Publicidade

A Honda Racing Brasil apresentou os pilotos, patrocínios e estratégias de competições para 2021. Neste ano, mais uma vez a marca irá competir e apoioar competições de Motocross, Enduro, Rally, Enduro de Regularidade e Motovelocidade.

Honda Racing Brasil apresentou suas escalações para a temporada de competições 2021

Honda Brasil 50 anos

Além disso, a temporada será marcada pelo aniversário de 50 anos da fabricante no país. Para Alexandre Cury, diretor comercial da companhia, há muito o que celebrar. “É meio século de muito trabalho e dedicação, tanto na produção das motocicletas quanto nos investimentos que movem este mercado. As competições fazem parte do universo das duas rodas e estão no DNA da empresa. Afinal, como disse nosso fundador Soichiro Honda, ‘sem competições, não há Honda”, destaca.

Equipes em competições off road

O time de Enduro será comandado pelo multicampeão Felipe Zanol e contará com o quarteto 100% vitorioso na última temporada: Bruno Crivilin (classe E1), com a CRF 250RX; Vinicius Calafati (E2) e Gabriel Soares (EJ), que encaram novas categorias em 2021 com a CRF 450RX; e Bárbara Neves, representante da equipe na classe EF, exclusiva para as mulheres, com a moto nacional Honda CRF 250F.

Publicidade

No Enduro, Bruno Crivilin, Vinicius Calafati, Gabriel Soares e Bárbara Neves representam o time

No Rally a equipe estará representada por Jean Azevedo, Gregorio Caselani, Bissinho Zavatti, Thiago Veloso e Tiago Wernersbach, tricampeão Brasileiro de Enduro vindo das formações satélites da marca. Jean, que tem dez títulos no Brasileiro de Rally Cross Country e sete nas motos do Sertões, vai correr pela categoria Moto1, ao lado de Caselani, campeão do Sertões. Bissinho compete na Moto2 e os dois ‘Tiagos’ Veloso e Wernersbach aceleram na Brasil, destinada a motos nacionais.

No Rally a equipe reúne nomes multicampeões: Jean Azevedo, Gregorio Caselani, Bissinho Zavatti, Thiago Veloso e Tiago Wernersbach

Já no Enduro de Regularidade a Honda estará representada por Dário Júlio (que também é chefe do time de Rally) na Over40. Thiago Veloso e Tiago Wernersbach competem na categoria Brasil e Bárbara Neves, na Júnior. Os quatro utilizam nos desafios a motocicleta Honda CRF 250F. Outro piloto que encara provas de Enduro de Regularidade é Gabriel Soares, na classe Sênior, com a CRF 450RX.

Publicidade

Por fim, o Motocross. A equipe conta com os campeões Hector Assunção e Jetro Salazar na MX1. Na MX2, Leonardo Souza terá a companhia de Henrique Henicka, selecionado por meio do Honda Talent Test (HTT), programa direcionado a novos talentos do motociclismo. O chefe do time é o Cale Neto. A modalidade também terá a equipe satélite FK Racing Team, chefiada por Franki Galvão, com os pilotos Gustavo Pessoa (MX1), Renato Paz “Muguinho” (MX2), Gabe Gutierres (MX2) e Mateus Oliveira (MX2 Jr).

Hector Assunção, Jetro Salazar na MX1, Leonardo Souza e Henrique Henicka são as apostas da equipe no motocross

Motovelocidade foca em novos talentos

Houve uma mudança estratégica da Honda, alterando sua participação na motovelocidade nacional. A empresa seguirá apoiando e patrocinando o SuperBike Brasil, mas não terá mais uma equipe na categoria principal – na qual obteve o tetracampeonato consecutivo com Eric Granado, em 2020.

O foco agora será totalmente direcionado às categorias de formação de novos pilotos: a Honda Junior Cup e a Copa Pro Honda CBR 650R. Assim, o chefe de equipe Reinaldo Campos assume o cargo de responsável técnico da Honda Junior Cup, que completa nove temporadas de sucesso. Ele também será o coordenador técnico da Copa Pro Honda CBR 650R. A competição estreou em 2020 e o embaixador da categoria e da Honda Junior Cup continua sendo o piloto Rafael Paschoalin.

Publicidade

Empresa segue no SuperBike Brasil, mas agora distante do grid da categoria principal. Nova estratégia mira na formação de pilotos nas categorias monomarca

Apoio a pilotos em outras competições

Entre os destaques deste ano está o projeto de intercâmbios internacionais. Pelo segundo ano a iniciativa apoia Bruno Crivilin no Mundial de Enduro. Em 2020, ele fez história ao levar o Brasil ao lugar mais alto do pódio em uma das etapas, além de trazer ao país a medalha de bronze na classe J1, para pilotos até 23 anos e com motocicleta até 250 cilindradas.

Bruno Crivilin busca mais um título inédito ao Brasil

Em 2021, Crivilin sobe para a categoria E1, com a mesma moto, a CRF 250RX. O capixaba de Aracruz continua na equipe Honda S2 Motorsport, liderada pelo italiano campeão mundial Alex Salvini.

A novidade da temporada será a estreia de Eric Granado no Espanhol de Superbike – um dos principais campeonatos do cenário da Motovelocidade. Com patrocínio da Honda Brasil, Granado competirá pela equipe Honda Laglisse acelerando a nova CBR 1000RR-R Fireblade SP, modelo previsto para ser lançado no mercado brasileiro em 2021.

Granado é novidade no grid do Espanhol de SuperBike. Além disso, seguirá como único brasileiro no Mundial de Motovelocidade, na MotoE

Patrocínios Honda

Pelo terceiro ano consecutivo, o Óleo Pro Honda será patrocinador das equipes Honda Racing. DID Correntes e Honda Seguros estarão também com todos os times oficiais. No Motocross, a Fox retorna como fornecedora dos equipamentos e a equipe segue com o apoio da Zeta. Já no Enduro e Rally o parceiro dos uniformes é a ASW. As botas serão novamente da Alpinestars.

Equipes e atletas Honda Racing Brasil 2021

MOTOVELOCIDADE
Eric Granado #51 – Campeonato Espanhol de SuperBike – CBR 1000RR-R Fireblade SP

ENDURO
Bruno Crivilin #1 – E1 e Mundial de Enduro – CRF 250RX
Vinicius Calafati #32 – E2 – CRF 450RX
Gabriel Soares #7 – EJ – CRF 450RX
Bárbara Neves #116 – EF – CRF 250F
Chefe de equipe: Felipe Zanol

RALLY
Jean Azevedo #3 – Moto 1 – CRF 450RX
Gregorio Caselani #7 – Moto 1 – CRF 450RX
Bissinho Zavatti #6 – Moto 2 – CRF 450RX
Thiago Veloso #25 – Brasil  – CRF 250F
Tiago Wernersbach #41 – Brasil  – CRF 250F
Chefe de equipe: Dário Júlio

ENDURO DE REGULARIDADE
Dário Júlio – Over 40 – CRF 250F
Thiago Veloso – Brasil – CRF 250F
Tiago Wernersbach – Brasil – CRF 250F
Gabriel Soares – Sênior – CRF 450RX
Bárbara Neves – Júnior – CRF 250F
Chefe de equipe: Dário Júlio

MOTOCROSS
Hector Assunção #30 – MX1 – CRF 450R
Jetro Salazar #60 – MX1 – CRF 450R
Leonardo Souza #45 – MX2 – CRF 250R
Henrique Henicka #75 – MX2 – CRF 250R
Chefe de equipe: Cale Neto

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza