Publicidade

A clássica corrida realizada na Ilha de Man, no Reino Unido, levou a vida de mais um piloto. Mark Purslow morreu após um acidente na sessão de qualificação, na noite de quarta-feira (1º), durante o clássico Tourist Trophy (TT).

Purslow fazia neste ano sua segunda participação nas corridas da Ilha, tendo anteriormente disputado as classes Supersport e Lightweight, em 2017. O britânico do País de Gales tinha 29 anos. Com essa fatalidade, surge novamente a pergunta: por que a prova é tão perigosa?

acidente fatal na ilha de man

Mark Purslow é a mais recente vítima do TT. Ilha de Man já registra mais de 250 acidentes fatais, média acima de 2/ano

Corrida TT da Ilha de Man

A Tourist Trophy da Ilha de Man (Isle of Man TT) é uma corrida de motocicleta realizada anualmente nas ruas da pequena Ilha de mesmo nome, uma comunidade autônoma situada no mar entre a Irlanda e a Grã-Bretanha. Ela acontece desde 1907 (!!) e já registrou mais de 250 acidentes fatais de moto.

Publicidade

Assim, ao longo de duas semanas – uma de treino e uma de corrida – é realizada as provas pelas vias públicas de toda localidade. Embora a velocidade e as curvas fechadas tenham se tornado um atrativo popular, também fazem da corrida uma das mais perigosas do mundo.

Desde a sua criação até o ano de 2019 houveram 258 mortes registradas de competidores, no percurso de montanha da Ilha de Man (somando-se as classes Isle of Man TT, Manx Grand Prix e Classic TT). Ou seja, média de 2,3 óbitos por ano.

Mas o ano mais mortal para o período de corrida da Ilha foi 1970, quando seis pessoas morreram durante o evento. Não à toa, o maior campeão mundial de motos, Giacomo Agostini, se articulou para a retirada do evento do calendário do Mundial de Motovelocidade, atual MotoGP.

Publicidade

Por que a corrida é tão perigosa?

As corridas acontecem em um curso de montanha de mais de 60 km, que varia do nível do mar até 396 metros de altitude. Contém nada menos que 264 curvas – todas em ruas públicas – onde as motos ultrapassam regularmente a marca dos 320 km/h.

Embora o percurso não tenha mudado desde o início da corrida, a tecnologia e as velocidades alcançadas e médias aumentaram drasticamente. O que significa que a margem de erro agora é ainda menor.

Para sair de Man semi-intacto é preciso memorizar cada detalhe de trás para frente. “Até a localização exata de uma amoreira, por exemplo, na curva perto de uma colina”, descreve Dave Roper, que em 1984 venceu na classe de motos vintage.

Publicidade

Não há cercas ou áreas de escape. Muito pelo contrário, são vários os perigos na estrada – árvores, prédios, muros de pedra antigos, até mesmo espectadores – que ficam a poucos metros de distância.

Não por acaso, de 1993 a 1999 foram listados 539 procedimentos cirúrgicos. Algumas das lesões variam desde de abrasões e lacerações (91), tendões rasgados (12), pélvis quebradas (5), mandíbulas (4), rupturas de baço (3) até amputações (4).

ilha de man muro de pedra

Um muro de pedra é apenas um dos inimigos do trajeto

Veja também:

Domingo louco na Ilha de Man!

O jornalista norte-americano, Franz Lidz, buscou na edição de 2003 do TT retratar o que acontece durante o evento. Conforme reportado, para muitos, o destaque da semana de corrida é o Mad Sunday (Domingo louco) um dia de folga.

Isso porque, a título de exemplo, apenas 400 pilotos podiam competir na edição, nos cerca de 10 eventos sancionados no TT. Mas no Mad Sunday o circuito estava aberto a todos os participantes. Vale lembrar que a Ilha de Man não tem limite de velocidade fora da área da cidade, então era a oportunidade de andar o mais rápido possível.

Onde mais no mundo você pode estar a 190 km por hora em sua moto e ser ultrapassado por um maluco e encharcado em uma Kawasaki a 220 km?”, pergunta mecânico inglês Jon Cox. “Aliás, onde mais você pode passar por um policial a 190 e sorrir?

Grande acidente durante o TT da Ilha de Man 2018 – Foto: Matt Mackey

Já segundo o veterano piloto, Thomas Montano, não precisa ser um louco para andar no Mad Sunday, embora isso certamente ajude…

Ninguém sai para a pista no Mad Sunday para se matar. No entanto, todos os anos, dezenas de pilotos gritam nas ruas, se jogam como ratos suicidas contra as paredes de pedra seca, derramam seu sangue e, ocasionalmente, morrem“.

Segundo reportado, no meio da tarde, trechos da rodovia lembravam uma selva de ferro-velho em um filme Mad Max. “Aqui, uma Ducati amassada; lá uma Triumph mutilada ou Motto Guzzi…”, descreve o jornalista.

TT da Ilha de Man 2022

Quase 20 anos depois, o nível de controle durante o evento pode até ter aumentado. No entanto, os desafios aos pilotos que encaram as provas seguem inalterados. Neste ano, o TT acontece de domingo, 29 de maio até a sexta-feira, 10 de junho. Muito mais que uma corrida ‘raiz’ estamos falando de uma prova mortal!

Calendário TT da Ilha de Man 2022

Sábado, 4 de junho – Dia de corrida 1
Domingo Louco! 5 de junho – Dia de intervalo
Segunda-feira, 6 de junho – Dia de corrida 2
Quarta-feira, 8 de junho – Dia de corrida 3
Sexta-feira, 10 de junho – Dia de corrida 4

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]