Publicidade

 A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) divulgou através de nota oficial a lista de atletas convocados para disputar os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, que ocorre em outubro de 2011. No total serão quatro disciplinas: Bicicross, Estrada, Mountain Bike e Pista. A delegação estará formada por 19 atletas, convocados de acordo com os critérios estabelecidos pelo técnico de cada disciplina.

A delegação brasileira contará com nomes de peso do ciclismo mundial como Murilo Fischer, atleta profissional que defende a equipe norte-americana Garmin-Cervelo no disputado grupo Pro-Tour. Rafael Andriato, que mora e compete na Itália, também irá defender o Brasil no Pan.

Entre os atletas que competem no Brasil, Gregolry Panizo, atual campeão Pan-americano, também promete trabalhar duro para conquistar bons resultados. No feminino, a experiência da família Fernandes promete fazer a diferença. Janildes Fernandes, após competir e morar vários anos na Europa, é um dos principais destaques.

No BMX, Renato Rezende está pronto para brigar pelo título após se recuperar de uma lesão grave no primeiro semestre. O atleta, que já foi campeão mundial de Supercross, está muito confiante e treina em Aigle, na Suíça.

Publicidade

Rubens Donizete, atual campeão brasileiro de MTB-XCO será um dos destaques do Mountain Bike. O atleta procura aperfeiçoar os treinamentos e aliar sua experiência para compartilhar com os companheiros de equipe em busca da vitória.

Os Jogos Panamericanos de Guadalajara ocorrem de 13 a 30 de outubro. Para o ciclismo, o calendário será: dia 15 Mountain Bike, dia 16 competição de contra relógio, de17 a 20 competições de pista e para finalizar, no dia 22 acontecem as provas de estrada.

Os convocados
Bicicross: Masculino
Deivlim Carlos Balthazar – Americana Bicicross Clube
Renato Rezende – Clube de Ciclismo de São José dos Campos

Feminino
Naiara de Almeida Silva – Jacarei Bicicross Clube
Squel Saune Stein – Clube Rio Sulense de Bicicross
Dirigente – Guilherme Pussieldi

Publicidade

Estrada e Pista*: Masculino
Gregolry Panizo – Clube Dataro de Ciclismo
Rafael de Mattos Andriato – Petroli Firenze
Murilo Antonio Fischer – Garmin Cervelo
Armando Reis da Costa Camargo – São José dos Campos
Gideoni Rodrigues Monteiro – Team Brilla Bike
Tiago Nardin – São Francisco/Ribeirão Preto
Robson Ribeiro Dias – São José dos Campos
Flávio Cipriano – Memorial Santos
Reserva: Luiz Carlos Amorin – PZ Racing

Feminino – Sumaia Ali dos Santos – São José dos Campos
Janildes Fernandes Silva – São José dos Campos
Uenia Fernandes de Souza – Forno D’Assolo Colavita
Clemilda Fernandes Silva – São José dos Campos
Reserva: Valquiria Bento Pardial – Funvic/Pindamonhangaba

Dirigentes – Antonio Silvestre, Emerson Silva e Hernandes Quadri
*Os atletas listados estarão disponíveis para representar o Brasil nas provas de Estrada e Pista

Mountain Bike: Masculino
Edivando Souza Cruz – Scott/Vzan
Rubens Donizette – Merida

Publicidade

Feminino – Erika Fernanda Gramiscelli – São Francisco/Ribeirão Preto
Dirigente – Odair Pereira
Mecânico: Eduardo Oliveira

Sobre as categorias disputadas:
Bicicross  – O ciclismo BMX ou Bicicross foi descoberto na Califórnia na década de 60, durante a época de ascensão do Motocross nos Estados Unidos. As crianças imitavam seus ídolos do motocross com suas bicicletas, construíam pistas e faziam corridas informais. Assim nascia um novo esporte. Durante os anos 70 este novo esporte começou a crescer, surgiram equipes, campeonatos, revistas especializadas, marcas novas de peças e bicicletas Bicicross.

Estrada  – Ciclismo de Estrada é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em estradas utilizando bicicletas próprias para este fim que, no Brasil, são conhecidas por Speed.

Mountain Bike – Modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos. Em alguns países de língua latina o esporte é chamado de Bicicleta todo terreno ou BTT. No Brasil é chamado popularmente de Mountain Bike, eventualmente de Ciclismo de Montanha ou Mountain Biking e comumente abreviado como MTB. O Mountain Bike é praticado em estradas de terra, trilhas de fazendas, trilhas em montanhas e dentro de parques e até na Cidade.

Pista – O Ciclismo de Pista é um tipo de competição esportiva, derivada do ciclismo, disputada em pistas especialmente construídas para esta modalidade conhecidas como velódromo.