Como surgiu a Ducati Diavel? Confira como foi a evolução do ‘estranho’ conceito até a moto mais linda do mundo!
O lançamento da excêntrica Ducati Diavel
A Ducati Diavel estreou para o mundo ainda em 2010, no Salão de Milão EICMA. Logo em 2011 a marca lançou a versão de produção da motocicleta, com as mesmas características que causaram impacto durante a sua primeira apresentação.
O modelo era uma excêntrica custom/cruiser movida pelo motor de 1198cc, derivado das superbikes da marca. Porém, como destacou na época o CEO da Ducati, Claudio Domenicali, 60% da ênfase da novidade estava no design, em oposto a engenharia.
E para as questões de estilo, a marca italiana começou o trabalho na moto sob a liderança do famoso Pierre Terblanche. Contudo, a Ducati Diavel também contou com a participação do designer freelancer Glynn Kerr, para produzir os esboços conceituais iniciais.
Finalizado o trabalho, a Ducati Diavel 2011 apresentava um farol redondo com LED e DRL no centro em uma linha horizontal. O conjunto tinha ainda destaque como o quadro em treliça de aço, com um garfo invertido Marzocchi de 50 mm totalmente ajustável.
Veja também:
- Nada de Ducati e Honda; veja a moto que Ayrton Senna colecionou
- Nova moto custom chinesa tem cores de F1 de Ayrton Senna
- Ducati Multistrada V4 ganha versão Rally
A moto mais bela do mundo
No decorrer dos anos, a Ducati Diavel teve o seu design atualizado, com direto a detalhes como novo desenho do farol e carenagem. Mais do que isso, o modelo ganhou inúmeras versões especiais e limitadas: AMG, Diesel, Titânio…
Porém, foi 12 depois do lançamento original que o modelo ganhou uma nova vida. Enfim, a Ducati Diavel 2023 deixou de lado o seu costumeiro motor Testastretta para mudar ao V4 de quatro cilindros.
Com o novo propulsor de 1.103 cm³, a motocicleta passou a entregar 168 cv e 12 kgf.m de torque – contra os 128 cv e 12,9 kgf.m de torque da antiga versão. Mais do que isso, a novidade agregava uma nova estrutura de alumínio e novos detalhes visuais.
E as mudanças parecem que deram certo! Em 2024, a Ducati Diavel V4 foi premiada como “Best of the Best”, na categoria Product Design do Red Dot Awards 2024. Este reconhecimento, entre os mais ilustres a nível internacional, celebra todos os anos a excelência no mundo do design.
Enfim, a premiação atribuiu à Diavel V4 o maior reconhecimento da competição. Mais do que apontar as motos mais belas do mundo, o prêmio se reserva a criações capazes de se estabelecerem novos padrões no setor, como uma referência.