A marca japonesa confirmou que o modelo Forza 350 não integra mais o portfólio de produtos no Brasil. A scooter Honda havia sido lançada no mercado nacional em agosto de 2022. Confira qual foi o motivo para a retirada do modelo de linha.

Scooter Honda que saiu de linha

Depois de dois anos de espera e muitos obstáculos impostos pela pandemia, a scooter Honda Forza 350 chegou ao Brasil em 2022. O modelo veio completar a gama de modelos da marca aqui no país, representando a marca no segmento de média cilindrada.

Honda Forza 350

Honda Forza 350 chegou importada ao Brasil, não tendo produção local

Entretanto, agora segundo a Honda, “visando ampliar a liderança no segmento, a marca viu necessárias mudanças estratégicas na oferta de modelos”. Desta forma, a Forza 350 sai de linha, se despedindo do mercado de motocicletas nacional.

No país, o modelo teve a missão de permitir que o consumidor de scooter Honda tivesse opções de todos os tamanhos: desde o pequeno Elite até o inovador X-ADV, passando pelo best seller PCX e pelo aventureiro ADV 150.

Honda Forza 350

Segundo a Honda, retirada da Forza 350 do mercado vem de encontro a uma visão mais estratégica

Contudo, apesar de ter bom acabamento, desempenho e itens de série, a Forza 350 perdeu na relação custo benefício, em comparação com rivais como a Yamaha XMax. Em resumo, em seu lançamento o modelo 350cc custava cerca de R$ 30 mil a mais que a concorrente, de acordo com o preço sugerido de R$ 47 mil divulgado pela Honda..

Enfim, o valor elevado refletia os custos de importação da scooter Forza 350, que vinha da Ásia, da unidade na Tailândia.

Yamaha XMax

Rival Yamaha XMax teve suas vendas alavancas em função do preço alto da Forza

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Completa, mas esquecida

Com o preço alto, a scooter Honda Forza 350 foi esquecida no mercado. Nem mesmo seus itens como iluminação full LED, controle de tração e para-brisas elétrico controlado por teclas foi o suficiente para destacá-la no Brasil.

Honda Forza 350

No exterior a scooter Honda Forza 350 recebeu recentemente um facelift para o mercado asiático

O modelo era movido por um motor de 330 cc, com comando de válvulas simples no cabeçote (SOHC), de quatro válvulas, alimentado por injeção de combustível PGM-FI e com arrefecimento por líquido. Assim, o propulsor entrega 29,2 cv de potência a 7.500 rpm e torque máximo de 3,24 kgf.m a 5.250 rpm.

O câmbio era automático do tipo CVT (V-Matic) com transmissão final por correia V-Belt. Enfim, a unidade tinha ainda tecnologia eSP+ (enhanced Smart Power+) que reduzia a rotação do motor automaticamente, quando em aceleração constante em terreno plano.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]