Publicidade
Foto: João Tadeu Boccoli

Foto: João Tadeu Boccoli

Com a aquisição de 100% do capital da Kasinski Fabricadora de Veículos, a CR Zongshen se posiciona entre os grandes fabricantes de motocicletas mundiais com fábrica no País.

No mercado desde maio de 2009, a CR Zongshen revoluciona o setor e torna-se a primeira fabricante de motocicletas a adquirir 100% do capital de outra fabricante. Fato único em toda a história do mercado brasileiro de motocicletas.

“Esta aquisição está contemplada no plano de US$ 80 milhões que a CR Zongshen definiu como investimento para o mercado brasileiro. Acho importante também destacar que este fato inicia um processo de consolidação do mercado em torno de empresas que são reconhecidamente fabricantes mundiais de motocicletas. Temos grande interesse nesse processo e posso afirmar que se novas e boas oportunidades surgirem a CR Zongshen está na ponta compradora”, afirma o CEO da empresa.

Publicidade

Com a aquisição da Kasinski Fabricadora de Veículos, a CR Zongshen estreia, já no segundo semestre de 2009, com uma linha composta de 16 produtos, de 110 a 650 cilindradas, todos dentro das exigências do Promot 3.

Junto com a nova linha de produtos, que começa a ser apresentada na versão 2010 agora em agosto, a CR Zongshen adquire uma nova parceria internacional, a coreana Hyosung Motorcycles. A conceituada fabricante com sede na Coréia é conhecida pela alta qualidade aplicada em toda a sua linha de produtos e continuará a ser provedora, com exclusividade no Brasil.

Com isto, todos os produtos da CR Zongshen passam a contar com tecnologia mundial, proveniente da Itália, dos Estados Unidos, da China e agora também da Coréia.

“A aquisição da Kasinski ratifica ao mercado nosso grande interesse em estabelecer base no Brasil e avançarmos como grande player do segmento das Duas Rodas. Não só para abastecer o mercado interno, mas para atender aos demais países com exportação programada para as Américas”, explica Claudio Rosa, CEO da CR Zongshen.

Publicidade

Marca reconhecida, estruturação rápida – A marca Kasinski é reconhecida pela sua trajetória de sucesso em mais de 10 anos de atuação no mercado brasileiro e possui uma linha de produtos de alta cilindrada que complementa os modelos que serão lançados em outubro pela CR Zongshen.

A boa estrutura da empresa, tanto em São Paulo (SP) quanto em Manaus (AM), é outro fator positivo. “A CR Zongshen é uma empresa nova e está ainda em fase de formação. Para nós é altamente positivo poder contar com um time de profissionais experientes como é a equipe da Kasinski”, declara Rosa Júnior.

Segundo os planos da CR Zongshen, além dos 150 funcionários atuais, mais 100 novos profissionais deverão ser agregados à nova equipe, somando 250 funcionários durante o primeiro ano de operação.

Unidade Fabril em Manaus (AM) – Com a confirmação do volume de investimentos de US$ 80 milhões a serem aplicados no mercado brasileiro, a CR Zongshen do Brasil foi inserida no grupo das grandes fabricantes mundiais de motocicletas com sede no País.

Publicidade

A partir de então, a empresa acelerou suas ações para colocar em prática um dos mais consistentes planos de atuação e de investimentos já destinados ao mercado de motocicletas nacional.

O primeiro passo foi iniciar a construção de uma unidade fabril moderna, fruto da avançada tecnologia já utilizada tanto nas fábricas da Piaggio, na Itália, quanto da Zongshen, na China. Flexibilidade e produtividade já se destacam como as principais características da nova fábrica da CR Zongshen.

Segundo o CEO da empresa, Claudio Rosa Junior, “as linhas de produção de motocicletas da Zongshen na China e da CR Zongshen aqui no Brasil são inigualáveis em termos de tecnologia. A unidade fabril de Manaus, por exemplo, está sendo montada com equipamentos que permitirão produzir vários modelos de moto ao mesmo tempo, tamanha a flexibilidade e produtividade do sistema implantado”, explica.

