Publicidade

Depois de trazermos os principais destaques que o financiamento de motos oferece na hora da compra, chegou a hora de mostrarmos quais as vantagens do consórcio.

Essa é uma forma cada vez mais frequente para a aquisição de motocicletas, mas que ainda deixa dúvidas quanto às suas vantagens e desvantagens. Com isso, seguimos a nossa série apresentando esse meio de aquisição, confira!

5 motivos para optar pelo consórcio de motos:

1 – Sem cobrança de juros
2 – Parcelas adequadas ao seu orçamento
3 – Chance de escolher qualquer marca ou modelo
4 – Valor e modelo sempre atualizado
5 – Poder de compra

Veja também:

Publicidade

.

1 – Sem cobrança de juros

Está aqui a principal vantagem da modalidade do consórcio sobre as opções de financiamento. Diferente da última citada, no consórcio não existe a incidência de juros sobre os pagamentos dos associados. Isso porque as parcelas pagas são alocadas em forma de uma poupança, havendo apenas a cobrança de pequenas taxas, que podem e devem ser conferidas no momento da contratação.

O único inconveniente é que do contrário do financiamento – onde uma instituição financeira coloca o dinheiro para a aquisição do bem – nesta outra modalidade é preciso aguardar ser contemplado para levar a moto para casa. É possível também dar um lance em dinheiro, mas o mais comum entre os que entram nesta opção é seguir pagando as parcelas até se ter um valor próximo da motocicleta consorciada.

.

Publicidade

2 – Parcelas adequadas ao seu orçamento

Sem a incidência de juros da modalidade do financiamento, fica mais fácil procurar opções que sejam mais flexíveis ao seu bolso. Comprar uma moto através de um consórcio pode possibilitar parcelas mais confortáveis para o pagamento.

Sempre lembrando que os valores devem caber no seu orçamento mensal. Isso porque de nada adianta não estar em dia com as contribuições de pagamento, você pode ficar de fora na hora de ser sorteado e também vai demorar mais a concluir a soma para a sua moto nova.

Consórcio

Procure optar por parcelas de consórcio que se adequem ao seu orçamento!

.

Publicidade

3 – Chance de escolher qualquer marca ou modelo

Assim como você tem a chance de escolher os valores que mais se encaixam ao seu perfil, pode-se também escolher melhor o modelo e marca de moto a ser objeto do consórcio. Como na modalidade não existe a incidência de juros, com frequência o valor de uma parcela de um modelo financiado equivale a outra de maior valor na opção consorciada.

Sim amigos, os juros para o financiamento são altos e não raro chegam a dobrar o preço do modelo ao longo das parcelas. Além disso, no consórcio o montante arrecadado das parcelas corresponde ao valor à vista do modelo que você pretende adquirir. Por isso é possível ao longo dos pagamentos mudar de modelo ou mesmo marca. Tudo depende do plano realizado no momento da contratação.

.

4 – Valor e modelo sempre atualizado

Junto a esta comodidade de maior escolha da moto a ser adquirida, uma vez feita a opção, o valor da carta de crédito sempre é atualizado pelo consórcio. Assim, mesmo que pegue a moto somente ao final dos pagamentos do plano, se tem a possibilidade de sair com um modelo zerinho.

Honda CG Titan 160

Consórcio permite que valores sejam atualizados para adquirir sempre uma moto zero km

Isso acontece porque não raro grupos de consórcio podem durar alguns anos. E nesse meio tempo o valor da motocicleta pode variar, assim como mesmo a disponibilidade do modelo no mercado. Mas você não fica na mão nesse quesito. Entretanto, fique atento aos critérios de reajustes da carta de crédito no contrato. As regras e ações variam entre as empresas administradoras.

.

5 – Poder de compra

A esta altura você já deve ter percebido que a modalidade de consórcio parece mais amigável financeiramente. No entanto, ainda existe o grande inconveniente desta forma não garantir a possibilidade de levar a moto no ato da assinatura do contrato. Mas o consórcio ainda oferece algumas possibilidades aos que precisam da moto mais rapidamente.

Existe a chance de a carta de crédito ser contemplada por sorteio ou mesmo por lance em dinheiro. Quando isso ocorre é possível realizar um negócio equivalente à compra uma à vista. Assim, o consórcio ainda dá aos envolvidos a oportunidade de uma compra mais rápida, e mais importante, sem incidência de juros!

Ficou interessado em saber mais sobre as modalidades de consórcio e financiamento para a compra da sua moto? Então siga conferindo tudo que rolou sobre o tema por aqui.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]