A marca japonesa confirmou que o modelo Forza 350 não integra mais o portfólio de produtos no Brasil. A scooter Honda havia sido lançada no mercado nacional em agosto de 2022. Confira qual foi o motivo para a retirada do modelo de linha.
Scooter Honda que saiu de linha
Depois de dois anos de espera e muitos obstáculos impostos pela pandemia, a scooter Honda Forza 350 chegou ao Brasil em 2022. O modelo veio completar a gama de modelos da marca aqui no país, representando a marca no segmento de média cilindrada.
Entretanto, agora segundo a Honda, “visando ampliar a liderança no segmento, a marca viu necessárias mudanças estratégicas na oferta de modelos”. Desta forma, a Forza 350 sai de linha, se despedindo do mercado de motocicletas nacional.
No país, o modelo teve a missão de permitir que o consumidor de scooter Honda tivesse opções de todos os tamanhos: desde o pequeno Elite até o inovador X-ADV, passando pelo best seller PCX e pelo aventureiro ADV 150.
Contudo, apesar de ter bom acabamento, desempenho e itens de série, a Forza 350 perdeu na relação custo benefício, em comparação com rivais como a Yamaha XMax. Em resumo, em seu lançamento o modelo 350cc custava cerca de R$ 30 mil a mais que a concorrente, de acordo com o preço sugerido de R$ 47 mil divulgado pela Honda..
Enfim, o valor elevado refletia os custos de importação da scooter Forza 350, que vinha da Ásia, da unidade na Tailândia.
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Completa, mas esquecida
Com o preço alto, a scooter Honda Forza 350 foi esquecida no mercado. Nem mesmo seus itens como iluminação full LED, controle de tração e para-brisas elétrico controlado por teclas foi o suficiente para destacá-la no Brasil.
O modelo era movido por um motor de 330 cc, com comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC), de quatro válvulas, alimentado por injeção de combustível PGM-FI e com arrefecimento por líquido. Assim, o propulsor entrega 29,2 cv de potência a 7.500 rpm e torque máximo de 3,24 kgf.m a 5.250 rpm.
O câmbio era automático do tipo CVT (V-Matic) com transmissão final por correia V-Belt. Enfim, a unidade tinha ainda tecnologia eSP+ (enhanced Smart Power+) que reduzia a rotação do motor automaticamente, quando em aceleração constante em terreno plano.