Publicidade

Muito sol, calor e obstáculos desafiaram os pilotos nas trilhas da 5ª etapa da Copa EFX Honda ASW de Enduro no último domingo (15) em Mogi das Cruzes (SP) . A vitória na principal categoria, a Elite, foi estrangeira, com o francês convidado especial Adrien Metge na frente, mas quem comemorou mesmo foi o segundo colocado, o mineiro Nielsen Bueno, que ainda se recupera de uma lesão no pulso, mas deu um salto na classificação e se aproximou mais do título, deixando os adversários para trás. Grande parte da prova foi realizada dentro do ASW Off Road Park, com destaque para a passagem pela pista de motocross local e as várias especiais desafiadoras até para os mais experientes. Cada uma das três voltas pelo percurso teve pouco mais de 50 quilômetros.

Convidado especial, o francês Adrien Metge venceu a 6ª etapa da Copa EFX Honda ASW de Enduro

Convidado especial, o francês Adrien Metge venceu a 6ª etapa da Copa EFX Honda ASW de Enduro

O principal concorrente de Nielsen, Rômulo Bottrel, correu com uma lesão na clavícula e, ainda assim, depois de se enroscar em um trecho difícil ficou com o quinto lugar. No mesmo ponto, Cauê Aguiar também perdeu tempo, mas conseguiu chegar em sexto. A terceira colocação ficou com Rigor Rico, que também pulou para essa posição no campeonato, e a quarta com Vinícius Calafati.

Esta foi a primeira experiência do francês em solo brasileiro. Ele se interessou pelas provas do país e fez um acordo com a equipe Honda ASW Enduro Team para disputar a etapa.

Publicidade

Nielsen Bueno já está com o título do campeonato praticamente garantido

Nielsen Bueno já está com o título do campeonato praticamente garantido

O segundo lugar de Nielsen complicou a vida dos adversários, principalmente de Rômulo Bottrel, que tinha grandes chances de conquistar o título e agora as vê um pouco mais distantes. “Vim para esta prova com um pouco menos de 30 dias de recuperação da fratura que tive na clavícula. Não estava na hora ainda de eu voltar a andar. Ainda está muito recente, mas, o Nielsen também iria correr. Ele teve uma fratura no pulso, mas iria competir e eu não podia entregar esse campeonato assim. Por isso, acabei resolvendo andar”, justificou. “Eu estava indo muito bem em relação ao resto da turma. Estava andando rápido, mas cometi um erro que foi fatal. Deixei a moto cair em um buraco e, sem chances de tirar, acabei largando a prova. Minhas chances de ser campeão agora diminuíram bastante. Foi uma bobeira minha, mas na próxima etapa vou tentar fazer minha parte”.

Cauê Aguiar foi outro que teve dificuldades neste domingo e se afastou um pouco mais da briga pelo título. O evento ainda definiu o primeiro campeão da temporada. Washington Caipira, da categoria E7, venceu a prova e conquistou o título antecipado. Na E1, Ripi Oliveira superou Ramon Sacilotti na disputa pelo primeiro lugar. Na E2, Loandro Anton ganhou dos concorrentes com cerca de 2 minutos de vantagem. Nas demais, os primeiros colocados foram: Bruno Martins (E3), André Tibyriçá (E4), Evaldo Tavares Nespoli (E5), Sandro Hoffmann (E6), Felipe Alves (E8) e Janaína Souza (Feminina). Entre os clubes, prevaleceu o desempenho dos pilotos da Gas Gas Racing Team assim como na disputa por equipes.

Publicidade

No sábado também foram realizadas três categorias para os jovens pilotos, com destaque para a nova classe monomarca XC-CRF 110F, disputada exclusivamente com o modelo da Honda. A iniciativa visa incentivar a prática do esporte entre as crianças e os pequenos mostraram que já sabem acelerar para valer. A vitória ficou com Thales Uemura, que assumiu a liderança logo no início. Kauan Rong foi o segundo colocado e Pedro Félix o terceiro. Felipe Hagio ficou com a quarta colocação e Gabriel Cabrera com a quinta. A prova contou até mesmo com uma presença feminina. A pequena Bia Fernandes acelerou ao lado dos meninos e ficou com o sexto lugar.

Agora os pilotos já visam a preparação para a grande final da competição que está marcada para o dia 20 de outubro em Poços de Caldas (MG).

Publicidade