Publicidade

A mais recente criaĆ§Ć£o dentro do projeto Yard Built da Yamaha Ć© uma verdadeira fera italiana: uma construĆ§Ć£o estilo Tracker com um design discreto que revela uma autĆŖntica obra artesanal metalĆŗrgica: Yard Built XV 950 “Speed Iron” by Moto di Ferro, uma criaĆ§Ć£o do construtor italiano Marco Lugato, de Veneza.

Marco Ć© um construtor que comeƧou a andar de moto muito cedo, fazendo fora-de-estrada e depois comeƧou a competir nas pistas. ApĆ³s uma carreira nas competiƧƵes seguida de alguns anos de aperfeiƧoamento no trabalho artesanal, Marco fundou a Moto di Ferro em 2009, uma oficina de personalizaĆ§Ć£o para a construĆ§Ć£o das motos idealizadas por Marco.

XV 950 personalizada de sƩrie

A ideia desta moto para o Yard Built da Yamaha surgiu apĆ³s um encontro na Wheels & Waves entre Marco, Shun Miyazawa (coordenador do projeto Yard Built) e Cristian Barelli, coordenador de marketing da Yamaha Motor Europe. Foi escolhida uma XV 950, que foi entregue para Marco. “Um dos aspectos mais importantes para nĆ³s ao ponderarmos um trabalho conjunto com a Moto di Ferro, foi o fato de Marco considerar que este projeto poderia nĆ£o se limitar a apenas um exemplar, mas se transformar num conceito que poderia se desenvolver para muitos clientes com base na XV 950”, explica Barelli.

A XV950 “Speed Iron” procurou manter a simplicidade e a performance da XV 950, preservando suas caracterĆ­sticas de pilotagem divertida e gratificante que agrada a uma gama enorme de motociclistas. O conceito da “Speed Iron” nasceu da paixĆ£o do Marco pela velocidade e ele buscou criar uma moto que mantenha os aspetos fortes no design, mas ao mesmo tempo com linhas suaves. Ele utilizou pneus largos, mas sem comprometer a facilidade de conduĆ§Ć£o. As rodas sĆ£o Borrani e a suspensĆ£o dianteira foi substituĆ­da pelo garfo da VMAX.

Publicidade

PeƧas feitas Ć  mĆ£o

Foi usado um tanque de combustĆ­vel em alumĆ­nio trabalhado Ć  mĆ£o e um banco traseiro para fazer com que o peso diminuĆ­sse como complemento aos painĆ©is laterais em alumĆ­nio feitos Ć  mĆ£o. Os discos de freio dianteiro foram aumentados para 320mm e usufruem das pinƧas vindas da VMAX. O velocĆ­metro – Ćŗnico instrumento – Ć© Acewell e fornece a quantidade necessĆ”ria de informaƧƵes ao condutor. Marco utilizou escape Arrow e vĆ”rias outras peƧas contribuem para complementar o visual, incluindo pedaleiras Tarozzi e transmissĆ£o LSL.2016_YAM_XV950MOTODIFERRO_EU_CUSTOM_STAT_004

Uma estrutura traseira feita Ć  mĆ£o define a linha simples visĆ­vel em toda a moto e os conjuntos Ć³pticos diantero e traseiro sĆ£o personalizados, com a lanterna integrando luz de freio e piscas, sugerindo o aspecto simples da moto. A boa notĆ­cia para os proprietĆ”rios da XV 950 sĆ£o os planos de Marco em tornar vĆ”rias peƧas da construĆ§Ć£o “Speed Iron” disponĆ­veis, para que possa criar a sua prĆ³pria moto personalizada italiana ou, ainda melhor, entregar-lhe a sua XV 950 para que ele prĆ³prio realize o trabalho.

E vocĆŖ, gostou desta Yamaha XV 950 “Speed Iron? Veja outras reportagens de motos tunadas no Motonline clicando aqui!Separador_motos

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixĆ£o pelo mundo das motos e a larga experiĆŖncia na indĆŗstria e na imprensa. Acredita que a moto Ć© a cura para muitos males da sociedade moderna.