King of the Baggers, ou melhor, o rei das Tourings! Este é o nome do inusitado campeonato de corridas de motos custom que acontece nos Estados Unidos. Na pista, claro, os pesos pesados da Harley-Davidson e Indian. Aliás, uma competição pitoresca até mesmo na terra natal das marcas.
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King of the Baggers: corrida de motos custom
Tudo começou em outubro de 2020, durante uma etapa do principal campeonato de motovelocidade dos Estados Unidos, o MotoAmerica. Uma prova especial foi realizada com tourings da Harley-Davidson e da Indian. O circuito em questão não poderia ser melhor, Laguna Seca.
Não só a corrida surpreendeu, mas também as grandes motos que desafiavam a gravidade nas curvas sinuosas do traçado norte-americano. O sucesso foi tanto que para 2021 o King of the Baggers terá cinco provas, integrando a programação das etapas do MotoAmerica.
Calendário King of Baggers 2021
1ª etapa – Road Atlanta: 30 de abril a 2 de maio
2ª etapa – Road America: 11 a 13 de junho
3ª etapa – Laguna Seca: 9 e 10 de julho
4ª etapa – Pittsburgh: 13 a 15 de agosto
5ª etapa – Barber: 17 a 19 de setembro
O MotoAmerica disponibilizou a prova na íntegra no canal oficial da categoria no YouTube. Além disso, na terra natal das H-D e Indian, as corridas de motos custom irão contar com transmissão via tv a cabo. Um sucesso meteórico de uma categoria inusitada.
“A prova de estreia foi além do que poderíamos imaginar. O evento se tornou tão popular que precisávamos ir além. Sabemos que existem muitos fãs de touring e nossos vídeos da prova foram vistos por milhões”, disse o americano Wayne Rainey, tricampeão da MotoGP (na época 500cc) e atualmente presidente do MotoAmerica.
Indian vs Harley
Era a prova de estreia e na desafiadora Laguna Seca. Além disso, havia apenas uma Indian no grid, desafiando 11 motos desenvolvidas pela Harley-Davidson.
Mas o piloto Tyler O’Hara não se intimidou e conquistou o primeiro lugar a bordo da sua S&S Cycle Indian Challenger. Assim como seus concorrentes, o vencedor fez apenas alterações leves na sua moto.
Entre as modificações, um pontual trabalho na suspensão e no motor original, além de reforço nos freios e recuo das pedaleiras. Alforges de fibra de carbono Air Tech, assim como para-lamas e tampa do tanque também em fibra contribuem para redução de peso. Apesar disto, as motos ainda pesam mais de 270 kg – aproximadamente o dobro de uma moto ‘normal’ da motovelocidade.
Já imaginou acelerar ao máximo numa pista com uma touring destas?