiros diferentes, o que tornará o desafio bem maior. Afinal,  a divisão das planilhas (A e B) acontecerá de forma totalmente aleatória.

calendário dakar 2023

Como manda a tradição, o Dakar 2023 vai começar no dia 1º de janeiro; Serão 15 dias enfrentando o deserto

Então, 3 dias estarão na região do território saudita, que também é muito conhecido como “Empty Quarter” da Península Arábica. Além dos melhores competidores, também terão vários entusiastas que encaram o desafio. Além disso, eles serão recompensados com bônus valiosos. Apesar das informações, ainda não se sabe exatamente a distância do percurso. O que se sabe é que será algo entre 350 km a 500 km.

 

Publicidade

O que há de novo no Dakar

Dessa vez, os competidores utilizarão roadbooks digitais durante toda corrida. Isso para evitar algumas situações que ocorreram anteriormente. Basicamente, os perseguidores tendem a seguir as trilhas do piloto líder e isso atrapalha a competição como um todo. Portanto, isso será amenizado porque os organizadores irão atribuir diferentes waypoints aos pilotos para que não seja utilizada essa estratégia.  

Outra novidade é o Dakar Classic, que terá algumas alterações. Basicamente, as velocidades serão dividas em duas categorias. Isso em razão da diferença de velocidades de máquinas mais antigas. Portanto, terá a categoria “Authentic Co Driver Challenge”, para automóveis que entrarem sem instrumentos modernos de regularidade; e “Iconic Classic Club” para automóveis mais originais que participaram do Dakar lá no século XX.

 

Inscrições para o Dakar Rally 2023 

Interessado em pilotar uma moto no Dakar 2023? O limite de inscrições é de 150 competidores e a organização iniciou as inscrições no dia 6 de julho, deixando abertas até 31 de outubro. Portanto, com essas novidades, mal podemos esperar o que virá em 2023 para o Rali mais longo e mais desafiador de todos os tempos.

Em sua terceira fase o Dakar migrou da América do Sul para a Arába Saudita. Até aqui foram dois títulos para a Honda e o último, em 2022, para a GasGas

Marcela Gonçalves
Amante do mundo, da natureza e viagens, e principalmente de vivenciar isso sobre duas rodas.