A capacidade instalada de produção da fábrica será de 90 mil unidades/ano, por turno. A unidade fabril também produzirá motores de popa e motores estacionários.

Complexo Industrial – A partir de 2010, a CR Zongshen deverá iniciar a construção de um complexo industrial em Manaus (AM), num terreno de 100 mil metros quadrados recém adquirido pela empresa. Localizado no Distrito II do Pólo Industrial de Manaus (AM), o terreno abrigará uma unidade fabril com capacidade instalada para produzir 180 mil unidades/ano, por turno de trabalho. Serão fabricados nesta unidade motocicletas, geradores, motores de popa e motores estacionários.

A partir do Brasil, a CR Zongshen deverá abastecer o mercado interno e também formar uma sólida base de exportação para as Américas.

Zongshen Industrie Group – O Grupo Zongshen foi fundado em 1992 e é formado por cerca de 30 empresas e subsidiárias, sendo um dos maiores grupos empresariais privados da China. Com cerca de 13 mil funcionários, o Grupo exporta seus produtos para mais de 100 países e sua estrutura de vendas cobre o mundo todo.

Em sua área de atuação se destaca a fabricação de motocicletas, caminhonetes do tipo minivan, motores de popa, equipamentos de força e motores de uso geral.

Com matriz em Chongqing, o Grupo tem unidades fabris em diversas cidades chinesas. Dentre elas, na cidade de Foshan, a Zongshen tem uma unidade fabril em joint venture com a empresa italiana Piaggio, reconhecida pela tecnologia e experiência na fabricação de motocicletas na Europa.

O Grupo Zongshen fabrica anualmente dois milhões de motocicletas, quatro milhões de motores de motocicletas, 50 mil mini vans, 100 mil motores de automóveis, além de produção própria de chassis, tanques de combustível, escapamentos e injeção própria de peças plásticas para motocicletas. Produz também cinco milhões de máquinas para diversas aplicações, como geradores, motores estacionários e motores de popa.

No campo das novas tecnologias o Grupo Zongshen desenvolveu aplicações para a célula de combustível de hidrogênio, um novo tipo de energia para automóveis e motocicletas ecologicamente corretos.

Parcerias Internacionais – Avançando no campo da transferência tecnológica, a Zongshen firmou joint venture com a italiana Piaggio para adotar a avançada tecnologia européia na construção de motores, alçando-se à importante expoente neste segmento no mercado mundial.

Outra parceria estabelecida foi com a americana Harley Davidson, referência de mais de 100 anos no segmento de Duas Rodas, atuando na fabricação de peças para exportação.

Avanço Tecnológico – Graças à implantação de novos processos e convênios com as principais universidades de pesquisa da China, a Zongshen obteve uma redução de mais de 50% do tempo de desenvolvimento de novos produtos, garantindo agilidade e eficiência no atendimento às demandas de mercado.

A Zongshen já investiu mais de 50 milhões de dólares na construção de três centros de pesquisa e mais de 30 laboratórios focados em controle de qualidade. O Grupo opera dentro dos mais rigorosos padrões técnicos mundiais, dentro de um processo que garante a inspeção nas peças vitais antes da montagem.

Com um parque industrial completo e altamente equipado, a Zongshen se destaca como uma das poucas fabricantes mundiais capacitadas a produzir internamente os componentes-chave de todos os seus produtos.

As linhas de montagem excedem até mesmo os mais altos padrões internacionais, alçando a empresa ao status de uma fábrica altamente qualificada para atender ao mercado mundial.

São linhas de montagem enxutas, altamente adaptáveis e flexíveis, dentre as mais avançadas do mundo. Conta ainda com mais de 1.000 máquinas e processos diferentes, além de cinco linhas de pintura eletrostática, assegurando a confiança e o perfeito funcionamento das peças.

Com o máximo controle da linha de montagem, o Grupo Zongshen possui fábrica própria de liga de alumínio de alta qualidade, de injeção de plásticos, assentos, soldagem, e chassi, utilizando mais de 100 robôs, com todas as linhas assistidas por computadores.