Publicidade

HD_XG750R_02

ApĆ³s 42 anos de conquistas a lendĆ”ria Harley-Davidson XR 750 serĆ” substituida. O novo modelo apresentado na Ćŗltima quinta-feira (26) pela montadora americana Ć© aĀ XG 750R, uma Flat-Track que utiliza o mesmo motor V2Ā das Street 750 com refrigeraĆ§Ć£o lĆ­quida e melhorias para aumento de potĆŖncia, mantendo as dimensƵes reduzidas do sistema de propulsĆ£o. Esse modelo Ć© comum em competiƧƵes nos Estados Unidos, realizadas em circuitos ovais, normalmente em piso de terra batida.

42 anos de evoluĆ§Ć£o tecnolĆ³gica separam a irmĆ¢ mais nova (esq) da irmĆ£ mais velha

42 anos de evoluĆ§Ć£o tecnolĆ³gica separam a irmĆ¢ mais nova (esq) da irmĆ£ mais velha

Trata-se de uma moto compacta com distĆ¢ncia entre eixos de 1.397 mm e divisĆ£o precisa de peso entre a frente e a traseira, acondicionados em um chassi de berƧo de tubos de aƧo, mantendo o modelo tradicional apenas melhorado, que jĆ” provou ser de extrema eficiĆŖncia, mesmo tendo sido projetado hĆ” 42 anos.Ā A suspensĆ£o Ć© Showa, composta por braƧo oscilante duploĀ sustentado porĀ um Ćŗnico amortecedor.

Publicidade
A XG 750R em aĆ§Ć£o numa pista de Dirt Track

A XG 750R em aĆ§Ć£o numa pista de Flat-Track

A principal evoluĆ§Ć£o do novo modelo foi a instalaĆ§Ć£o de uma injeĆ§Ć£o eletrĆ“nica especialmente trabalhada para as pistas, com grande capacidade de ingestĆ£o de ar nas cĆ¢maras de combustĆ£o, assistidos por um acelerador de corpo duploĀ que torna maisĀ fĆ”cil controlar a aceleraĆ§Ć£o em altas rotaƧƵes, fazendo com que o bĆ³lido entregue atĆ© 110 hp Ā e torque deĀ 6,01 kgfm a 10.000 rpm.

HD_XG750R_09

Acelerador de corpo duplo especialmente desenvolvido para ela

HĆ” muito que a Harley-Davidson vinha sendo cobrada por pilotos e equipes norte-americanos para o desenvolvimento desse novo modelo, mas sĆ³ agora em 2016, apĆ³s anos de desenvolvimento e testes o modelo ficou pronto e farĆ” sua estrĆ©ia noĀ AMA Pro Flat Track, em Illinois (EUA).

Publicidade

A XG 750R ainda nĆ£o estĆ” Ć  venda. A moto a ser utilizado no AMA serĆ” de fĆ”brica, no que serĆ” uma espĆ©cie de teste final do produto em situaƧƵes reais de corrida, onde a exigĆŖncia dos motores e componentes da moto serĆ£o levados ao extremo.

Veja mais fotos da nova XG 750R

Separador_motos

MƔrio SƩrgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos hĆ” 42 anos, comeƧou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir Ć  nova geraĆ§Ć£o a experiĆŖncia acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.