As luzes adaptativas – também chamadas de cornering light – ainda são pouco conhecidas no mundo das duas rodas. Elas estão presentes em motos de maior cilindrada que possuem mais tecnologia embarcada e um custo elevado, mas isso pode mudar em breve.
A startup ALLight (Always Level Light ou luzes sempre niveladas) lançou um dispositivo que pode ser instalado em qualquer motos que utilize lâmpadas nos padrões H4, H7 e H11, o que pode popularizar essa tecnologia. Ou seja, luzes adaptativas universais.
Como funciona o sistema de cornering light
As cornering light são grandes aliadas em pilotagem noturna, afinal quando inclinamos a moto em uma curva o farol inclina junto fazendo uma sombra no lado interno da curva. Essa tecnologia é composta normalmente por pequenas luzes abaixo do farol principal que se acendem conforme a inclinação da moto, ajudando assim a minimizar ou até eliminar essa parte escura.
O sistema é chamado normalmente de cornering light (luzes de curvas) ou farol/luzes adaptativas. Atualmente presente em modelos como Triumph Tiger 1200, Ducati Multistada V4s e 950 S, KTM 1290 Super Adventure, BMW 1250 GSA, Honda Africa Twin 1100 Adventure Sports dentre outras.
Luzes adaptativas em ação, observe como acendem pequenas luzes abaixo do farol principal
O sistema pode não ser tão importante até que você pilote uma moto que possua essa tecnologia. Quando ela entra em ação é possível observar a grande diferença quando o lado interno da curva (para onde você está inclinando a moto) é iluminado. Ele ajuda a identificar algum obstáculo que estaria escondido nessa parte escura, assim como melhora a visão de toda a curva.
Como funciona o novo sistema universal
A startup ALLight lançou uma solução basicamente simples e que se adapta na maior parte das motocicletas em circulação hoje em dia. O sistema é composto por um LED que gira em seu próprio eixo através de um motor elétrico que é acionado por sensores de inclinação.
Basicamente ele mantem sempre o nível do farol na horizontal independentemente da inclinação da moto. Pode ser plugado dentro do farol no lugar da lâmpada convencional, desde que essas sigam os padrões H4, H7 e H11. Sua instalação é aparentemente simples onde se retira uma lâmpada e coloca a outra no lugar.
Uma vantagem do sistema de luzes adaptativas universal é que como ele mantem o faixo de luz na horizontal, assim evita ofuscar motoristas que venham no sentido contrário. Os sistemas convencionais que vem nas motos atuais, iluminam o lado de dentro da curva, porem mantém o facho de luz inclinando com a moto oque pode vir a atrapalhar os motoristas no sentido contrário .
Veja também:
- Jaquetas com airbag: Europa estuda obrigar uso de segurança
- Tecnologia LED não é tudo igual
- Vata7 X-1: novo capacete de moto tem luzes, setas e LEDs
Quanto custa a cornering light universal
Ainda indisponível no Brasil, o dispositivo é encontrado no exterior por 150 dólares, algo em torno de R$ 780 em conversão direta. Um valor um tanto salgado para a realidade de muitos países, mas que pode compensar o investimento pela segurança.
Um item de segurança relativamente simples e fácil de se produzir, por isso as fabricantes poderiam se inspirar nesse sistema para os seus novos lançamentos em qualquer faixa de cilindrada. Quando falamos em segurança toda ajuda é bem vinda.
Se você gostou da ideia e pensa em importar esse dispositivo, lembre-se que no Brasil qualquer mudança no sistema de iluminação das motos deve passar por uma avaliação do Detran. E aí o que achou? Você usaria esse sistema na sua moto?