Publicidade

Que tal uma corrida de motos com 24h de duração? E se forem várias etapas, acelerando nos principais autódromos do mundo? Este é o Campeonato Mundial de Endurance. Suas corridas de 8 a 24 horas colocam piloto e moto numa maratona incrível! Veja as curiosidades dessas categorias e como foi a estreia da temporada de 2022.

As 24 Horas de Le mans abrem o Campeonato Mundial de Endurance

As 24 Horas de Le Mans abriram o Mundial de 2022, que realiza próxima etapa em junho. Campeonato reúne cerca de 50 equipes e mais de 200 pilotos

A história das corridas de Endurance

As provas de Endurance – corridas de resistência – existem desde a invenção dos primeiros motores à combustão, no final do século XIX. Nas primeiras corridas carros e motos disputavam velocidade entre uma cidade e outra, a exemplo dos trajetos Paris-Roen, Paris-Bourdeux e Paris-Madrid.

como surgiram as corrida de motos com 24h

Primeiras corridas de longa duração aconteciam em ruas, como no percurso de Paris a Rouen, com cerca de 150 km de extensão. Nelas, carros e motos corriam juntos

Publicidade

Porém, por conta das más condições de estrada e veículos os acidentes eram frequentes. Por isso, com o intuito de aumentar a segurança, as provas foram para circuitos fechados e separararam carros e motos. Além disso, foram estipulados tempo de duração que pudesse testar a resistência dos pilotos e a confiabilidade de suas máquinas.

 

Temporada 2022 do Mundial

Depois que houve a separação entre carros e motos, em 1922, no circuito de Vaujours próximo à capital Paris, ocorreu a Bol d’Or, a mais famosa corrida de endurance com motocicletas. Logo após outras corridas foram surgindo e consolidando a categoria.

corrida de motos 24h - boxes em le mans

Nas longas corridas de motos a movimentação nos boxes é intensa. Há paradas para reabastecimento, ajustes, trocas de pneus e revezamento de pilotos, que podem incluir até quatro competidores

Publicidade

Atualmente o Campeonato Mundial de Endurance conta com quatro etapas no ano. além da tradicional Bol d’Or, temos as 8 horas de Suzuka e dois eventos mais longos: as 24 horas de Le Mans – que abriram o campeonato no último fim de semana – e as 24 horas de Spa Francorchamps.

Veja Também: 

Corrida de motos de longa duração: como é

Na EWC (Endurance World Championship) cada equipe é composta por 3 pilotos,  que se revezam durante as 24 horas de prova. Dessa maneira, cada piloto disputa cerca de 8 horas de corrida, tendo um quarto piloto como reserva.

Publicidade

As 24 horas de Le Mans tiveram início às 10h da manhã do sábado, dia 16 de abril, e terminaram na manhã do domingo, dia 17. Sendo assim, as corridas contam com atividades diurnas e noturnas. A etapa teve a participação de mais de 50 equipes e aproximadamente 200 pilotos, divididos em duas categorias, a principal Fórmula EWC e a Superstock.

O tanque de 24 litros de combustível pode ser reabastecido durante os pitstops para trocas de pneus e ajustes mecânicos. Embora a corrida tenha sido em Le Mans, a pista utilizada foi a do Circuito Bugatti, que conta com alguns trechos do circuito tradicional e tem 4.185 metros de extensão.

Circuito Bugatti recebeu as 24 horas de Le Mans no Campeonato Mundial de Endurance

Circuito Bugatti recebeu as 24 horas de Le Mans do Campeonato Mundial de Endurance

As fabricantes presentes no campeonato são a BMW, Ducati, Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha. A pontuação no campeonato mundial de endurance varia de acordo com a duração da corrida, tendo as 24 horas como as corridas de maior pontuação.

Uma das principais característica das corridas de 24 horas, é a largada com os pilotos alinhados em pé de um lado da pista. Após dada a largada, os competidres correm para montar em suas motos e só então podem acelerar.

 

Como foi a corrida de motos em Le Mans

A primeira rodada contou com vitória da Suzuki. Os pilotos Greg Black, Sylvain Guintoli e Xavier Siméon da equipe Yoshimura Sert Motul deixaram as equipes Yart YAMAHA Official Team EWC em segundo lugar e a F.C.C TSR HONDA em terceiro. Já na categoria Supertosck os 18 Sapeurs-Pompiers CMS Motostore saíram com a vitória.

corrida de motos com 24 em le mans teve vitória da suzuki

Pilotos da Suzuki comemoram a vitória na primeira etapa do Campeonato Mundial de Endurance

Logo após as 24 horas em Le Mans, a equipe vencedora concluiu 840 voltas, o equivalente a mais de 3.500 km percorridos. Apenas 11 equipes conseguiram concluir as 24 horas de prova.

A 45° etapa de Le Mans abre o campeonato após ficar ausente nesse hiato de dois anos por conta da pandemia. O público com mais de 62 mil pessoas prestigiaram a segunda vitória consecutiva da Suzuki. O campeonato mundial de Endurance agora vai para a Bélgica nos dias 4 a 5 de Junho.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.