A Honda CB 300 R da nova geração é uma moto que gostaríamos de ter no Brasil. Une o design do conceito Neo Sports Cafe a um conjunto ágil e eficiente. Pelo visto, seus atributos foram tão bem aceitos que até, digamos, inspirou as equipes de desenvolvimento de outras marcas.

Afirmamos isto diante da GK350, uma cópia da CB criada pela chinesa Shengshi. O modelo parte do japonesa adicionando alguns recursos a mais. E ainda ataca com preço interessante, custando 22.800 yuan – o equivalente a R$ 20 mil.

KG 350 é a copia chinesa honda cb 300 r

Parece uma Honda CB 300 R NSC com rodas raiadas, mas não é. Eis a GK350, uma espécie de ‘cópia melhorada’

 

Nova CB 300 R ganha clone chinês

Aliás, esta não é a primeira vez que um modelo global vira alvo de clones. Há pouco falamos aqui da cópia indiana da Himalayan, da ‘Africa Twin de R$ 23 mil’, da ‘Yamaha R6′ de apenas 35 cv e da ‘Pan America’ de 400 cilindradas. Sem falar no scooter ADV 350, apresentado ao mundo num dia e com um irmão gêmeo anunciado logo depois.

honda cb 300 r 2021

A nova CB 300R é vendida em praticamente todos os continentes, mas nunca chegou ao Brasil. Por aqui, poderia perder vendas para a CB Twister, mais acessível, a à CB 500F, mais potente

honda cb 300 r

Mas a cópia da nova CB 300 R tem algumas particularidades. Não é apenas um copia e cola, pois parece partir do modelo da Honda para criar algo minimamente novo. Assim, tem rodas raiadas e protetor no disco de freio dianteiro – tal qual alguns modelos off road.

Já este é o projeto chinês em uma imagem extraída de seus registros de patente. Ele herda linhas da Honda, mas tem melhor pacote eletrônico e é mais potente

Mas elementos como o design, linhas do tanque e traseira, farol redondo, iluminação full LED e balança não há como negar. Foram praticamente retirados da CB.

 

Uma cópia melhorada

Nem sempre uma cópia limita-se a apenas imitar sua musa inspiradora. Às vezes ela vai além, adotando novos componentes e tecnologias ausentes naquele modelo de quem recebeu traços. Aconteceu com o ‘ADV 150’ da Dayang, rolou com a GK350.

Afinal, a GK possui sistema smart key (para partida sem chave), tela TFT e botões iluminados, de alta qualidade em acabamento. Também possui sistema de monitoramento da pressão dos pneus e conectividade bluetooth, itens ausentes na Honda.

E seu motor também é mais potente. Com um cilindro, 350 cm³ e arrefecimento a líquido, entrega 39 cv e 3,3 kgf.m de potência e torque máximos. Já a CB 300 R extrai ‘apenas’ 35 cv e 2,8 kgf.m de seu motor de 286 cm³. A velocidade máxima da chinesa não foi revelada, enquanto o top speed da nova CB é de aproximadamente 150 km/h reais.

 

Cópia chinesa: Preço e mercado da nova CB 300 R

Apesar da falta de criatividade no design, a GK350 agrada pelo conjunto. Tem bons números de potência, freios ABS de dois canais, conectividade, pneus sem câmara, suspensão dianteira invertida, embreagem deslizante, escapamento com saída dupla – remetendo às MV Agusta Brutale.

honda cb 300 r 2022

Nem a CB 300 R, tampouco a chinesa GK 350 devem vir ao Brasil. Em conversão direta, preço da nova Honda chegaria perto dos R$ 30 mil

E o preço também não é um problema, equivalendo a pouco mais de R$ 20 mil. Já a nova CB 300 R sai por aproximadamente 4.950 dólares nos Estados Unidos e 5.200 euros na Europa, ou R$ 28 mil e R$ 30 mil em conversão direta.

Porém, é hora de conter a animação. Praticamente desconhecida no nosso mercado, as chances da Shengshi GK350 virem ao Brasil são praticamente remotas. Por aqui, já nos contentaríamos com a Honda, que também não deve desembarcar no país tão cedo.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.moto>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza