Publicidade

Quando falamos em rali de motocicletas logo lembramos de competições como o Dakar ou o Sertões, ambos com dezenas de edições no currículo. Mas também há eventos das próprias marcas, criados para provar a valentia de suas motos e gerar ações de relacionamento com clientes. É o caso do BMW GS Trophy.

Veja também:

GS Trophy é um evento promovido pela BMW, reunindo clientes e fãs de diversos países em tordo de um grande desafio off-road

Promovido pela fabricante alemã desde 2010, acontece a cada dois anos celebrando ‘o espírito das lendárias GS’. No lugar de uma corrida, é um desafio entre equipes onde cada país é representado por um time – sua seleção – composto por pilotos não-profissionais.

Publicidade

Como é o BMW GS Trophy

Além de testes de pilotagem, eles colocam seus conhecimentos à prova em áreas como mecânica e trabalho em equipe. Desta forma, o GS Trophy conecta pessoas, culturas e motociclistas de todo o mundo.

  • Assista ao vídeo com os melhores momentos do GS Trophy 2020

O cotidiano dos participantes do Trophy tem as mais variadas experiências. Primeiro, claro, é preciso guiar suas BMW R 1250 GS em paisagens deslumbrantes ao redor do mundo (veja lista abaixo)… que sacrifício, não?

Além disso, as tarefas exigem habilidades além das demonstradas ao guidão. Às vezes é preciso escalar árvores e responder questões sobre altitude e ecossistema local. Também, há desafios contra o relógio e desafios na água, que podem incluir descer por um pequeno rio com pedras e procurar por imagens da BMW durante o trajeto ou até carregar sua moto por cima de troncos.

Além de habilidade ao guidão, participantes precisam mostrar outros dotes, desde espírito de equipe até capacidade de subir em árvores

Publicidade

Trophy vai à Albânia

A próxima edição ocorre em 2022 na Albânia que, para a BMW, é ‘um dos últimos paraísos off-road ainda praticamente intocados na Europa’. O relevo do país favorece a competição por possuir montanhas, planaltos, florestas densas, leitos de rios e praias. Serão 22 equipes em disputa e, pela primeira vez, seis times formados exclusivamente por mulheres.

Próxima edição será na Albânia. Antes, evento passou pela Tunísia, África do Sul, Chile e Argentina, Canadá, Tailândia, Nova Zelândia e Mongólia

Já o primeiro evento aconteceu em 2008, na Tunísia. Em 2010, elegeu a África do Sul como palco. Dois anos depois migrou do continente africano à América do Sul, na Patagônia, percorrendo Chile e Argentina. Depois vieram Canadá, Tailândia e Mongólia. A última prova rolou na Nova Zelândia, em 2020.

Experiência promove uma incursão na cultura e costumes locais. Com três títulos, a África do Sul é a maior campeã do GS Trophy

Publicidade

Para finalizar, uma curiosidade. A maior campeã do GS Trophy é a África do Sul, com três títulos consecutivos (2016, 2018 e 2020) e dois segundos lugares, sendo um em casa, em 2010. Já a Alemanha tem apenas um título, obtido no desafio de 2012, e o terceiro posto de 2016.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza